
Ricardo Viana Vargas
Especialista em gerenciamento de projetos e implementação de estratégias. Nos últimos 20 anos, foi responsável por mais de 80 projetos de grande porte em diversos países, nas áreas de petróleo, energia, infraestrutura, telecomunicações, informática e finanças, com um portfólio de investimentos gerenciado superior a 20 bilhões de dólares.
Ele é atualmente Diretor Executivo da BrightlineTM Initiative, uma coalizão de líderes globais dos setores empresarial, governamental e sem fins lucrativos dedicada a ajudar as organizações a superar a lacuna entre o desenvolvimento e a implementação da estratégia.
Entre 2012 e 2016, Ricardo foi o primeiro diretor mundial do Grupo de Infraestrutura e Projetos do Escritório de Serviços de Projetos das Nações Unidas (UNOPS) em Copenhagen, na Dinamarca.
Foi o primeiro voluntário da América Latina a ser eleito para exercer a função de presidente do conselho diretor (Chairman) do Project Management Institute, maior organização do mundo voltada para a administração de projetos, com cerca de 2,9 milhões de membros e profissionais certificados.
É autor de quinze livros sobre gerenciamento de projetos e apresentador de um dos mais relevantes podcasts na área, o 5 Minutes PM Podcast, com episódios já ouvidos mais de 4 milhões de vezes.
Twitter: @rvvargas
LinkedIn: linkedin.com/in/ricardovargas
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VÍDEOS
PARTE 3/3 - Entrevista Construindo Resultados com Gerenciamento de Projetos
Parte final da entrevista concedida por Ricardo Vargas para a Microsoft. Nela o especialista discute os principais temas relacionados ao gerenciamento de projetos no Brasil e no mundo. PARTE 3 DE 3. Esta entrevista está disponível também em inglês. This interview is also available in English.Parte 1 - Elaboração Fluxo PMBOK 4a Ed Portugues
PARTE 2/3 - Entrevista Construindo Resultados com
Continuação da entrevista concedida por Ricardo Vargas para a Microsoft. Nela o especialista discute os principais temas relacionados ao gerenciamento de projetos no Brasil e no mundo. PARTE 2 DE 3.Parte 2 - Elaboração Fluxo PMBOK 4a Ed Portugues
PARTE 1/3 - Entrevista Construindo Resultados com Gerenciamento de Projetos
Entrevista concedida por Ricardo Vargas para a Microsoft. Nela o especialista discute os principais temas relacionados ao gerenciamento de projetos no Brasil e no mundo. PARTE 1 DE 3. -
Podcast
In this podcast Ricardo talks about the disaster that happened in Haiti on January 12, 2010, making a reflection about the facts using the Project Management perspective and how coordinated activities promoted by PM practices can bring agility to the recovery. He also approaches the PMI Methodology for Post Disaster Reconstruction, provided by PMI Educational Foundation, available at http://www.pmi.org/pmief/humanitarian/PDRM.asp.
Tragedy in Haiti: It is Time to Think in PM for Post Disaster RecoveryDirectly from Paris, France, Ricardo talks in this podcast about the most important characteristics of project management for the development of luxury goods, where criteria like speed and cost reduction are revisited and re-contextualized to reach a market that is driven by other assumptions. He focus on the image construction and exclusivity as essential peculiarity of the functional scope (requirement) of this kind of product. A brand new dimension of the very popular triple restriction (PCT – Performance – Cost – Time).
Directly from Paris: The Secret of Project Management for Luxury GoodsNeste episódio, Ricardo fala sobre sete princípios no engajamento das partes interessadas que irão lhe ajudar a entender melhor a dinâmica dessa relação e a conduzir mais facilmente seu projeto ao sucesso.
7 Princípios do Engajamento das Partes InteressadasNeste episódio, Ricardo faz uma retrospectiva de 2015 em projetos. Ele enfatiza como a nossa percepção de risco poder mudar durante um cenário de volatilidade. E dá dicas de como podemos mudar o olhar para um projeto em crise e buscar ações.
Retrospectiva 2015 -
Slide
In this presentation, Ricardo explains what is portfolio management, and shows the benefits of a portfolio.
