Jornada Business Agility

978-65-88431-17-7
De: R$90,00  
Por: R$63,00
Bônus: R$27,00 (30%)
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Antonio Muniz

Já inspirou mais de 30 mil pessoas em cursos de MBA, bootcamps, videoaulas, workshops, consultorias e palestras em empresas líderes de mercado, como SulAmérica, Vivo, Itaú, Oi, Furnas, Eletrobras, DHL, Banco do Brasil, Ernst & Young, Finep, Sebrae, UOL, Pagseguro, Makro, Totvs, Jucesp, Ambev Tech e Dafiti.

Como fundador e líder da Jornada Colaborativa, mobilizou milhares de coautores e novas lideranças para escrever 20 livros sobre tecnologia, desenvolvimento de software, agilidade, inovação e liderança.

Sua formação tem uma base multidisciplinar em negócios, tecnologia e liderança, com mestrado em administração no Ibmec, MBA em telecomunicações na FGV, graduação em tecnologia na Unigranrio e certificações de agilidade, Lean tecnologia, projetos, processos e serviços.

Contato: [email protected]com

Siga o autor

Carla Krieger

Mais de 25 anos de experiência em TI, trabalhando em cargos executivos de tecnologia por 14 anos. Experiência profissional em empresas nacionais e internacionais, liderando diversos programas de transformação digital e ágil e trabalhando com práticas híbridas e implantação de DevOpsNominating Comittee Chair DA Champion do PMI-Rio. Agile Coach no Hub Digital da Globo e mentora da startup Kultua.

Julieta S. Dienstmann

Atua em gerenciamento de projetos desde 2005, tendo passado pelas áreas de internet, telecom, indústria e SaaS. Já atuou como gestora de equipes e possui sólida experiência em gerenciamento de projetos de produtos e TI. Atuando em agilidade desde 2016, recentemente está no PMO da Resultados Digitais trabalhando com gestão ágil de projetos, governança e portfólio. É voluntária em eventos e instituições como: PMI/SC, rede Elas Projetam, que promove mulheres neste mercado de trabalho, e edição Floripa do Agile Trends.

Rodolfo Colares

Procurando sempre uma melhor forma para realizar seu trabalho de forma colaborativa, busca meios para fomentar a comunicação entre pessoas e estimular a cooperação e o espírito de equipe. Com isso, direcionou sua carreira para o contato direto com pessoas, começando com administração, marketing e então caindo para a área de produto. Aspirante a evangelizador de qualidade de software e cultura DevOps em times ágeis.


Contatos: [email protected]

Tatiana Feitosa

Fundadora da Set Consultoria. Responsável pelo Global Business Agility Institute no Brasil. Foi diretora de transformação digital da everis Consulting em 2018 e 2019, sendo responsável pela estruturação e liderança do Agile Center of Excelence da everis Brasil e pela liderança da transformação digital nos clientes everis. Na IBM, como responsável pelo Agile Center of Execelence na América Latina, liderou e estruturou a transformação interna da IBM e em clientes até 2017. Palestrante e protagonista da “mudança” do movimento de agilidade da operação para a dimensão estratégica dentro das organizações. Também é membro do comitê de Transformação Digital da iniciativa “Mulheres Brasileiras”. Palestrante de “Women in Data Science”, vinculado à Stanford University.

Jornada Business Agility: Entenda como a agilidade nos negócios colabora para adaptabilidade contínua e resultados de valor aos clientes

- Escrita colaborativa por 48 pessoas com grande atuação no mercado, compartilhando experiências e casos reais

- Conteúdo revisado por 16 executivos com vivência em transformação de negócios diversificados

Por que o sucesso das organizações não garante sucesso futuro? Como convencer executivos a mudar estratégias quando há resultados satisfatórios no presente? Qual a importância da agilidade nos negócios no mundo acelerado em que vivemos? Por que os métodos ágeis nem sempre entregam os benefícios prometidos? Qual o papel da alta administração e dos times para o sucesso da agilidade organizacional?

