
Marcinéia Oliveira
É consultora para desenvolvimento humano nas organizações, escritora, instrutora e palestrante. Certificada para aplicação do instrumento MTBI (Myers Briggs Type Indicator) no Brasil. Pós-graduada em docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes. Especializada em Administração e Gestão de Recursos Humanos, coaching de equipes e de líderes. Profissional com mais de dez anos de experiência no desenvolvimento humano, atuando em projetos sociais e culturais. Ministrou treinamento para desenvolvimento de líderes de equipe para diversas empresas, dentre elas FUGRO, Petrobras, Oceaneering, Caterpillar, Officilab, DOF Subsea, NOrskan, NOV – National Oilwell Varco e C_INNOVATION. Autora do livro “Não atenda clientes, atenda pessoas”, também publicado pela Brasport.
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Artigo
Consultora de desenvolvimento humano lança livro sobre liderança no mercado offshore - Site GNBC: Guia de Negócios Bacia de Campos
Site Manchete Expressa: Consultora de desenvolvimento humano lança livro sobre liderança no mercado offshore
Site R7: Economia - Consultora de desenvolvimento humano lança livro sobre liderança no mercado offshoreBibliografia Em bibliografia falamos sobre livros e artigos que poderão ser importantes em seu processo de construção do conhecimento. Tanto indivíduos quanto organizações precisam iniciar e manter um processo de gestão do conhecimento. Em Tecnologia da Informação isso é ainda mais importante, por conta do ritmo acelerado em que a área evolui.
Sistema ModernoJornal O Globo, caderno Boa Chance página 2.
O Globo - Livro Não atenda clientes, atenda pessoas de Marcinéia Oliveira
Controle emocional é possível no mundo moderno?
Site FENAJ: Consultora de desenvolvimento humano lança livro sobre liderança no mercado offshore
Site Mundo do Marketing: Consultora de desenvolvimento humano lança livro sobre liderança no mercado offshore
O objetivo deste livro é proporcionar uma visão das habilidades necessárias para liderar. Com o mercado altamente competitivo e os profissionais capacitados cada vez mais escassos, é urgente desenvolver características específicas para aprender a liderar pessoas e não apenas máquinas. Permeado por sugestões de profissionais experientes, você acompanhará a história de profissionais e de Lucas, um personagem fictício, inspirado em muitos profissionais que tive o prazer de conhecer durante os treinamentos.
Ao longo da leitura, você conhecerá trajetórias de profissionais bem-sucedidos e também de chefes que não souberam se portar diante dos obstáculos impostos pelo trabalho embarcado, mas que, por fim, terminaram por aprender a importância suprema da presteza: liderar pessoas e não apenas gerenciá-las.
A partir da narrativa de histórias reais contadas neste livro, é possível notar que muitos profissionais estão se conscientizando da importância do respeito às diferenças de personalidade, raça e cultura. O setor Offshore está carente de líderes de equipe. E para liderar não basta apenas ter conhecimento técnico, é preciso saber lidar com pessoas, que, diferentemente de máquinas, têm sentimentos.
Ser bem-sucedido, liderar na era da informação, requer muito mais do que um chefe durão. O crescimento frenético do mercado obriga as pessoas a promover profissionais despreparados para cargos de chefia.
Uma boa condução de equipe também pede um bom ambiente de trabalho. A postura do chefe influi muito em situações de tensão. E o ambiente Offshore já possui desafios e situações estressantes suficientes, não sendo necessário, portanto, criar mais situações de dificuldade.
Marcinéia Oliveira
Simplicidade e pragmatismo são adjetivos marcantes que compõem este livro, que expõe brilhantemente a excelência em liderança, privilegiando o ser humano. Aliás, Marcinéia Oliveira não só é uma exímia autora com habilidade para escrever sobre gestão valorizando o ser humano, como também faz disso um estilo de vida. Criativa e obstinada, admiro seu altruísmo, com o qual é capaz de manter uma busca constante em seu trabalho por desenvolver profissionais, fazendo-os perceber aquilo que há de melhor neles. Por esta razão, considero Marcinéia uma escritora ímpar, alguém que com muita destreza traz para o papel a teoria exercitada na prática e não somente um manual de como fazer. Com ela, aprendi o que ensina este livro: liderar é inspirar e valorizar pessoas.
Edkleisson Paiva
Professor, escritor e consultor de desenvolvimento humano
Introdução
PARTE I. CONCEITOS E TEORIAS
O que significa liderança?
Principais responsabilidades de um líder
O papel do líder de equipe Offshore
“Eu quero ser um líder e não um chefe”
Liderar pessoas ou gerenciá-las?
Qual o melhor estilo para liderar?
Cresça e apareça
“Quanto mais experiência, maior o risco de se acomodar”
Demonstrar humildade é sinal de fraqueza ou virtude?
PARTE II. VALORIZE AS DIFERENÇAS
Diferentes gerações em uma mesma equipe
Comunique-se de modo eficaz
Valorize a diversidade cultural
Diferenças de personalidade
PARTE III. APRENDA A LIDERAR PESSOAS
Feedback construtivo
O poder de um elogio sincero
“Quer algo bem feito? Delegue corretamente.”
Disciplina é importante
Trabalhe em equipe e como equipe
“Chefe confiável é artigo de luxo”
PARTE IV. GESTÃO DE CONFLITOS
Fogo amigo
Conflito nas equipes
“Estou no meio de um conflito cruzado”
O mediador de conflito
A gestão eficaz de conflitos
O poder da língua
Como estabelecer prioridades na vida pessoal e profissional?
Meu plano de ação pessoal
Bibliografia
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