
Ricardo Viana Vargas
Especialista em gerenciamento de projetos e implementação de estratégias. Nos últimos 20 anos, foi responsável por mais de 80 projetos de grande porte em diversos países, nas áreas de petróleo, energia, infraestrutura, telecomunicações, informática e finanças, com um portfólio de investimentos gerenciado superior a 20 bilhões de dólares.
Ele é atualmente Diretor Executivo da BrightlineTM Initiative, uma coalizão de líderes globais dos setores empresarial, governamental e sem fins lucrativos dedicada a ajudar as organizações a superar a lacuna entre o desenvolvimento e a implementação da estratégia.
Entre 2012 e 2016, Ricardo foi o primeiro diretor mundial do Grupo de Infraestrutura e Projetos do Escritório de Serviços de Projetos das Nações Unidas (UNOPS) em Copenhagen, na Dinamarca.
Foi o primeiro voluntário da América Latina a ser eleito para exercer a função de presidente do conselho diretor (Chairman) do Project Management Institute, maior organização do mundo voltada para a administração de projetos, com cerca de 2,9 milhões de membros e profissionais certificados.
É autor de quinze livros sobre gerenciamento de projetos e apresentador de um dos mais relevantes podcasts na área, o 5 Minutes PM Podcast, com episódios já ouvidos mais de 4 milhões de vezes.
Twitter: @rvvargas
LinkedIn: linkedin.com/in/ricardovargas
Leia a biografia completaCanal Multimídia
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VÍDEOS
PARTE 3/3 - Entrevista Construindo Resultados com Gerenciamento de Projetos
Parte final da entrevista concedida por Ricardo Vargas para a Microsoft. Nela o especialista discute os principais temas relacionados ao gerenciamento de projetos no Brasil e no mundo. PARTE 3 DE 3. Esta entrevista está disponível também em inglês. This interview is also available in English.Parte 1 - Elaboração Fluxo PMBOK 4a Ed Portugues
PARTE 2/3 - Entrevista Construindo Resultados com
Continuação da entrevista concedida por Ricardo Vargas para a Microsoft. Nela o especialista discute os principais temas relacionados ao gerenciamento de projetos no Brasil e no mundo. PARTE 2 DE 3.Parte 2 - Elaboração Fluxo PMBOK 4a Ed Portugues
PARTE 1/3 - Entrevista Construindo Resultados com Gerenciamento de Projetos
Entrevista concedida por Ricardo Vargas para a Microsoft. Nela o especialista discute os principais temas relacionados ao gerenciamento de projetos no Brasil e no mundo. PARTE 1 DE 3. -
Podcast
In this podcast Ricardo talks about the disaster that happened in Haiti on January 12, 2010, making a reflection about the facts using the Project Management perspective and how coordinated activities promoted by PM practices can bring agility to the recovery. He also approaches the PMI Methodology for Post Disaster Reconstruction, provided by PMI Educational Foundation, available at http://www.pmi.org/pmief/humanitarian/PDRM.asp.
Tragedy in Haiti: It is Time to Think in PM for Post Disaster RecoveryDirectly from Paris, France, Ricardo talks in this podcast about the most important characteristics of project management for the development of luxury goods, where criteria like speed and cost reduction are revisited and re-contextualized to reach a market that is driven by other assumptions. He focus on the image construction and exclusivity as essential peculiarity of the functional scope (requirement) of this kind of product. A brand new dimension of the very popular triple restriction (PCT – Performance – Cost – Time).
Directly from Paris: The Secret of Project Management for Luxury GoodsNeste episódio, Ricardo fala sobre sete princípios no engajamento das partes interessadas que irão lhe ajudar a entender melhor a dinâmica dessa relação e a conduzir mais facilmente seu projeto ao sucesso.
7 Princípios do Engajamento das Partes InteressadasNeste episódio, Ricardo faz uma retrospectiva de 2015 em projetos. Ele enfatiza como a nossa percepção de risco poder mudar durante um cenário de volatilidade. E dá dicas de como podemos mudar o olhar para um projeto em crise e buscar ações.
Retrospectiva 2015 -
Slide
In this presentation, Ricardo explains what is portfolio management, and shows the benefits of a portfolio.
Portfolio Management – Basic Concepts
Gerenciamento de Projetos 9a edição: estabelecendo diferenciais competitivos
Inclui cartão do leitor
VOCÊ IRÁ APRENDER A PLANEJAR E A CONTROLAR UM PROJETO DO INÍCIO AO FIM
O livro contém:
LEIA TAMBÉM DO MESMO AUTOR
• Manual Prático do Plano de Projeto: Utilizando o PMBOK® Guide• Microsoft Project 2016: Standard, Professional & Pro para Office 365
• Planejamento em 140 Tweets (publicado em português, inglês, espanhol, italiano, francês, árabe e chinês)
Na área exclusiva do leitor, você terá acesso a vários materiais exclusivos, tais como:
Arquivos de apoio – Download de exercícios e artigos técnicos, entre outros.
