
Ricardo Viana Vargas
Especialista em gerenciamento de projetos e implementação de estratégias. Nos últimos 20 anos, foi responsável por mais de 80 projetos de grande porte em diversos países, nas áreas de petróleo, energia, infraestrutura, telecomunicações, informática e finanças, com um portfólio de investimentos gerenciado superior a 20 bilhões de dólares.
Ele é atualmente Diretor Executivo da BrightlineTM Initiative, uma coalizão de líderes globais dos setores empresarial, governamental e sem fins lucrativos dedicada a ajudar as organizações a superar a lacuna entre o desenvolvimento e a implementação da estratégia.
Entre 2012 e 2016, Ricardo foi o primeiro diretor mundial do Grupo de Infraestrutura e Projetos do Escritório de Serviços de Projetos das Nações Unidas (UNOPS) em Copenhagen, na Dinamarca.
Foi o primeiro voluntário da América Latina a ser eleito para exercer a função de presidente do conselho diretor (Chairman) do Project Management Institute, maior organização do mundo voltada para a administração de projetos, com cerca de 2,9 milhões de membros e profissionais certificados.
É autor de quinze livros sobre gerenciamento de projetos e apresentador de um dos mais relevantes podcasts na área, o 5 Minutes PM Podcast, com episódios já ouvidos mais de 4 milhões de vezes.
Twitter: @rvvargas
LinkedIn: linkedin.com/in/ricardovargas
Leia a biografia completaCanal Multimídia
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VÍDEOS
PARTE 3/3 - Entrevista Construindo Resultados com Gerenciamento de Projetos
Parte final da entrevista concedida por Ricardo Vargas para a Microsoft. Nela o especialista discute os principais temas relacionados ao gerenciamento de projetos no Brasil e no mundo. PARTE 3 DE 3. Esta entrevista está disponível também em inglês. This interview is also available in English.Parte 1 - Elaboração Fluxo PMBOK 4a Ed Portugues
PARTE 2/3 - Entrevista Construindo Resultados com
Continuação da entrevista concedida por Ricardo Vargas para a Microsoft. Nela o especialista discute os principais temas relacionados ao gerenciamento de projetos no Brasil e no mundo. PARTE 2 DE 3.Parte 2 - Elaboração Fluxo PMBOK 4a Ed Portugues
PARTE 1/3 - Entrevista Construindo Resultados com Gerenciamento de Projetos
Entrevista concedida por Ricardo Vargas para a Microsoft. Nela o especialista discute os principais temas relacionados ao gerenciamento de projetos no Brasil e no mundo. PARTE 1 DE 3. -
Podcast
In this podcast Ricardo talks about the disaster that happened in Haiti on January 12, 2010, making a reflection about the facts using the Project Management perspective and how coordinated activities promoted by PM practices can bring agility to the recovery. He also approaches the PMI Methodology for Post Disaster Reconstruction, provided by PMI Educational Foundation, available at http://www.pmi.org/pmief/humanitarian/PDRM.asp.
Tragedy in Haiti: It is Time to Think in PM for Post Disaster RecoveryDirectly from Paris, France, Ricardo talks in this podcast about the most important characteristics of project management for the development of luxury goods, where criteria like speed and cost reduction are revisited and re-contextualized to reach a market that is driven by other assumptions. He focus on the image construction and exclusivity as essential peculiarity of the functional scope (requirement) of this kind of product. A brand new dimension of the very popular triple restriction (PCT – Performance – Cost – Time).
Directly from Paris: The Secret of Project Management for Luxury GoodsNeste episódio, Ricardo fala sobre sete princípios no engajamento das partes interessadas que irão lhe ajudar a entender melhor a dinâmica dessa relação e a conduzir mais facilmente seu projeto ao sucesso.
7 Princípios do Engajamento das Partes InteressadasNeste episódio, Ricardo faz uma retrospectiva de 2015 em projetos. Ele enfatiza como a nossa percepção de risco poder mudar durante um cenário de volatilidade. E dá dicas de como podemos mudar o olhar para um projeto em crise e buscar ações.
