
Antonio Muniz
Já inspirou mais de 30 mil pessoas em cursos de MBA, bootcamps, videoaulas, workshops, consultorias e palestras em empresas líderes de mercado, como SulAmérica, Vivo, Itaú, Oi, Furnas, Eletrobras, DHL, Banco do Brasil, Ernst & Young, Finep, Sebrae, UOL, Pagseguro, Makro, Totvs, Jucesp, Ambev Tech e Dafiti.
Como fundador e líder da Jornada Colaborativa, mobilizou milhares de coautores e novas lideranças para escrever 20 livros sobre tecnologia, desenvolvimento de software, agilidade, inovação e liderança.
Sua formação tem uma base multidisciplinar em negócios, tecnologia e liderança, com mestrado em administração no Ibmec, MBA em telecomunicações na FGV, graduação em tecnologia na Unigranrio e certificações de agilidade, Lean tecnologia, projetos, processos e serviços.
Contato: munizprofessor@gmail.

Carla Krieger
Mais de 25 anos de experiência em TI, trabalhando em cargos executivos de tecnologia por 14 anos. Experiência profissional em empresas nacionais e internacionais, liderando diversos programas de transformação digital e ágil e trabalhando com práticas híbridas e implantação de DevOps. Nominating Comittee Chair e DA Champion do PMI-Rio. Agile Coach no Hub Digital da Globo e mentora da startup Kultua.
Julieta S. Dienstmann
Atua em gerenciamento de projetos desde 2005, tendo passado pelas áreas de internet, telecom, indústria e SaaS. Já atuou como gestora de equipes e possui sólida experiência em gerenciamento de projetos de produtos e TI. Atuando em agilidade desde 2016, recentemente está no PMO da Resultados Digitais trabalhando com gestão ágil de projetos, governança e portfólio. É voluntária em eventos e instituições como: PMI/SC, rede Elas Projetam, que promove mulheres neste mercado de trabalho, e edição Floripa do Agile Trends.
Rodolfo Colares
Procurando sempre uma melhor forma para realizar seu trabalho de forma colaborativa, busca meios para fomentar a comunicação entre pessoas e estimular a cooperação e o espírito de equipe. Com isso, direcionou sua carreira para o contato direto com pessoas, começando com administração, marketing e então caindo para a área de produto. Aspirante a evangelizador de qualidade de software e cultura DevOps em times ágeis.
Contatos: rodolfo.fcolares@gmail.com

Tatiana Feitosa
Fundadora da Set Consultoria. Responsável pelo Global Business Agility Institute no Brasil. Foi diretora de transformação digital da everis Consulting em 2018 e 2019, sendo responsável pela estruturação e liderança do Agile Center of Excelence da everis Brasil e pela liderança da transformação digital nos clientes everis. Na IBM, como responsável pelo Agile Center of Execelence na América Latina, liderou e estruturou a transformação interna da IBM e em clientes até 2017. Palestrante e protagonista da “mudança” do movimento de agilidade da operação para a dimensão estratégica dentro das organizações. Também é membro do comitê de Transformação Digital da iniciativa “Mulheres Brasileiras”. Palestrante de “Women in Data Science”, vinculado à Stanford University.Jornada Business Agility: Entenda como a agilidade nos negócios colabora para adaptabilidade contínua e resultados de valor aos clientes
- Escrita colaborativa por 48 pessoas com grande atuação no mercado, compartilhando experiências e casos reais
- Conteúdo revisado por 16 executivos com vivência em transformação de negócios diversificados
Por que o sucesso das organizações não garante sucesso futuro? Como convencer executivos a mudar estratégias quando há resultados satisfatórios no presente? Qual a importância da agilidade nos negócios no mundo acelerado em que vivemos? Por que os métodos ágeis nem sempre entregam os benefícios prometidos? Qual o papel da alta administração e dos times para o sucesso da agilidade organizacional?
A Jornada Business Agility fortalece o potencial das pessoas para adaptação contínua e habilita a entrega de valor aos clientes.
A Jornada Colaborativa é uma comunidade apaixonada por pessoas e tecnologia que escreve livros unindo experiências diversificadas dos coautores e curadoria dos organizadores selecionados para manter o alto padrão de qualidade.
Os royalties dos livros ficam reservados com a editora para ajudar na compra dos exemplares que usamos no Summit Jornada Colaborativa e a receita é doada para instituições carentes (doamos R$ 125 mil para 10 instituições em 2019 e 2020).
Parabenizamos a dedicação dos organizadores e coautores para concretizar esta obra e agradecemos às organizações que apoiam o Summit Jornada Colaborativa para transformar cada vez mais vidas.