Imagens que aparecem no livro em tamanho original – Acesso à versão digital de todas as imagens, facilitando o estudo.
Sorteios e convites – Sorteios exclusivos e convites para eventos relacionados aos assuntos do livro, em primeira mão.
PARTE I. DEFININDO O GERENCIAMENTO DE PROJETOS
1. Introdução
2. Definição de Gerenciamento de Projetos
O que é um Projeto?
Diferenciando Projetos, Subprojetos, Programas e Portfólios
3. Quando os Projetos São Necessários e Quando Eles Devem Ser Gerenciados?
4. Características dos Projetos
5. Definindo o Sucesso dos Projetos
Estimulando o Sucesso do Projeto
6. Benefícios do Gerenciamento de Projetos
7. Principais Causas de Fracasso em Projetos
8. Nove Mitos do Gerenciamento de Projetos
PARTE II. O CICLO DE VIDA DE UM PROJETO
9. Ciclo de Vida de um Projeto
10. Características do Ciclo de Vida
Potencial de Adicionar Valor ao Projeto
Custo das Mudanças ou Correções
Oportunidade Construtiva x Intervenção Destrutiva
Capacidade de Adequação
Incerteza do Risco x Quantidade Arriscada
11. Os Grupos de Processos
12. Integração entre Desempenho, Custo e Tempo em Projetos
Análise do Custo x Duração do Projeto
Análise do Desempenho x Duração do Projeto
Análise do Desempenho x Investimento
Análise do Desempenho x Escopo
PARTE III. PRINCIPAIS ÁREAS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS SEGUNDO O PMBOK® GUIDE 6ª EDIÇÃO
13. Apresentação
14. Decomposição do PMBOK® Guide 6ª Edição através de Mapas Mentais (Mindmaps)
15. Áreas do Gerenciamento de Projetos
16. Gerenciamento da Integração
[4.1] Desenvolver o termo de abertura do projeto
[4.2] Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto
[4.3] Orientar e gerenciar o trabalho do projeto
[4.4] Gerenciar o conhecimento do projeto
[4.5] Monitorar e controlar o trabalho do projeto
[4.6] Realizar o controle integrado de mudanças
[4.7] Encerrar o projeto ou fase
Termo de Abertura do Projeto ou Project Charter
Plano de Gerenciamento do Projeto (Plano Global do Projeto)
17. Gerenciamento do Escopo
[5.1] Planejar o gerenciamento do escopo
[5.2] Coletar os requisitos
[5.3] Definir o escopo
[5.4] Criar a EAP
[5.5] Validar o escopo
[5.6] Controlar o escopo
Documentação dos Requisitos
Plano de Gerenciamento dos Requisitos do Projeto
Matriz de Rastreabilidade de Requisitos (RTM)
Especificação do Escopo do Projeto (Scope Statement)
Plano de Gerenciamento do Escopo
18. Gerenciamento do Cronograma
[6.1] Planejar o gerenciamento do cronograma
[6.2] Definir as atividades
[6.3] Sequenciar as atividades
[6.4] Estimar as durações das atividades
[6.5] Desenvolver o cronograma
[6.6] Controlar o cronograma
Plano de Gerenciamento do Cronograma
19. Gerenciamento dos Custos
[7.1] Planejar o gerenciamento dos custos
[7.2] Estimar os custos
[7.3] Determinar o orçamento
[7.4] Controlar os custos
Plano de Gerenciamento dos Custos
20. Gerenciamento da Qualidade
[8.1] Planejar o gerenciamento da qualidade
[8.2] Gerenciar a qualidade
[8.3] Controlar a qualidade
Plano de Gerenciamento da Qualidade
21. Gerenciamento dos Recursos
[9.1] Planejar o gerenciamento dos recursos
[9.2] Estimar os recursos das atividades
[9.3] Adquirir recursos
[9.4] Desenvolver a equipe
[9.5] Gerenciar a equipe
[9.6] Controlar os recursos
Plano de Gerenciamento dos Recursos Humanos
22. Gerenciamento das Comunicações
[10.1] Planejar o gerenciamento das comunicações
[10.2] Gerenciar as comunicações
[10.3] Monitorar as comunicações
Plano de Gerenciamento das Comunicações
23. Gerenciamento dos Riscos
[11.1] Planejar o gerenciamento dos riscos
[11.2] Identificar os riscos
[11.3] Realizar a análise qualitativa dos riscos
[11.4] Realizar a análise quantitativa dos riscos
[11.5] Planejar as respostas aos riscos
[11.6] Implementar respostas aos riscos
[11.7] Monitorar os riscos
Plano de Gerenciamento dos Riscos
24. Gerenciamento das Aquisições
[12.1] Planejar o gerenciamento das aquisições
[12.2] Conduzir as aquisições
[12.3] Controlar as aquisições
Plano de Gerenciamento das Aquisições
25. Gerenciamento das Partes Interessadas