Portfolio Management – Basic Concepts
Livros do Autor

Allan Christian Rocha
Dedica-se há 14 anos à gestão de projetos com base na solução PPM (Project & Portfolio Management) da Microsoft. Aos 21 anos fundou sua própria empresa, especializada em implantações de escritórios de projetos em gestão de portfólio. Após a fusão com a Belo Horizonte Sistemas (BHS), tornou-se o Diretor de Consultoria. Trabalhou com as maiores empresas do Brasil e dos Estados Unidos nos setores automotivo, farmacêutico, aviação, óleo e gás e construção. Foi nomeado pela Microsoft, em 2010, Project Most Valuable Professional (MVP), em reconhecimento à sua liderança na divulgação do Microsoft Project, e mantém o título desde então. É fundador dos blogs mundoEPM.com.br e ppm4all.com, referências sobre o Microsoft Project e Power BI. Criador e difusor da metodologia de implementação “Gerir com Paixão”, que otimiza a gestão dos recursos e portfólio de projetos de inúmeras empresas no Brasil, nos Estados Unidos, na Alemanha e na Dinamarca. Vive hoje na Dinamarca, onde lidera uma equipe de alta performance sempre em busca de novos desafios.
Inclui cartão com código de acesso à área do leitor
COMO TRANSFORMAR EM SUCESSO SEUS PROJETOS UTILIZANDO O MICROSOFT PROJECT 2016
O livro contém:
• A novidade Ações Rápidas com Recurso Diga-me
• Como iniciar e planejar um projeto no Project 2016
• Utilização de modelos de projetos online do Office.com
• Instalação e ativação do novo Microsoft Project Pro para Office 365 (Microsoft Project na nuvem)
• Integração com o Skydrive
• Como usar o recurso Rastreamento de Caminhos de Tarefas
• Criando e editando os relatórios gráficos, 100% integrados
• Análise Burndown (taxa de queima) para metodologias ágeis
• Sincronização com o Microsoft SharePoint
• Recurso Planejador de Equipe (Team Planner)
• Visão de linha do tempo do projeto (Timeline View)
• Gerenciamento e organização de múltiplos projetos
• Determinação do caminho crítico do projeto
• Gerenciando recursos e solucionando problemas de alocação
• Análise de Valor Agregado
• Orçamento e fluxo de caixa
• Criação de indicadores gráficos de desempenho (KPIs)
• Comparação entre versões e requisitos
• Acesso ao Project Online
• Criação de Múltiplas Linhas do Tempo
• Alterando os temas do Project
• Gerenciamento de recursos e planejamento de capacidade
• Utilizando o Power BI
PARTE I. APRESENTAÇÃO E OPERAÇÕES BÁSICAS DO PROJECT 2016 PROFESSIONAL, STANDARD E PRO PARA OFFICE 365
1. Introdução e Histórico do Produto
2. Especificações do Microsoft Project 2016
3. Comparação entre Versões do Project 2016
4.Requisitos para a Instalação do Microsoft Project
4.1 Requisitos Adicionais para Componentes Específicos
5. Instalação do Microsoft Project 2016 e do Project Pro para Office 365
5.1 Microsoft Project 2016
5.2 Project Pro para Office 365
6. Ativação e Iniciação do Microsoft Project
6.1 Ativação
6.2 Iniciação
7. Operações Básicas do Microsoft Project
7.1 Entrando no Office (Configurando sua Conta)
7.2 Autossalvamento
7.3 Executando um Projeto
7.4 Desfazendo Ações (Undo)
8. Modos de Exibição no Microsoft Project 2016
8.1 Gráfico de Gantt
8.2 Diagrama de Rede
8.3 Calendário
8.4 Linha do Tempo – Timeline View
8.5 Gantt de Controle
8.6 Planilha de Tarefas
8.7 Planilha de Recursos
8.8 Gráfico de Recursos
8.9 Uso da Tarefa
8.10 Uso do Recurso
8.11 Planejador de Equipe
8.12 Formulário de Tarefas
8.13 Formulário de Recursos
8.14 Outros Modos de Exibição
9. As Tabelas do Microsoft Project 2016
9.1 Tabelas de Tarefas
9.2 Tabelas de Recursos
10. Utilizando a Ajuda
11. Ações Rápidas com o Recurso Diga-me
12. Indicadores Smart Tags
13. Novos Temas do Project 2016
PARTE II. PLANEJAMENTO DO PROJETO COM O MICROSOFT PROJECT 2016
14. Criando um Novo Projeto
14.1 A Partir de um Modelo ou Arquivo Existente
14.2 A Partir de uma Pasta de Trabalho do Excel
14.3 A Partir de uma Lista de Tarefas do SharePoint
14.4 Inserindo Informações do Projeto
15. Trabalhando com Calendários
15.1 Criando um Novo Calendário