Retrospectiva 2015 -
Slide
In this presentation, Ricardo explains what is portfolio management, and shows the benefits of a portfolio.
Portfolio Management – Basic Concepts
eBook Manual Prático do Plano de Projeto (6a. edição): utilizando o PMBOK Guide com cartão do leitor
Inclui código de acesso à área do leitor
Conteúdo atualizado para o PMBOK® 6ª edição
Tudo o que você precisa saber sobre o plano de projeto, de forma prática e rápida, através de exemplos
O livro contém:
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Descritivo completo dos documentos de um projeto
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Conteúdo revisado e ampliado para o PMBOK® Guide 6ª Edição
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Referência completa, trazendo mais de 50 exemplos e modelos de documentos (templates)
Exemplo único de um projeto que pode ser acompanhado em todas as áreas de conhecimento do PMBOK® Guide, trazendo todos os processos de:-
Integração
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Escopo
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Cronograma
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Custo
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Qualidade
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Recursos
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Comunicações
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Riscos
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Aquisições
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Partes Interessadas
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- Uso do fluxo de processos do PMBOK® Guide 6ª Edição evidenciando cada uma das áreas de conhecimento e seus processos, através de diagramas diretos e coloridos, auxiliando no aprendizado
- Ampliação das sugestões de podcasts, vídeos e outros conteúdos relacionados ao longo do livro
- Área do leitor no site ricardo-vargas.com
Leia também do mesmo autor
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Gerenciamento de Projetos: Estabelecendo Diferenciais Competitivos
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Análise de Valor Agregado
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Construindo Times Altamente Eficazes
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Planejamento em 140 Tweets (publicado em português, inglês, espanhol, italiano, francês, árabe e chinês)
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Na área exclusiva do leitor, você terá acesso a vários materiais exclusivos, tais como:
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Imagens que aparecem no livro em tamanho original – Acesso à versão digital de todas as imagens, facilitando o estudo.
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Sorteios e convites – Sorteios exclusivos e convites para eventos relacionados aos assuntos do livro, em primeira mão.
PARTE I. CONCEITOS BÁSICOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
1. O que é um Projeto?
2. Benefícios do Gerenciamento de Projetos
3. Causas de Fracasso em Projetos
4. Ciclo de Vida de um Projeto
5. Nove Mitos do Gerenciamento de Projetos
6. Os Grupos de Processos
PARTE II. PRINCIPAIS ÁREAS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS SEGUNDO O PMBOK® GUIDE 6ª EDIÇÃO
7. Apresentação
8. Decomposição do PMBOK® Guide 6ª Edição através de Mapas Mentais (Mindmaps)
9. Áreas do Gerenciamento de Projetos
10. Gerenciamento da Integração
[4.1] Desenvolver o termo de abertura do projeto
[4.2] Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto
[4.3] Orientar e gerenciar o trabalho do projeto
[4.4] Gerenciar o conhecimento do projeto
[4.5] Monitorar e controlar o trabalho do projeto
[4.6] Realizar o controle integrado de mudanças
[4.7] Encerrar o projeto ou fase
11. Gerenciamento do Escopo
[5.1] Planejar o gerenciamento do escopo
[5.2] Coletar os requisitos
[5.3] Definir o escopo
[5.4] Criar a EAP
[5.5] Validar o escopo
