
Carlos Magno da Silva Xavier
Eleito, em 2010, uma das cinco personalidades brasileiras da década na área de gerenciamento de projetos. É Doutor em administração de empresas pela Universidad Nacional de Rosário (Argentina) e Mestre em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). É Capitão-de-Mar-e-Guerra da reserva da Marinha do Brasil, Sócio-Diretor do Grupo Beware e da CMX. É autor/coautor de 18 livros, dentre eles “Metodologia de Gerenciamento de Projetos: Methodware”, publicado pela Brasport e eleito em 2010 o melhor livro brasileiro da década na área de gerenciamento de projetos. É certificado PMP pelo PMI e professor de MBAs da FGV desde 2000.


Luiz Fernando da Silva Xavier
Mestre em Administração de Empresas pela UFF, certificado como Project Management Professional (PMP) e Risk Management Professional (RMP) pelo Project Management Institute (PMI), pós-graduado em Administração com ênfase em Sistemas de Informações Gerenciais pela UFF e especialista na Análise de Sistemas pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas em Informática (IBPI). Ministra aulas nos programas de MBA da Fundação Getúlio Vargas (Gestão Empresarial, Finanças, Logística e Projetos) desde 1998. Atualmente é sócio-diretor do Grupo Beware e de outras empresas correlatas. É autor/coautor de oito livros, dentre eles “Metodologia de Gerenciamento de Projetos: Methodware”, publicado
pela Brasport e eleito em 2010 o melhor livro brasileiro da década na área de gerenciamento de projetos.


Juliano Heinzelmann Reinert
Mestrando em Engenharia de Produção da Sociesc, MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Atualmente é professor de pós-graduação em cursos de Gerenciamento de Projetos, Gestão Tributária e Governança de TI, instrutor oficial Furukawa e sócio-diretor da Juliano Heinzelmann Reinert Training (treinamentos in-company). Atua como palestrante, consultor e voluntário pelo PMI Santa Catarina.

