
André Lima-Cardoso Miceli
Mestre em Administração pelo Ibmec RJ, com MBAs em Gestão de Negócios e Marketing pela mesma instituição. Certificado no programa Advanced Executive Certificate in Management, Innovation & Technology do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Cursou o programa de Negociação da Harvard Law School. É Graduado em Tecnologia e Processamento de Dados pela PUC-Rio. Coordenador Acadêmico do MBA em Marketing e Inteligência em Negócios Digitais e do Programa C-Level em Transformação Digital da Fundação Getulio Vargas (FGV). Já ganhou mais de vinte prêmios de internet e tecnologia, incluindo o melhor aplicativo móvel desenvolvido no Brasil. Autor dos livros “Estratégia Digital: vantagens competitivas na internet” e “UML Aplicada: da teoria à implementação”. Coautor do livro “Planejamento de Marketing Digital”, atualmente em sua segunda edição e também publicado pela Brasport. É ainda fundador e Diretor Executivo da Infobase, uma das cinquenta maiores integradoras de TI do Brasil, e da agência digital IInterativa, atuando com clientes de diversos segmentos. Membro do conselho de Negócios da Agência Lupa e do conselho do Institute for Technology, Enterpreneurship and Communities (TEC). É colunista do Jornal do Brasil, do Olhar Digital, da Futurecom e da MIT Sloan Management Review Brasil. Comentarista da Rádio Jovem Pan sobre os temas tecnologia, negócios e sociedade, divide o programa Sociedade Digital aos sábados com Carlos Aros e é Host do Digital de Tudo, podcast da rádio sobre tecnologia. É mentor de startups da HackBrazil, competição promovida pela Brazil Conference, evento fruto de uma parceria entre Harvard e MIT, e mentor do LAUNCH, programa de mentoria do MIT.
Livros do Autor

Daniel O. Salvador
Especialista em Maketing Digital pela Fundação Getúlio Vargas, é publicitário graduado
pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Gerente de Marketing, é responsável pela comunicação on e off-line da Infobase, holding que contém operações nas áreas de Tecnologia da Informação, Comunicação Digital, além de abrigar diversas startups. Foi responsável pelo atendimento e planejamento de campanhas, aplicativos e sites para mais de uma dezena de fundos de pensão do Brasil. Participou da concepção do DSD, das duas edições do best-seller “Planejamento de Marketing Digital”, também publicado pela Brasport, e ajudou a construir métodos de engajamento, distribuição de investimentos em canais digitais e desenvolvimento de soluções móveis. Colunista e especialista em mídias sociais, é palestrante e um dos criadores do “Mapa Startup”, jogo de negócio que ajudou a treinar executivos nos conceitos de empreendedorismo digital. É Digital Content Manager no Institute for Technology, Enterpreneurship and Communities (TEC).
Uma das poucas obras em português sobre planejamento de marketing digital, este livro veio para romper com as antigas formas de organizar e visualizar planos estratégicos e táticos. Testado por mais de dez anos em dezenas de clientes de diversos setores, o Diagrama de Soluções Digitais (DSD), idealizado pelo Coordenador do MBA de Marketing Digital da FGV no Brasil, André L. Miceli, e o Gerente de Marketing, Daniel O. Salvador, o DSD se apresentou como um diferencial competitivo importante para as pessoas e organizações que o utilizaram.
Formado por diversas etapas que abrangem desde o planejamento estratégico até a medição dos resultados, o livro é acompanhado por diversas ferramentas práticas para auxiliar profissionais no seu cotidiano. A segunda edição de Planejamento de Marketing Digital traz novidades da metodologia e um capítulo com a participação de Kevin L. Keller:
“Minha experiência no trabalho com muitas companhias é que diagramas ajudam as pessoas. A simples construção os ajuda a entender, simplifica as tarefas, aumenta a produtividade. Se você tem uma boa representação visual, figuras e conceitos bem legais para trabalhar, vai ser eficiente. Do contrário, a ligação entre os diversos pontos representados nos esquemas estaria espalhada por todos os cantos. E com o planejamento de marketing digital não é diferente. Entenda, aprenda a usar o diagrama (DSD), tenha foco para praticar e esteja certo da importância deste recurso.” Diz o professor de Marketing da Tuck School of Business na Universidade de Dartmouth e coautor de “Administração em Marketing”, conhecida como “a Bíblia do Marketing”, junto com Philip Kotler.
Introdução
Para saber mais
1. Apresentando o Planejamento
Breve histórico da Websocial e do impacto das mídias digitais sobre as instituições
Framework ou estrutura de marketing
Planejamento de Marketing Digital
Para saber mais
2. Redes Sociais, Branding e Diagramas
Com Kevin L. Keller
Branding na era digital
Processo de gestão estratégica de marcas
Diagramas no marketing
Para saber mais
3. Planejamento Estratégico
Como o BSC funciona
Seleção dos canais
Estudo de marca
Dados para levantamento
Para saber mais
4. Planilha de Priorização de Canais
As três etapas da aplicação da planilha
Novas ferramentas
Para saber mais
5. Montagem do Plano (DSD)
O Diagrama
Desenho feito à mão
No PowerPoint
Objetos do diagrama
Intensidade
Direção
Exemplo de aplicações da seta
Plataforma principal
Ação/foco
Testado e aprovado
Notação para projeto
O DSD colou
Passo a passo
Para saber mais
6. Estudo de Caso: Business to Business (B2B)
Estudo da marca
Principais serviços
Conhecimento aplicado
Mídias pagas recomendadas para a IInterativa
Para saber mais
7. Estudo de Caso: Instituição Filantrópica
Estudo da marca
Conhecimento aplicado
Para saber mais
8. Estudo de Caso: Business to Consumer (B2C)
Estudo da marca
Conhecimento aplicado
Para saber mais
9. Invista em Métricas
Indicadores de atendimento ao cliente
Indicadores financeiros
Indicadores de recursos humanos
Indicadores de tecnologia da informação
Indicadores de marketing
Indicadores de vendas
Indicadores de conteúdo
Indicadores de mídias sociais
Definições de objetivos de marketing e estratégias
Para saber mais
10. Tendências
SMACIT: o que vem pela frente
Inteligência artificial
Bots
No futuro, Black Mirror
Últimas palavras
Checklist
Para saber mais
Referências Bibliográficas
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