A Jornada Business Agility fortalece o potencial das pessoas para adaptação contínua e habilita a entrega de valor aos clientes.

A Jornada Colaborativa é uma comunidade apaixonada por pessoas e tecnologia que escreve livros unindo experiências diversificadas dos coautores e curadoria dos organizadores selecionados para manter o alto padrão de qualidade.

Os royalties dos livros ficam reservados com a editora para ajudar na compra dos exemplares que usamos no Summit Jornada Colaborativa e a receita é doada para instituições carentes (doamos R$ 125 mil para 10 instituições em 2019 e 2020).

Parabenizamos a dedicação dos organizadores e coautores para concretizar esta obra e agradecemos às organizações que apoiam o Summit Jornada Colaborativa para transformar cada vez mais vidas.

Antonio Muniz

Fundador da Jornada Colaborativa e JornadaCast

Carla Krieger

Líder do time organizador e curadoria

Coautores:

Alexandre Cezilla

Alexandre Conceição

Ana Cláudia Rodrigues

Antonio Muniz

Arlete Lemos de Vasconcelos

Atila Belloquim

Bruno Camargo

Carla Krieger

Felipe Oliveira

Flavia Lins

Gabriel de Oliveira

Guayçara G. Gonçalves

Guilherme Santos

Henrique C. Mariano

Hermann Rego

Isabela Gayno

Jacqueline Viana

Jennifer de Sousa Freitas

Joaquim Torres

Julieta S. Dienstmann

Júnior Rodrigues

Kelly Caldas

Leonardo Menezes

Luciana Sales

Marcelo Fernandez Piñeiro

Maria Heloiza Rodrigues Magrin

Maurício Corrêa

Mayra Augusto Santos

Natália Manha

Paulo Boccaletti

Paulo Marcelo

Paulo Vitor Soares de Oliveira

Raphael Boldrini

Renato Batista

Roberta Kühleis

Roberto Argento

Rodolfo Colares

Rodrigo Monteiro Ferreira

Samantha de Oliveira Fernandes

Samyr Feres Sada

Simone Pittner

Sonia Lopes

Tatiana Feitosa

Thayna Mesquita de Sousa

Thiago Fernandes V. de Oliveira

Vanessa Gonçalves

Werther Krause

Wesley Soares de Oliveira

 

Executivos revisores:

Alexandre Cezilla

Alexandre Conceição

Ana Cláudia Rodrigues

Ana Costa

Analia Irigoyen

Cezar Taurion

Cristiano Barbieri

Joaquim Torres

Jorge Cordenonsi

Marcelo Fernandez Piñeiro

Paulo Marcelo

Renato Batista

Simone Pittner

Victor Arnaud

Walther Krause

Werther Krause

PARTE I. ENTENDENDO A AGILIDADE DE NEGÓCIOS

1. Contexto da era digital (Alexandre Conceição)

A amplificação da voz do consumidor

O avanço nas comunicações
As redes sociais
Por que amplificação da voz?

Centrado no cliente

2. Contexto da agilidade (Samyr Feres Sada)

3. O que as empresas entendem por business agility e motivadores para adoção (Jacqueline Viana/Kelly Caldas/Flavia Lins)

Motivação para business agility

Definição de business agility

Fundamento do business agility

O que as empresas entendem por business agility

4. Os domínios de business agility (Tatiana Feitosa/Paulo Boccaletti)

Dimensão/domínio: cliente

Dimensão: relacionamento

Domínio: comitê de direção (board)
Domínio: parceiros (partners)
Domínio: força de trabalho (workforce)

Dimensão: liderança

Domínio: agilidade estratégica (strategic agility)
Domínio: time único (one team)
Domínio: gestão de pessoas (people management)

Dimensão: indivíduos

Domínio: excelência técnica (craft excellence)
Domínio: mentalidade de crescimento (growth mindset)
Domínio: responsabilidade e propriedade (ownership & accountability)

Dimensão: operações

Domínio: estrutura ágil (structural agility)
Domínio: processo ágil (process agility)
Domínio: empresa ágil (enterprise agility)

5. A história da agilidade, como tudo começou (Guilherme Santos)

A agilidade

6. O papel do CEO na jornada digital (Júnior Rodrigues/Hermann Rego/Raphael Boldrini)

No centro dos nossos problemas estamos nós!