Antonio Muniz
Fundador da Jornada Colaborativa e JornadaCast
Carla Krieger
Líder do time organizador e curadoria
Coautores:
Alexandre Cezilla
Alexandre Conceição
Ana Cláudia Rodrigues
Antonio Muniz
Arlete Lemos de Vasconcelos
Atila Belloquim
Bruno Camargo
Carla Krieger
Felipe Oliveira
Flavia Lins
Gabriel de Oliveira
Guayçara G. Gonçalves
Guilherme Santos
Henrique C. Mariano
Hermann Rego
Isabela Gayno
Jacqueline Viana
Jennifer de Sousa Freitas
Joaquim Torres
Julieta S. Dienstmann
Júnior Rodrigues
Kelly Caldas
Leonardo Menezes
Luciana Sales
Marcelo Fernandez Piñeiro
Maria Heloiza Rodrigues Magrin
Maurício Corrêa
Mayra Augusto Santos
Natália Manha
Paulo Boccaletti
Paulo Marcelo
Paulo Vitor Soares de Oliveira
Raphael Boldrini
Renato Batista
Roberta Kühleis
Roberto Argento
Rodolfo Colares
Rodrigo Monteiro Ferreira
Samantha de Oliveira Fernandes
Samyr Feres Sada
Simone Pittner
Sonia Lopes
Tatiana Feitosa
Thayna Mesquita de Sousa
Thiago Fernandes V. de Oliveira
Vanessa Gonçalves
Werther Krause
Wesley Soares de Oliveira
Executivos revisores:
Alexandre Cezilla
Alexandre Conceição
Ana Cláudia Rodrigues
Ana Costa
Analia Irigoyen
Cezar Taurion
Cristiano Barbieri
Joaquim Torres
Jorge Cordenonsi
Marcelo Fernandez Piñeiro
Paulo Marcelo
Renato Batista
Simone Pittner
Victor Arnaud
Walther Krause
Werther Krause
PARTE I. ENTENDENDO A AGILIDADE DE NEGÓCIOS
1. Contexto da era digital (Alexandre Conceição)
A amplificação da voz do consumidor
Centrado no cliente
2. Contexto da agilidade (Samyr Feres Sada)
3. O que as empresas entendem por business agility e motivadores para adoção (Jacqueline Viana/Kelly Caldas/Flavia Lins)
Motivação para business agility
Definição de business agility
Fundamento do business agility
O que as empresas entendem por business agility
4. Os domínios de business agility (Tatiana Feitosa/Paulo Boccaletti)
Dimensão/domínio: cliente
Dimensão: relacionamento
Dimensão: liderança
Dimensão: indivíduos
Dimensão: operações
5. A história da agilidade, como tudo começou (Guilherme Santos)
A agilidade
6. O papel do CEO na jornada digital (Júnior Rodrigues/Hermann Rego/Raphael Boldrini)
No centro dos nossos problemas estamos nós!
A contratação de um CEO de forma ágil
7. Agilidade e visão holística: estratégia, arquitetura e cultura (Atila Belloquim)
Estratégia
Arquitetura corporativa
8. Aspectos culturais e políticos da adoção de business agility (Atila Belloquim)
Cultura organizacional intencional e relações de poder
Cultura e poder
PARTE II. A JORNADA PARA A AGILIDADE ORGANIZACIONAL
9. Medindo o estado atual – Assessment (Hermann Rego)
Variações no mercado
Continuidade
10. Definindo a cadeia de valor do negócio (Flavia Lins/Leonardo Menezes)
Introdução
Conceito de cadeia de valor
Problemas no uso do mapeamento da cadeia de valor
Mapeamento da cadeia de valor e mudanças estratégicas
Cadeia de valor e a necessidade de inovação
11. Estabelecendo uma visão única (Maria Heloiza Rodrigues Magrin)
12. Preparando a organização (Carla Krieger)
Faça uma avaliação de maturidade da organização
Defina papéis e responsabilidades
Reconheça os líderes informais autênticos
Capacite os líderes e executivos
Defina um plano de adoção incremental
Capacite os times
Tenha um profissional experiente apoiando
Pense na governança desde o começo da jornada
13. Lidando com as restrições (Felipe Oliveira)
A busca incessante por eficiência
Os pressupostos sobre sistemas e pessoas
Cinco passos para lidar com restrições
14. Entendendo os anticorpos organizacionais (Werther Krause)
O desafio da transformação
Expressões racionais matadoras de transformação
Por que os anticorpos corporativos combatem os programas de transformação
Compreendendo os anticorpos corporativos, seus pensamentos e perspectivas
Impedimentos do avanço da cultura ágil
Como lidar com os anticorpos corporativos
15. Agilidade em escala (Guilherme Santos)
O impacto de um mercado repleto de incertezas
Como escalar
Os primeiros passos da escalada
Utilize métricas de valor para construção da escalada
Métricas corporativas no apoio da escalada
Construção da taxonomia – Visão programa
Facilitação e escritório de agilidade
PARTE III. GESTÃO DE MUDANÇAS
16. Como lidamos com a mudança (Jennifer Sousa/Guayçara G. Gonçalves/Luciana Sales)
17. Resistência à mudança (Sonia Lopes)
18. Criando poderosas alianças (Isabela Gayno)
1. Crie um grupo de trabalho
2. Tenha uma meta pela existência da aliança
3. Tenha parceiros com credibilidade
4. Identifique benefícios mútuos para membros da aliança
5. Execute a estratégia
19. A ordem das ações é um fator importante (Samantha de Oliveira Fernandes)
Modelo de influência da McKinsey
Oito passos de Kotter
Modelo ADKAR®
Lean Change Management
PARTE IV. APOIANDO AS PESSOAS NO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO
20. Características do mindset da nova geração de líderes (Vanessa Gonçalves)
O “boom” tecnológico
Inovação: você está pronto para viver em constante mudança?
