
Antonio Muniz
Já inspirou mais de 30 mil pessoas em cursos de MBA, bootcamps, videoaulas, workshops, consultorias e palestras em empresas líderes de mercado, como SulAmérica, Vivo, Itaú, Oi, Furnas, Eletrobras, DHL, Banco do Brasil, Ernst & Young, Finep, Sebrae, UOL, Pagseguro, Makro, Totvs, Jucesp, Ambev Tech e Dafiti.
Como fundador e líder da Jornada Colaborativa, mobilizou milhares de coautores e novas lideranças para escrever 20 livros sobre tecnologia, desenvolvimento de software, agilidade, inovação e liderança.
Sua formação tem uma base multidisciplinar em negócios, tecnologia e liderança, com mestrado em administração no Ibmec, MBA em telecomunicações na FGV, graduação em tecnologia na Unigranrio e certificações de agilidade, Lean tecnologia, projetos, processos e serviços.
Contato: munizprofessor@gmail.

Analia Irigoyen
Sócio-fundadora da ProMove Soluções (<www.promovesolucoes.com>), mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), pós-graduada em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas pela PUC-RJ (1999) e graduada em Informática pela Universidade Federal Fluminense (1996). É certificada PMP, CSM, CSPO, Management 3.0, Lean-Kanban University – KMP I e II, Black Belt em Lean Six Sigma, ICP-AHR – ICAgile Certified Professional – Agility in HR, LeSS Practitioner, implementadora credenciada e avaliadora líder intermediária do modelo MPS Software e Serviços; Auditora Líder ISO/IEC 9001, ISO/IEC 20000 e ISO/IEC 29110 pela ABNT.
Contatos:
<analia@promovesolucoes.com>
<https://www.linkedin.com/in/analiairigoyen/>

Cleiton Mafra (Caco)
Enterprise Agile Coach, atua com agilidade desde 2009, especialista em práticas ágeis, método Kanban (KMP) e em métricas. Possui 19 anos de experiência em empresas de tecnologia em diferentes modelos de negócios, desde startups até grandes empresas. Nesta jornada teve a oportunidade de trabalhar com mais de 100 equipes apoiando na jornada da alta performance e treinar mais de 1.000 pessoas. Seu objetivo é simplificar e facilitar o aprendizado das pessoas.

Fábio Trierveiler
Praticando desenvolvimento ágil de software desde 2008 e Lean Thinking desde 2015, atua em lean-agile coaching e em melhorias dos métodos de trabalho voltados principalmente aos processos técnicos (manutenção evolutiva e corretiva), engenharia de software, indicadores, capacitação contínua, com ênfase nas boas práticas do mundo de desenvolvimento lean e ágil de software, SAFe® e Método Kanban. Também é professor de MBAs em Gestão Ágil de Projetos, Startups e Lean Manufacturing do SENAI de Santa Catarina.

Guilherme Villanova
Enterprise Lean-Agile Coach com 18 anos de experiência, com atuação em diversas empresas governamentais e privadas, com ampla experiência em transformação ágil. MBA em Gestão de Equipes de Alto Desempenho e Gerenciamento de Projetos pela FGV. Coordenador e palestrante nos principais eventos de agilidade do Brasil. Fundador do Lean Agile Community, cofundador do Lean Space. Coautor dos livros: “Jornada Ágil e Digital” e “Jornada do Ágil Escalado”.
eBook Jornada Kanban na prática: unindo teoria e prática para acelerar o aprendizado para quem está iniciando
> Conteúdo criado por 24 pessoas com experiências diversificadas e forte atuação no mercado
> Apresentação de cases ao longo das partes com exposições variadas de situações reais
A essência deste livro é a aplicação do Kanban na prática com o objetivo de trazer um entendimento mais direto ao ponto com uma linguagem leve e simples. Sentimos que há essa lacuna entre os livros que explicam o método Kanban na sua essência e os treinamentos.