[5.6] Controlar o escopo
12. Gerenciamento do Cronograma
[6.1] Planejar o gerenciamento do cronograma
[6.2] Definir as atividades
[6.3]Sequenciar as atividades
[6.4] Estimar as durações das atividades
[6.5] Desenvolver o cronograma
[6.6] Controlar o cronograma
13. Gerenciamento dos Custos
[7.1] Planejar o gerenciamento dos custos
[7.2] Estimar os custos
[7.3] Determinar o orçamento
[7.4] Controlar os custos
14. Gerenciamento da Qualidade
[8.1] Planejar o gerenciamento da qualidade
[8.2] Gerenciar a qualidade
[8.3] Controlar a qualidade
15. Gerenciamento dos Recursos
[9.1] Planejar o gerenciamento dos recursos
[9.2] Estimar os recursos das atividades
[9.3] Adquirir recursos
[9.4] Desenvolver a equipe
[9.5] Gerenciar a equipe
[9.6] Controlar os recursos
16. Gerenciamento das Comunicações
[10.1] Planejar o gerenciamento das comunicações
[10.2] Gerenciar as comunicações
[10.3] Monitorar as comunicações
17. Gerenciamento dos Riscos
[11.1] Planejar o gerenciamento dos riscos
[11.2] Identificar os riscos
[11.3] Realizar a análise qualitativa dos riscos
[11.4] Realizar a análise quantitativa dos riscos
[11.5] Planejar as respostas aos riscos
[11.6] Implementar respostas aos riscos
[11.7] Monitorar os riscos
18. Gerenciamento das Aquisições
[12.1] Planejar o gerenciamento das aquisições
[12.2] Conduzir as aquisições
[12.3] Controlar as aquisições
19. Gerenciamento das Partes Interessadas
[13.1] Identificar as partes interessadas
[13.2] Planejar o gerenciamento das partes interessadas
[13.3] Gerenciar o engajamento das partes interessadas
[13.4] Monitorar o engajamento das partes interessadas
PARTE III. DOCUMENTOS DO PLANO DE PROJETO
20. Apresentação
21. Gerenciamento da Integração
21.1 Termo de Abertura do Projeto ou Project Charter
21.2 Plano de Gerenciamento do Projeto (Plano Global do Projeto)
21.3 Linha de Tempo do Projeto (Timeline)
21.4 Sistema de Controle Integrado de Mudanças
21.5 Registro das Lições Aprendidas
22. Gerenciamento do Escopo
22.1 Documentação dos Requisitos
22.2 Plano de Gerenciamento dos Requisitos do Projeto
22.3 Matriz de Rastreabilidade de Requisitos (RTM)
22.4 Especificação do Escopo do Projeto (Scope Statement)
22.5 Estrutura Analítica do Projeto (EAP)
22.6 Dicionário da EAP
22.7 Plano de Gerenciamento do Escopo
23. Gerenciamento do Cronograma
23.1 Lista das Atividades do Projeto
23.2 Gráfico de Gantt
23.3 Diagrama de Rede
23.4 Gráfico de Marcos
23.5 Plano de Gerenciamento do Cronograma
24. Gerenciamento dos Custos
24.1 Decomposição do Orçamento na EAP
24.2 Orçamento do Projeto por Atividades
24.3 Orçamento do Projeto por Recursos
24.4 Cronograma de Desembolso do Projeto
24.5 Curva de Desembolso do Projeto
24.6 Plano de Gerenciamento dos Custos
25. Gerenciamento da Qualidade
25.1 Plano de Gerenciamento da Qualidade
25.2 Listas de Verificação da Qualidade
26. Gerenciamento dos Recursos
26.1 Organograma
26.2 Diretório do Time do Projeto
26.3 Lista dos Recursos do Projeto
26.4 Alocação dos Recursos
26.5 Matriz de Responsabilidades
26.6 Diagrama de Funções (Who Does What)
26.7 Plano de Gerenciamento dos Recursos
27. Gerenciamento das Comunicações
27.1 Plano de Gerenciamento das Comunicações
28. Gerenciamento dos Riscos
28.1 Registro dos Riscos
28.2 Plano de Gerenciamento dos Riscos
29. Gerenciamento das Aquisições
29.1 Especificação do Trabalho (Statement of Work)
29.2 Plano de Gerenciamento das Aquisições
30. Gerenciamento das Partes Interessadas
30.1 Registro das Partes Interessadas
30.2 Plano de Gerenciamento das Partes Interessadas
ANEXO – PROJETO NOVAS FRONTEIRAS
Gerenciamento da Integração
Gerenciamento do Escopo
Gerenciamento do Cronograma
Gerenciamento dos Custos
Gerenciamento da Qualidade
Gerenciamento dos Recursos
Gerenciamento das Comunicações
Plano de Gerenciamento das Comunicações
Gerenciamento dos Riscos
Gerenciamento das Aquisições
Gerenciamento das Partes Interessadas
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