
Joseane Zoghbi
É Mestre em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo. Especialista em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Administradora pela UNICEP e Pedagoga pela Universidade Federal de São Carlos-SP. Graduou-se em 2013 no Programa PMO MASTER CLASS. Atua há quase nove anos com gestão de projetos públicos. Professora executiva da FGV e servidora de carreira do IPHAN, até janeiro de 2015 foi Subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos do Governo do Espírito Santo. Atualmente na Prefeitura Municipal de Vitória, teve experiências respondendo pelas Secretarias de Gestão Estratégica, Governo e Trânsito, Transporte e Infraestrutura Urbana.
Livros do Autor
Este livro apresenta o modelo de Gestão para Resultados denominado Realiza+, case de sucesso do Governo do Espírito Santo no período 2011-2014 reconhecido nacionalmente, e tem como objetivo compartilhar conhecimentos e práticas implementadas na gestão pública, com foco na geração de mais e melhores resultados para a sociedade. Voltado aos gestores públicos nas esferas federal, estadual e municipal, apresenta um modelo prático de sucesso adaptado para o setor, com o propósito de facilitar a sua implementação em outros locais.
O modelo adotado busca agilizar a tomada de decisão e integrar os envolvidos na execução dos conjuntos de projetos, programas e portfólio. O livro aborda o funcionamento do sistema de gestão em seus procedimentos gerenciais. A instituição do Escritório de Projetos, seus métodos de estruturação de projetos, procedimentos de avaliação e monitoramento da execução, tramitação de processos prioritários e os fatores cruciais no sucesso do gerenciamento para resultados indicam ainda que a experiência apresentada contribuiu para avanços na direção de uma nova cultura de gestão no âmbito de governos, focando na eficiência.
O modelo apresentado recebeu diversos prêmios, como Melhor PMO do Ano 2013, Melhor Projeto Inovador 2014 pela Revista Mundo PM e 1º lugar no Prêmio Melhor Executivo de PMO do Ano 2015, oferecido pela Next Business, PMO Academy e PMI-RJ.
Não há dúvidas de que ainda há muito o que evoluir em práticas de gestão pública em nosso país. Nesse sentido, iniciativas como este livro prestam uma inestimável contribuição para que se possa atingir esse desafiador objetivo. As experiências bem-sucedidas que o leitor conhecerá nesta obra demonstram que resultados efetivos na área pública dependem, essencialmente, da utilização de boas práticas de gestão. E quanto mais a classe política se der conta deste fato, maior será o impacto das ações públicas, gerando maior valor para toda a população. A sociedade agradece.
Américo Pinto
Professor da FGV, Consultor e Pesquisador
Este livro vem em boa hora, quando o Brasil atravessa uma crise profunda no seu setor público com reflexos econômicos e sociais. A superação da crise requer abordagem estruturada e rigorosa à gestão e governança, o que a autora conseguiu com maestria ao estruturar este livro. A cadeia de valor é descrita passo a passo neste livro de fácil e agradável leitura, e espero que vocês leitores tenham a mesma percepção que tive lendo-o. De fato, no mundo inteiro a gestão pública orientada a resultados é o tema mais comentado. Não basta mais entregar ativos, produtos e serviços sem verificar se realmente geram resultados com impactos benéficos na vida de cidadãos de forma sustentável. A participação desses cidadãos na tomada de decisão, desde a fase de concepção até a fase de monitoramento e avaliação de projetos, é fundamental para reforçar a construção de uma democracia sólida.
Farhad Abdollahyan
Consultor, Pesquisador e Professor de Gestão de Projetos
Introdução
1. Opção pelo Planejamento e Suas Fases
Perspectivas de longo prazo
Conhecimento das aspirações regionais
Definição de diretrizes: premissas, valores e macro-objetivos
Objetivos estratégicos, programas e projetos
Ciclo de gestão estratégica
2. Modelo de Gestão do Plano Estratégico
Os conselhos estratégicos
Mapa estratégico e o novo conjunto de comitês
3. Gerenciamento da Carteira de Programas e Projetos
Visão geral do processo de gerenciamento adotado
Estruturação e gerenciamento de programas e projetos
Pessoas: seleção e desenvolvimento dos gerentes
Fluxo de informação e processo decisório
Programa de gestão para resultados do Governo do Estado do Espírito Santo: Realiza+
Gerenciamento de mudanças na carteira de programas e projetos
Fluxo diferenciado de processos
Sistema de gerenciamento de projetos: SigES 2.0
Recursos necessários e fatores de sucesso
Indicadores estratégicos
4. Programa de Reconstrução do Espírito Santo Pós-Desastre em 2013
Metodologias, processos e ferramentas
O gerenciamento
O diferencial
Execução do projeto
Resultado do programa
Principais entregas
5. Comentários Finais e Resultados
Volume de entregas
Reconhecimentos alcançados pela qualidade da gestão
Impactos para a imagem do Espírito Santo
Novo padrão de competência
Lições aprendidas
Consequência das práticas no sucesso organizacional
Lista de Siglas
Anexo I. Decreto nº 2654-R, de 05 de Janeiro de 2011
Anexo II. Decreto nº 3072-R, de 08 de Agosto de 2012
Anexo III. Decreto nº 3081-R, de 24 de Agosto de 2012
Anexo IV. Portaria nº 297-R, de 14 de Setembro de 2012
Anexo V. Portaria nº 298-R, de 14 de Setembro de 2012
Anexo VI. Lista de Entregas por Principais Áreas Estratégicas
Cartão de Crédito | |
---|---|
|
R$30,00 à vista. |
Boleto Bancário | |
|
R$30,00 à vista. |
Pagamento à Vista | |
![]() |
R$30,00 à vista. |
Nenhuma mensagem encontrada