15.2 Editando Calendários
15.3 Atribuindo um Calendário Existente para um Projeto
15.4 Atribuindo um Calendário Específico para um Recurso
15.5 Editando o Calendário Específico de um Recurso
15.6 Atribuindo um Calendário Específico para uma Tarefa
15.7 Opções Avançadas para os Calendários
16. Criando Atividades em um Projeto
16.1 Inserindo Atividades Através da Tabela de Entrada
16.2 Entendendo o Modo de Agendamento das Tarefas Através do Planejamento Controlado pelo Usuário
16.3 Inserindo Tarefas Periódicas ou Recorrentes
16.4 Dividindo uma Atividade
16.5 Tornando uma Atividade Inativa
16.6 Editando Dados e Atividades
16.7 Excluindo Atividades
16.8 Movendo Atividades
16.9 Preenchendo Células Adjacentes de uma Tabela com o Fill Handle
17. Criando a Estrutura Analítica do Projeto
17.1 Recuando Atividades
17.2 Tarefas Resumidas Decrescentes
17.3 Visualizando os Níveis da Estrutura de Tópicos (EAP)
17.4 Acúmulo de Barras de Gantt em Atividades de Resumo
17.5 Códigos de Estrutura de Divisão de Trabalho
18. Realce de Alterações
19. Inserindo Durações para as Atividades do Projeto
19.1 Entrando com Durações
19.2 Trabalhando com Prazos Finais
20. Inter-relacionamentos entre as Atividades
20.1 Estabelecendo Relações de Dependência entre as Atividades
20.2 Alterando e Editando o Relacionamento entre as Atividades
20.3 Antecipações e Retardos nas Atividades (Latência)
20.4 Excluindo as Dependências
21. Determinação do Caminho Crítico
21.1 Caminho Crítico Simples
21.2 Caminhos Críticos Independentes
21.3 Assistente de Gráficos de Gantt
22. Inspetor de Tarefas
23. Realçar Caminhos das Tarefas
24. Criando e Gerenciando Recursos
24.1 Criando e Excluindo Recursos
24.2 Editando um Recurso
24.3 Atribuindo Custos aos Recursos
24.4 Alterando o Tipo de Moeda em um Projeto
24.5 Inserindo Custos Diferenciados Através da Tabela de Taxas de Custos
25. Atribuindo um Recurso a uma Atividade
25.1 Atribuindo Recursos de Trabalho
25.2 Atribuindo um Recurso Material a uma Atividade
25.3 Atribuindo um Recurso de Custo a uma Atividade
25.4 Excluindo uma Atribuição de Recursos
25.5 Utilização das Opções da Lista de Recursos para Filtrar os Recursos
25.6 Como o Microsoft Project Calcula a Duração de uma Atividade com Base nos Recursos Envolvidos
25.7 Perfis de Alocação de Recursos nas Atividades (Delimitação do Trabalho)
26. Solucionando Problemas de Alocação de Recursos
26.1 Substituição de Recursos
26.2 Troca da Escala de Trabalho
26.3 Trabalho em Hora Extra
26.4 Nivelamento de Recursos
26.5 Limpando o Nivelamento Realizado
26.6 Exibindo Problemas de Alocação com o Inspetor de Tarefas
27. Planejador de Equipe
28. Custos
PARTE III. EXECUTANDO O CONTROLE COM O MICROSOFT PROJECT 2016
29. Configurando o Mecanismo de Cálculo e Acompanhamento do Microsoft Project 2016
30. Definindo, Copiando e Limpando a Linha de Base do Projeto
30.1 Definindo a Linha de Base
30.2 Copiando Linhas de Base
30.3 Limpando a Linha de Base
31. Gravando e Limpando Planos Provisórios
32. Acompanhando o Progresso das Atividades
32.1 Acompanhamento Atividade por Atividade Através do Percentual de Conclusão
32.2 Acompanhamento Atividade por Atividade Através da Tela Atualizar Tarefas
32.3 Acompanhamento Atividade por Atividade Através da Tabela de Controle
33. Linhas de Andamento
34. Comparando Versões do Projeto
35. Movendo um Projeto para uma Nova Data
36. Análise de Valor Agregado com o Microsoft Project
36.1 Terminologia para Orçamento, Custos Reais e Valor Agregado
36.2 Terminologia para Variação de Custos e Prazos
36.3 Terminologia para os Índice de Desempenho
36.4 Terminologia para os Orçamentos e as Projeções
36.5 Preparando o Projeto para Utilizar a Análise de Valor Agregado
36.6 Atualizando o Projeto Através do Valor Agregado
37. Análise Burndown (Taxa de Queima)
PARTE IV. MELHORANDO E ORGANIZANDO A APRESENTAÇÃO DO PROJETO
38. Formatação Básica
38.1 Formatação de Fontes e Cor de Fundo da Célula
38.2 Formatação de Estilos de Texto
38.3 Formatação e Configuração das Colunas
38.4 Formatação de Linhas de Grade