A contratação de um CEO de forma ágil

7. Agilidade e visão holística: estratégia, arquitetura e cultura (Atila Belloquim)

Estratégia

Arquitetura corporativa

8. Aspectos culturais e políticos da adoção de business agility (Atila Belloquim)

Cultura organizacional intencional e relações de poder

Cultura e poder

PARTE II. A JORNADA PARA A AGILIDADE ORGANIZACIONAL

9. Medindo o estado atual – Assessment (Hermann Rego)

Variações no mercado

Continuidade

10. Definindo a cadeia de valor do negócio (Flavia Lins/Leonardo Menezes)

Introdução

Conceito de cadeia de valor

Problemas no uso do mapeamento da cadeia de valor

Mapeamento da cadeia de valor e mudanças estratégicas

Cadeia de valor e a necessidade de inovação

11. Estabelecendo uma visão única (Maria Heloiza Rodrigues Magrin)

12. Preparando a organização (Carla Krieger)

Faça uma avaliação de maturidade da organização

Defina papéis e responsabilidades

Reconheça os líderes informais autênticos

Capacite os líderes e executivos

Defina um plano de adoção incremental

Capacite os times

Tenha um profissional experiente apoiando

Pense na governança desde o começo da jornada

13. Lidando com as restrições (Felipe Oliveira)

A busca incessante por eficiência

Os pressupostos sobre sistemas e pessoas

Balancear a capacidade com a demanda
A produtividade de uma pessoa depende do seu potencial
Utilização e ativação para pessoas é a mesma coisa

Cinco passos para lidar com restrições

1. Identifique a restrição
2. Explore a restrição
3. Submeta o sistema à restrição
4. Eleve a restrição
5. Retorne ao passo 1 para impedir a inércia
O que TOC (teoria das restrições) tem a ver com business agility?

14. Entendendo os anticorpos organizacionais (Werther Krause)

O desafio da transformação

Expressões racionais matadoras de transformação

Por que os anticorpos corporativos combatem os programas de transformação

Compreendendo os anticorpos corporativos, seus pensamentos e perspectivas

Impedimentos do avanço da cultura ágil

Como lidar com os anticorpos corporativos

15. Agilidade em escala (Guilherme Santos)

O impacto de um mercado repleto de incertezas

Como escalar

Os primeiros passos da escalada

Utilize métricas de valor para construção da escalada

Métricas corporativas no apoio da escalada

Construção da taxonomia – Visão programa

Facilitação e escritório de agilidade

PARTE III. GESTÃO DE MUDANÇAS

16. Como lidamos com a mudança (Jennifer Sousa/Guayçara G. Gonçalves/Luciana Sales)

17. Resistência à mudança (Sonia Lopes)

18. Criando poderosas alianças (Isabela Gayno)

1. Crie um grupo de trabalho

2. Tenha uma meta pela existência da aliança

3. Tenha parceiros com credibilidade

4. Identifique benefícios mútuos para membros da aliança

5. Execute a estratégia

19. A ordem das ações é um fator importante (Samantha de Oliveira Fernandes)

Modelo de influência da McKinsey

Oito passos de Kotter

Modelo ADKAR®

Lean Change Management

PARTE IV. APOIANDO AS PESSOAS NO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO

20. Características do mindset da nova geração de líderes (Vanessa Gonçalves)

O “boom” tecnológico

Inovação: você está pronto para viver em constante mudança?