[13.1] Identificar as partes interessadas
[13.2] Planejar o gerenciamento das partes interessadas
[13.3] Gerenciar o engajamento das partes interessadas
[13.4] Monitorar o engajamento das partes interessadas
Plano de Gerenciamento das Partes Interessadas
PARTE IV. PREPARANDO A ORGANIZAÇÃO PARA OS PROJETOS
26. Alternativas Organizacionais
Organizações Não Baseadas em Projetos
Organizações Baseadas em Projetos
27. Estrutura Organizacional Funcional
28. Estrutura Organizacional por Projetos
29. Estrutura Matricial Leve
30. Estrutura Matricial Balanceada
31. Estrutura Matricial Forte
32. Project Management Office
Tipos de Escritórios de Projetos (PMO)
Constituindo um PMO
PARTE V. O GERENTE DE PROJETOS E SUAS INTERFACES
33. Definições e Habilidades do Gerente de Projetos
34. Selecionando o Gerente de Projetos
A – Resolução de Problemas
B – Administração
C – Supervisão e Gerenciamento do Time
D – Relações Interpessoais
E – Outras Habilidades Pessoais
35. Principais Erros Cometidos na Seleção do Gerente de Projetos
36. Administração de Conflitos
37. Ética e Responsabilidade Profissional
O que é Responsabilidade Profissional?
PARTE VI. O PROCESSO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
38. Estruturando um Processo para o Gerenciamento de Projetos
O Processo de Gerenciamento de Projetos
39. Iniciação
Problema ou Oportunidade (01)
Criar o Termo de Abertura do Projeto (Project Charter) (02)
Identificar e Selecionar o Gerente do Projeto (03)
Estabelecer o Time Diretivo do Projeto (04)
Criar o Repositório de Informações (05)
Definir Objetivo(s), Justificativa(s), Produto(s) e Principais Entregas (06)
Identificar as Partes Interessadas (07)
40. Planejamento
Criar Alternativas para Construção do Escopo (08)
Estimar Desempenho, Custos, Prazos, Riscos, Consequências e Adequação à Cultura das Alternativas (09)
Selecionar o Melhor Conjunto de Alternativas (10)
Criar a Especificação (Declaração) de Escopo (11)
Aprovar a Especificação de Escopo do Projeto (12)
Rever as Alternativas Selecionadas e/ou a Especificação do Escopo (13)
Criar a Estrutura Analítica do Projeto (EAP) (14)
Realizar a Análise de Comprar ou Fazer (15)
Criar o Plano de Gerenciamento do Escopo (16)
Criar o Plano de Gerenciamento da Qualidade (17)
Listar as Atividades de Cada Pacote de Trabalho (18)
Determinar a Duração das Atividades (19)
Identificar os Recursos Necessários (20)
Alocar Recursos nas Atividades e Atribuir Responsabilidades (21)
Criar o Plano de Gerenciamento dos Recursos Humanos (22)
Analisar Partes Interessadas (23)
Criar o Plano de Gerenciamento das Partes Interessadas (24)
Criar o Plano de Gerenciamento das Comunicações (25)
Inter-relacionar as Atividades e Criar o Diagrama de Rede (26)
Fazer a Conciliação dos Recursos Superalocados (27)
Identificar o Caminho Crítico (28)
Desenvolver o Cronograma do Projeto (29)
Criar o Plano de Gerenciamento do Cronograma (30)
Calcular o Custo das Atividades e o Orçamento do Projeto (31)
Criar o Plano de Gerenciamento dos Custos (32)
Identificar os Riscos (33)
Analisar os Riscos (34)
Planejar Respostas aos Riscos (35)
Criar o Plano de Gerenciamento dos Riscos (36)
Criar os Documentos de Aquisições (37)
Criar o Plano de Gerenciamento das Aquisições (38)
Finalizar o Dicionário da EAP (39)
Gerar a Linha de Base do Projeto (40)
Aprovar o Plano do Projeto (41)
Rever o Plano do Projeto (42)
41. Execução
Executar os Pacotes de Trabalho (43)
Executar Atividades de Suporte (44)
42. Monitoramento e Controle
Monitorar o Escopo do Projeto (45)
Monitorar o Cronograma do Projeto (46)
Monitorar os Custos do Projeto (47)
Monitorar os Riscos do Projeto (48)
Gerenciar as Expectativas das Partes Interessadas (49)
Reportar o Desempenho do Projeto (50)
Executar o Controle Integrado de Mudanças (51)
Registrar Lições Aprendidas (52)
Verificar se os Trabalhos Foram Concluídos (53)
43. Encerramento
Validar o(s) Resultado(s) do Projeto (54)
Realizar os Procedimentos de Encerramento (55)
Bibliografia
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