38.5 Formatação de Escala de Tempo
39. Formatação do Gráfico de Gantt
39.1 Formatação de Barras Individuais do Gráfico de Gantt
39.2 Formatação do Estilo das Barras do Gráfico de Gantt
39.3 Estilos Predefinidos de Gráfico de Gantt
39.4 Formatação do Layout do Gráfico de Gantt
40. Formatação do Diagrama de Rede
40.1 Formatação de Caixas Individuais do Diagrama de Rede
40.2 Formatação dos Estilos das Caixas no Diagrama de Rede
40.3 Formatação do Layout do Diagrama de Rede
41. Formatação do Planejador de Equipe
42. Exibição e Formatação da Linha do Tempo (Timeline)
42.1 Criando Múltiplas Barras de Linhas do Tempo
PARTE V. CLASSIFICAÇÃO, FILTROS E GRUPOS
43. Classificação
44. Filtros e Realces
44.1 Filtros Predefinidos
44.2 Aplicando um Filtro
44.3 Aplicando um Realce
44.4 Filtro Automático
44.5 Criando e Personalizando Filtros
45. Agrupamento de Informações
45.1 Agrupamentos Predefinidos
45.2 Aplicando um Agrupamento
45.3 Criando e Personalizando Agrupamentos
PARTE VI. RELATÓRIOS GRÁFICOS, RELATÓRIOS VISUAIS, IMPRESSÃO E EXPORTAÇÃO
46. Relatórios Gráficos
46.1 Tipos de Relatórios Gráficos Predefinidos
46.2 Acessando os Relatórios Gráficos Pré-Instalados
46.3 Criando Relatórios Gráficos
46.4 Editando Relatórios Gráficos
47. Relatórios Visuais e Cubo OLAP
47.1 Tipos de Relatórios Visuais Predefinidos
47.2 Utilizando um Modelo de Relatório Virtual
47.3 Criando, Editando e Gerenciando um Modelo de Relatório Visual
48. Impressão
49. Exportação
50. Compartilhamento
50.1 Sincronizar com o SharePoint
50.2 E-mail
PARTE VII. MÚLTIPLOS PROJETOS E POOL DE RECURSOS
51. Múltiplos Projetos
51.1 Estratégias para Organizar um Projeto-Mestre e Arquivos de Subprojetos
51.2 Inserindo e Excluindo um Subprojeto Individual em um Projeto Existente
51.3 Consolidando Projetos
51.4 Estabelecendo Relações de Dependência entre Projetos Diferentes
51.5 Determinando o Caminho Crítico de um Projeto Consolidado (Mestre)
52. Compartilhamento de Recursos (Pool)
52.1 Quando Utilizar um Compartilhamento de Recursos
52.2 Criando um Pool de Recursos
52.3 Vinculando um Projeto a um Pool de Recursos
52.4 Analisando Atribuições de um Pool de Recursos
PARTE VIII. TÓPICOS AVANÇADOS DO MICROSOFT PROJECT
53. Exportação e Importação de Projetos
53.1 Formato de Arquivo com Suporte do Microsoft Project
53.2 Exportando Projetos
53.3 Importando Projetos
54. Exportação de Imagem Gráfica e Assistente de Exportação de Imagens do Office
55. Macros
55.1 Gravando Macros
55.2 Executando uma Macro
55.3 Editando Macros
56. Padronização de Tabelas
57. Personalização de Modos de Exibição
58. Personalização da Faixa de Opções
59. Personalização da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido
60. Campos Personalizados
60.1 Tipos de Campos
60.2 Criando e Excluindo um Campo Personalizado
60.3 Lista de Valores em Campos Personalizados
60.4 Fórmulas em Campos Personalizados
60.5 Indicadores Gráficos
60.6 Personalização dos Códigos da Estrutura de Trabalho (WBS, EAP ou EDT)
61. Organizador e Arquivo Global.mpt: Copiando Configuração entre Arquivos
62. Office Store e Suplementos para Project
62.1 Obter um Suplemento do Project
62.2 Iniciar um Suplemento do Project
62.3 Desativar um Suplemento do Project
PARTE IX. MICROSOFT NA NUVEM COM O PROJECT ONLINE E POWER BI
63. Project Online
63.1 Conectando-se ao Project Online
63.2 Tipos de Projetos da Empresa
63.3 Recursos de Compromisso e Planejamento da Capacidade
64. Power BI
64.1 Comparando as Versões do Power BI
64.2 Criando uma Conta e Conectando-se ao Power BI
64.3 Conectando-se ao Pacote de Conteúdo de Serviço do Project Online
64.4 Criando um Relatório no Power BI
64.5 Criando um Painel de Controle no Power BI
Cartão de Crédito | |
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R$78,00 à vista. |
Boleto Bancário | |
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R$78,00 à vista. |
Pagamento à Vista | |
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R$78,00 à vista. |
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