As características do líder na era do business agility: novas habilidades que aumentam a capacidade de gerar resultados exponenciais

Desenvolvimento de um mindset ágil
Construa empatia
Delegue resultados

21. Por que é importante ter confiança (Arlete Franca Lemos de Vasconcellos)

22. Engajando pessoas (Gabriel de Oliveira/Mayra Augusto Santos)

23. Estimulando o aprendizado contínuo e sistêmico (Maurício Corrêa)

24. Estamos preparados para receber autonomia? (Thayna Mesquita de Sousa)

PARTE V. TECNOLOGIA ALAVANCANDO O PROCESSO

25. Tecnologias disruptivas alavancando a velocidade nas empresas (Henrique C. Mariano)

O que não é tecnologia disruptiva

Aplicação em diferentes tipos de empresas

Exemplos práticos de tecnologias disruptivas

Futuro e tendências

26. A importância do DevOps e do BizDevOps para o business agility (Carla Krieger)

27. A engenharia de confiabilidade (SRE) impulsionando o business agility (Thiago Fernandes Vieira de Oliveira)

A engenharia de confiabilidade e o business agility

A expectativa da confiabilidade

A resiliência como subsistência de negócios

28. Outras tecnologias (Paulo Vitor Soares de Oliveira/Wesley Soares de Oliveira)

Data lake

Chatbots

O que são chatbots?
Como funciona um chatbot?
Chatbots irão acabar com o atendimento humano?
Exemplos de chatbots

29. A transformação da TI (Rodolfo Colares)

PARTE VI. COLETANDO RESULTADOS

30. Como saber se estamos no caminho certo? (Rodrigo Monteiro Ferreira)

31. Melhoria contínua e a adaptação das ferramentas ao negócio (Roberta Kühleis)

Melhoria contínua nas organizações

32. A entrega de valor (Carla Krieger)

PARTE VII. LIDERANDO A JORNADA – CASOS PRÁTICOS DE AGILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES

33. Diversificando e digitalizando um portfólio de produtos – um estudo de caso da Gympass (Joaquim Torres)

Visão do produto

Novo empreendimento

COVID-19

Gympass Wellness, o primeiro produto digital

Live Classes, o segundo produto digital

Personal trainers, o terceiro produto digital

Resumo

34. Três etapas para aumentar o engajamento na implementação do business agility (Alexandre Cezilla)

Despertar

Entender

Escalar

35. Case Jornada Ágil – Solutis (Paulo Marcelo)

Maturidade ágil e sustentabilidade da excelência

Estúdio de desenvolvimento ágil: foco em pessoas

Os pilares do ágil

Equipes autogerenciáveis
Processos bem definidos
Automação
Inovação

36. Live50CIOs (Renato Batista)

37. Case estratégia de transformação digital de Furnas (Ana Cláudia Rodrigues da Silva Quirino/Marcelo Fernandez Piñeiro)

Envolver TODOS na transformação

Conquistar por meio de entregas rápidas e de valor

Potencializar a execução e experimentação

Focar na necessidade do cliente

Fundamentos da transformação digital de Furnas

Destreza digital
Data & analytics
Fundações digitais
38. Práticas de agilidade em uma consultoria multinacional através de um Centro de Excelência Lean Agile (Simone Pittner)

O que é um Centro de Excelência em uma organização

Excelência em agilidade

Case GFT Brasil

39. Turn point digital e mindset do susto (Simone Pittner)

40. Já tenho times ágeis e lancei o primeiro trem. E agora? (Roberto Argento)

41. Do propósito ao backlog (Tatiana Feitosa)

42. Transformação digital: estratégias e seus fundamentos (Ana Cláudia Rodrigues da Silva Quirino/Marcelo Fernandez Piñeiro)

43. Agilidade no backoffice (Natália Manha)

44. A transformação digital em grandes organizações (Bruno Camargo)

45. Da teoria à prática: aplicando BDD para redução de lead time (Rodrigo Monteiro Ferreira)

Referências

Dedicatória e agradecimentos

Sobre os organizadores e coautores

Executivos revisores

ISBN:
9786588431177
Edição:
1
Páginas:
288
Largura:
17
Comprimento:
24
Lombada:
1.5
Volume:
612
Lançamento:
24/03/2021
Situação:
Lançamento
Idioma:
Português
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