Ingrid Paola Stoeckicht, D. Sc.
Fundadora e Diretora Executiva do Instituto Nacional de Empreendedorismo e Inovação – INEI, cofundadora da Aceleradora 2.5 de Negócios Sociais e Sócia-Diretora da INNOVATION, Practices & Strategies. Consultora, pesquisadora e palestrante, atuando há mais de vinte anos junto a organizações nacionais e internacionais nas áreas de Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento e da Inovação. Doutora em Engenharia Civil e Mestre em Sistemas Integrados de Gestão pela UFF. Psicóloga, com pós-graduações em Gestão de Recursos Humanos pela FGV, Inteligência Empresarial e Gestão do Conhecimento pelo CRIE – COPPE – UFRJ, Psicanálise e Psicossomática. É professora dos cursos de MBA da FGV desde 2001. Criadora e moderadora da comunidade de prática Gestão do Conhecimento e da Inovação e Aceleradora 2.5. Autora e coautora de várias publicações sobre Gestão da Inovação, do Conhecimento, Capital Intelectual e Negociação.
Vivemos em um cenário em constante transformação, que nos impõe o desenvolvimento de novas tecnologias que consigam prover o mercado com soluções inovadoras que melhor atendam às necessidades e demandas de diferentes clientes e mercados. A vantagem competitiva sustentável ocorre quando a empresa consegue desenvolver sua capacidade de inovar, isto é, quando utiliza o conhecimento e as competências tecnológicas para criar novos produtos, processos e serviços.
Para transformar ideias inovadoras em soluções comercialmente viáveis de sucesso, que darão à organização alavancagem competitiva diante da concorrência, os gestores se veem diante de uma necessidade premente: desenvolver as competências organizacionais, técnicas e profissionais que permitam obter sucesso no desenvolvimento e na implementação de projetos de inovação. Profissionais que gerenciam ou que participam de equipes de desenvolvimento de projetos inovadores necessitam identificar, alocar, integrar e gerenciar recursos organizacionais e conhecer práticas que possibilitem focar todo o gerenciamento de um projeto sob a ótica da inovação, aliando essas ações às melhores práticas preconizadas pelo PMI – Project Management Institute.
Este livro faz parte da série “Gerenciamento de Projetos sem Complicação”, que se propõe a mostrar que este tema pode ser abordado de forma objetiva, prática e simplificada. O objetivo é prover as técnicas necessárias para que um projeto de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de Produtos seja gerenciado com sucesso.
SUMÁRIO PROJETOS DE INOVAÇÃO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS – BASIC METHODWARE
Introdução
1. Conceitos Básicos de Gerenciamento de Projetos
1.1 Projeto
1.2 Diferenciando Projetos de Processos em uma Organização
1.3 Programa
1.4 Carteira de Projetos (Portfólio)
1.5 Subprojetos
1.6 Gerenciamento de Projetos
1.7 Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos
1.8 Escritório de Projetos
1.9 Grupos de Processo de Gerenciamento de Projetos
1.10 O Gerente do Projeto
1.11 Mapa de Processos da Metodologia Basic Methodware®
2. Introdução aos Conceitos de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento
2.1 Inovação: Como Defini-la?
2.2 Cenário da Inovação no Mundo: uma Situação Crítica
2.3 Gestão da Inovação e Gerenciamento de Projetos
2.3.1 Abordagem de Projetos “Tradicional” versus “Ondas Sucessivas”
2.3.2 Avaliação de Maturidade de Projetos de Inovação
2.4 As Principais Metodologias
2.4.1 Metodologia de Desenvolvimento de Produto/Serviço
2.5 Pensamento Lean e Abordagem Ágil
2.5.1 O Pensamento Lean
2.5.2 Uma Breve História
2.5.3 Desenvolvimento Ágil
3. Os Processos da Metodologia “Basic Methodware®” Aplicados aos Projetos de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento
I – Autorizar o Início do Projeto
P1 – Identificar os Envolvidos (Stakeholders)
P2 – Planejar o Escopo e a Qualidade
P2.1 – Definição do Escopo (visão cliente)
P2.2 – Estratégia de Condução do Projeto
P2.3 – A Estrutura Analítica do Projeto (EAP)
P2.4 – Planejar a Qualidade
P3 – Planejar as Respostas aos Riscos
P3.1 – Identificar os Riscos
P3.2 – Analisar os Riscos
P3.3 – Definir as Respostas aos Riscos
P4 – Planejar as Comunicações
P5 – Planejar o Tempo e os Recursos
P5.1 – Identificar Atividades e Marcos
P5.2 – Identificar as Dependências entre Entregas, Atividades e Marcos
P5.3 – Levantamentos dos Recursos Necessários e Estimativa da Duração das Atividades
P5.4 – Gerar o Cronograma
P6 – Planejar as Aquisições
P7 – Planejar o Custo
P8 – Aprovar o Plano do Projeto
D – Gerenciar a Execução do Plano do Projeto
D.1 – Mobilizar a Equipe do Projeto
D.2 – Autorizar a Execução do Trabalho
D.3 – Comunicar-se com os Principais Envolvidos
D.4 – Obter o Aceite dos Produtos e Serviços do Projeto
C – Checar o Trabalho do Projeto
A – Agir para Corrigir Distorções
A.1 – Corrigir as Distorções
A.2 – Controlar as Mudanças
E – Encerrar o Projeto
E.1 – Solicitar ao Cliente o Aceite Final e a Avaliação do Projeto
E.2 – Fechar o Projeto
Apêndice A: Projeto Exemplo de Pesquisa e Desenvolvimento
A.1 Plano do Projeto Exemplo: iClockIP – Relógio celular com identificação pessoal e cartão de crédito
A.2 Guia Prático de Utilização da Metodologia Basic Methodware® no Microsoft Project 2013
A.3 Guia Prático do Project Builder 2013.1 Aplicado à Metodologia Basic Methodware®
A.4 Guia Prático de Utilização da Metodologia Basic Methodware® no Serena OpenProj Versão 1.4
Apêndice B: Modelos (Templates) de Documentos
B.1 Modelo de Plano de Projeto
B.2 Modelo de Ata de Reunião
Apêndice C: Exemplos de Plano do Projeto
C.1 Projeto de P&D do Projeto iVAI (Veículo Autônomo Individual)
C.2 Projeto de P&D de uma Bateria de Longa Duração
Glossário
Bibliografia
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