
Cleuton Sampaio
é professor, mestre formado pelo IBMEC, com diversas certificações importantes, como: PMP (Project Management Professional) e SCEA (Sun Certified Enterprise Architect). Autor de vários livros publicados pela Brasport, incluindo “Guia do Java EE 6.0 – Desenvolvendo Aplicações Corporativas”, “Criando Macros no BrOffice Calc” e “Guia de Campo do Bom Programador”. Coordenador do portal mobile The Code Bakers (www.thecodebakers.org).
Canal Multimídia
-
Artigo
-
Download
Baixe o código-fonte do livro
Código-fonte livro Soa e Web Services com Java
Hoje em dia, com as plataformas móveis, ficou muito fácil criar e vender games de todos os tipos, para todos os públicos e em todos os lugares do mundo.
Neste livro os autores ensinam a projetar e implementar um jogo simples, desde o início, com a primeira ideia e o seu desenvolvimento, até o lançamento em si nas lojas de aplicativos, sempre demonstrando a maioria das técnicas necessárias para entrar neste mundo extremamente excitante que é a criação de games!
O livro serve de guia para a construção rápida de jogos, com cursos introdutórios de arquitetura Android, iOS e Windows Phone, além de Objective-C. E tudo multiplataforma! Saiba como criar NPCs, Game Loops, animações. Aprenda HTML 5 (Canvas, JavaScript, web workers). Veja também como usar frameworks móveis multiplataforma como PhoneGap e Titanium.
Introdução
O público alvo
A intenção
Onde obter os fontes e mais informações
1. O Mercado de Aplicações Móveis
Características de dispositivos móveis
A evolução dos dispositivos
O presente e o futuro próximo
O usuário de dispositivo móvel
Usuário de PC versus usuário mobile
O que as pessoas esperam de aplicações móveis
App Stores: as arenas modernas
Vantagens para o usuário
Vantagens para o desenvolvedor
Formas de monetização de aplicações
Gratuitamente
Licença de uso
Monetização baseada em anúncios (Ads)
Versão melhorada
Bens virtuais
Modos mistos
Afinal, o que vende mais?
Pontos de atenção
2. Android vs iOS e Outros Desafiantes
Arquitetura Android
Características
Arquivo .dex
Arquivo .apk (application package file)
Arquitetura iOS
Cocoa Touch
Media Services
Core Services
Core OS
Semelhanças e diferenças entre as plataformas móveis
3. Escolha Suas Armas
Requisitos de hardware x software
Android
iOS
Frameworks de games multiplataforma
PhoneGap (Cordova)
Cocos2D
Unity
4. Então, Você Tem uma Boa Ideia?
Gestando ideias
Técnicas para conceber ideias
Deixe a ideia “descansar”
O que é um bom jogo?
Não mire nos blockbusters
Seja simples e criativo
Fique de olho na jogabilidade
Pense “social”
Prepare-se para investir
Tipos principais de jogos
Nossa própria experiência
Checklist: o que você precisa antes de desenvolver?
Como financiar seu empreendimento
Lei Rouanet (a partir de 2012)
BNDES – PROSoft
Meios informais
Um conselho
5. Técnicas Básicas de Criação de Jogos
Multitasking
Evitando Race Conditions
Animação de objetos
Transições
Animação gráfica
Modo de desenho
Redesenho
NPC, Partículas e Game Loop
Non Playable Character
Partículas
Game Loop
Sensores e jogabilidade
Outras técnicas
6. Aplicação das Técnicas em Plataforma Android
Componentes do Android
View e ViewGroups
Activities
Service
Content Provider
Broadcast Receiver
Distribuindo uma app Android
Ambiente de desenvolvimento
Executando a aplicação
Criando um Android Virtual Device – AVD (emulador)
Desenhando o gráfico do seu biorritmo
Implementação das principais técnicas de games em Android
Multitarefa
Animação em games Android
Outros tipos de animação no Android
Sensores no Android
7. Aplicação das Técnicas em Plataforma iOS
First things first
Um “Hello world”
Conhecendo o Objective-C
Objective-C é compilado em código nativo
Classes
Métodos
Métodos especiais
Se quiser saber mais sobre Objective-C
Implementação das principais técnicas de games em iOS
Multitasking
Animação gráfica (ou vetorial)
Animação de objetos
Sensores
Para terminar
8. HTML 5 e JavaScript
Aplicações móveis baseadas em tecnologia web
HTML 5
Novidades
Áudio e vídeo
Desenhos
Animações
JavaScript
Classes e objetos
JSON (JavaScript Object Notation)
Timer
Web Worker
Incompatibilidade das plataformas
WebViews
WebView no Android
Webview no iOS
Conclusão sobre WebViews
Ajax
9. Introdução ao PhoneGap (Cordova)
Criando uma aplicação no PhoneGap para capturar o sensor acelerômetro
Aplicação “Desculpas Furadas” no PhoneGap (iOS e Android)
Aplicação “Desculpas Furadas” no iOS
Outros frameworks para desenvolvimento multiplataforma
Vantagens do Titanium sobre o PhoneGap
Database no PhoneGap
10. Projeto de um Jogo
Licença de uso do código do projeto
Definições
Termos da licença
Comentários sobre a licença
Bom, como é que começamos?
Regras do jogo
Evolução do jogo
Arquitetura do jogo
Plataforma mobile
As pegadinhas
NPCs e sistemas de partículas
Fazendo o protótipo
O ambiente de desenvolvimento
Projeto do jogo
E agora, o que falta?
Criando o projeto definitivo
E ficou multiplataforma?
Mas ainda dá para melhorar, não?
Dando uma espiada no código
Fixando a orientação
Usando o acelerômetro
O Game Loop
Recursos de gameplay
Resultado
O que mais falta?
Níveis
Pontos
Monetização
Áudio e visual
Localização e internacionalização
11. Desenvolvimento de Games no Windows Phone
Pré-requisitos para o desenvolvimento com Windows Phone
Configurando o PhoneGap no Visual Studio Express
Usando o acelerômetro no Windows Phone
Detalhes da implementação Cordova em .Net
Implementando o game BueiroBall no Windows Phone
Tudo sobre o Marketplace
O que é necessário para publicar uma App no Marketplace?
Nenhuma mensagem encontrada