As características do líder na era do business agility: novas habilidades que aumentam a capacidade de gerar resultados exponenciais
21. Por que é importante ter confiança (Arlete Franca Lemos de Vasconcellos)
22. Engajando pessoas (Gabriel de Oliveira/Mayra Augusto Santos)
23. Estimulando o aprendizado contínuo e sistêmico (Maurício Corrêa)
24. Estamos preparados para receber autonomia? (Thayna Mesquita de Sousa)
PARTE V. TECNOLOGIA ALAVANCANDO O PROCESSO
25. Tecnologias disruptivas alavancando a velocidade nas empresas (Henrique C. Mariano)
O que não é tecnologia disruptiva
Aplicação em diferentes tipos de empresas
Exemplos práticos de tecnologias disruptivas
Futuro e tendências
26. A importância do DevOps e do BizDevOps para o business agility (Carla Krieger)
27. A engenharia de confiabilidade (SRE) impulsionando o business agility (Thiago Fernandes Vieira de Oliveira)
A engenharia de confiabilidade e o business agility
A expectativa da confiabilidade
A resiliência como subsistência de negócios
28. Outras tecnologias (Paulo Vitor Soares de Oliveira/Wesley Soares de Oliveira)
Data lake
Chatbots
29. A transformação da TI (Rodolfo Colares)
PARTE VI. COLETANDO RESULTADOS
30. Como saber se estamos no caminho certo? (Rodrigo Monteiro Ferreira)
31. Melhoria contínua e a adaptação das ferramentas ao negócio (Roberta Kühleis)
Melhoria contínua nas organizações
32. A entrega de valor (Carla Krieger)
PARTE VII. LIDERANDO A JORNADA – CASOS PRÁTICOS DE AGILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES
33. Diversificando e digitalizando um portfólio de produtos – um estudo de caso da Gympass (Joaquim Torres)
Visão do produto
Novo empreendimento
COVID-19
Gympass Wellness, o primeiro produto digital
Live Classes, o segundo produto digital
Personal trainers, o terceiro produto digital
Resumo
34. Três etapas para aumentar o engajamento na implementação do business agility (Alexandre Cezilla)
Despertar
Entender
Escalar
35. Case Jornada Ágil – Solutis (Paulo Marcelo)
Maturidade ágil e sustentabilidade da excelência
Estúdio de desenvolvimento ágil: foco em pessoas
Os pilares do ágil
36. Live50CIOs (Renato Batista)
37. Case estratégia de transformação digital de Furnas (Ana Cláudia Rodrigues da Silva Quirino/Marcelo Fernandez Piñeiro)
Envolver TODOS na transformação
Conquistar por meio de entregas rápidas e de valor
Potencializar a execução e experimentação
Focar na necessidade do cliente
Fundamentos da transformação digital de Furnas
O que é um Centro de Excelência em uma organização
Excelência em agilidade
Case GFT Brasil
39. Turn point digital e mindset do susto (Simone Pittner)
40. Já tenho times ágeis e lancei o primeiro trem. E agora? (Roberto Argento)
41. Do propósito ao backlog (Tatiana Feitosa)
42. Transformação digital: estratégias e seus fundamentos (Ana Cláudia Rodrigues da Silva Quirino/Marcelo Fernandez Piñeiro)
43. Agilidade no backoffice (Natália Manha)
44. A transformação digital em grandes organizações (Bruno Camargo)
45. Da teoria à prática: aplicando BDD para redução de lead time (Rodrigo Monteiro Ferreira)
Referências
Dedicatória e agradecimentos
Sobre os organizadores e coautores
Executivos revisores
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