Pensamos com muito carinho na estrutura e no conteúdo de cada um dos capítulos para entregar algo realmente diferente de tudo que temos até então, de forma que os leitores possam aplicar no dia a dia das suas empresas e ter mais segurança para dar os primeiros passos na jornada Kanban.
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A Jornada Colaborativa é uma comunidade apaixonada por pessoas e tecnologia que escreve livros unindo experiências diversificadas dos coautores e curadoria dos organizadores selecionados para manter o alto padrão de qualidade.
Os royalties dos livros ficam reservados com a editora para ajudar na compra dos exemplares que usamos no Summit Jornada Colaborativa e a receita é doada para instituições carentes (doamos R$ 125 mil para 10 instituições em 2019 e 2020).
Parabenizamos a dedicação dos organizadores e coautores para concretizar esta obra e agradecemos às organizações que apoiam o Summit Jornada Colaborativa para transformar cada vez mais vidas.
Antonio Muniz
Fundador da Jornada Colaborativa e JornadaCast
Clayton Mafra (Caco) e Analia Irigoyen
Líderes do time organizador e curadoria
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Coautores:
Adriane De Col
Aldo d’Aquino
Allex Erckmann
Analia Irigoyen
Anderson Gonzaga
André Suman
Antonio Muniz
Antonio Siqueira
Carlos Baldissera
Cleiton Mafra (Caco)
Coaracy Junior
Fábio Jascone
Fábio Trierveiler
Guilherme Villanova
Leonardo Denardi
Maurício Correa
Raphael Albino
Raphael Batagini
Raphael Vizoni do Prado
Ricardo Almandos Irigoyen
Rodrigo Miguel
Saimon Nunes
Sony Maia
Wesley Zapellini
PARTE I. POR QUE COMEÇAR COM O MÉTODO KANBAN?
1. Essência do método Kanban (Analia Irigoyen/Carlos Baldissera/Cleiton ‘Caco’ Mafra)
2. Quais problemas o método Kanban ajuda a resolver? (Guilherme Villanova/Adriane De Col)
Nossas dores do dia a dia
Como o método Kanban pode ajudar a identificar e resolver os problemas?
3. Em quais tipos de projeto, produtos ou serviços posso usar o método Kanban? (Leonardo Denardi)
PARTE II. DE ONDE VEM O MÉTODO KANBAN E O QUE ESTÁ POR TRÁS
4. A origem do método Kanban (Guilherme Villanova)
Afinal, o que é o método Kanban?
Os vários usos para o termo kanban
5. Método Kanban com outras abordagens – Scrum e Scrumban (Analia Irigoyen/Ricardo Irigoyen)
Scrumban
6. Cultura da melhoria contínua (Kaizen) (Fabio Jascone/Fábio Trierveiler)
7. O poder da gestão visual (Fábio Trierveiler)
8. Princípios e práticas (Guilherme Villanova)
Os seis princípios do método Kanban
9. Práticas Kanban como gestão de mudanças (Antonio Siqueira/Analia Irigoyen/Cleiton ‘Caco’ Mafra)
Movimento em direção à mudança com Kanban
Kaizen A3: mudança para melhor
10. Classes de serviço (Guilherme Villanova)
Priorizando as atividades por classes de serviço
11. Cadências (Guilherme Villanova)
As cadências do Kanban
Conclusão
12. Papéis e paralelos com os nomes de mercado (Leonardo Denardi)
PARTE III. COMO PREPARAR O INÍCIO DA JORNADA KANBAN?
13. Iniciando a jornada com o Método Kanban (Raphael Vizoni do Prado/Cleiton ‘Caco’ Mafra)
Skills e habilidades para liderar a mudança
14. STATIK – Abordagem do pensamento sistêmico para implementar Kanban (Cleiton ‘Caco’ Mafra/Saimon Nunes)
Como engajar o time no processo de mudança
Expondo os problemas atuais
Concorde em discordar e avance
Como rodar uma sessão STATIK
Dicas sobre o STATIK
15. Dúvidas frequentes de quem está começando (Leonardo Denardi)
Quadro físico ou digital?
Mas então quando utilizar os quadros de forma digital?
Quais softwares posso utilizar?
Como fazer com equipe remota?
16. Kanban Picture (André Suman/Guilherme Villanova/Fábio Trierveiler)
Downstream (Delivery)
Upstream
17. Colocando em prática durante o primeiro mês (Cleiton ‘Caco’ Mafra/Wesley Zapellini)
Começando com o limite do trabalho em progresso (WIP – Work In Progress)
Limitar WIP na etapa com gargalo
Limitar WIP na etapa de entrada
Outras formas de limitar o WIP
18. Estimativas (Allex Erckmann/Guilherme Villanova)
Estimar ou não estimar?
Jornada para parar de estimar
Conclusão
19. Kanban fora da TI – quais as diferenças? (Coaracy Junior/Anderson Gonzaga)
Quais são os primeiros passos?
Agora que começamos, para onde vamos?
PARTE IV. MÉTRICAS
20. Introdução para as três principais métricas (lead time, WIP e throughput) (Cleiton ‘Caco’ Mafra/Raphael Albino/Raphael Batagini/Guilherme Villanova/Wesley Zapellini)
Por onde começar?
Lead time e a importância de analisar o tempo de cada demanda
Throughput como forma de entender a cadência
Mantendo o foco através do WIP
Relacionando as métricas
Cuidados ao aplicar as métricas
Manifesto das métricas
21. Análise e interpretação das métricas (Sony Maia/Raphael Batagini/Rodrigo Miguel/Analia Irigoyen/Aldo d’Aquino/Cleiton ‘Caco’ Mafra/Raphael Albino)
Gráfico de dispersão para analisar o lead time
Como montar o gráfico de dispersão
Histograma para analisar o lead time
Histograma para analisar dois períodos distintos
Throughput
Cumulative Flow Diagram
Burnup
Burndown
22. Análise do percentil para lead time (Leonardo Denardi/Cleiton ‘Caco’ Mafra)
23. Calculando o prazo com base nas métricas: uma introdução à previsibilidade estatística (Cleiton ‘Caco’ Mafra/Analia Irigoyen)
Simulação Monte Carlo
24. Quando fica pronto? Passo a passo com previsibilidade estatística (Cleiton ‘Caco’ Mafra)
Passo a passo
PARTE V. USANDO O MÉTODO KANBAN COMO GATILHO PARA MELHORIA CONTÍNUA
25. Problemas comuns e como identificá-los (Leonardo Denardi/Fabio Jascone)
Como identificar gargalos? (Leonardo Denardi)
Como identificar os demais problemas? (Fabio Jascone)
O roteiro da melhoria contínua (Fabio Jascone)
26. Os desafios de continuar evoluindo (Anderson Gonzaga/Coaracy Junior)
OODA loop
27. Quais são os sinais que você precisa para espalhar o Método Kanban pela empresa? (Maurício Correa/Cleiton ‘Caco’ Mafra/Coaracy Junior/Anderson Gonzaga)
PARTE VI. CASES REAIS DO USO DO MÉTODO KANBAN
28. Throughput do bom menino – Como o uso do método Kanban pode auxiliar na educação dos seus filhos? (Fábio Trierveiler)
29. RH (Leonardo Denardi)
30. Kanban no marketing? Por onde começamos (Coaracy Junior/Anderson Gonzaga)
31. Kanban em customer success (Maurício Correa)
32. Kanban no jurídico (Maurício Correa)
33. Desenvolvimento de produtos (Leonardo Denardi)
34. Projeto mobile para uma seguradora (Raphael Vizoni do Prado)
Contexto
Insights da primeira semana
Insights da segunda semana
Insights da terceira semana
Insights da quarta semana
A primeira melhoria
35. Kanban para a vida pessoal (Leonardo Denardi)
36. Consultoria de atendimento ao cliente (Raphael Vizoni do Prado)
Referências
Dedicatória e agradecimentos
Organizadores e autores
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