
Marcus Garcia de Almeida
é pedagogo, especialista em Gestão do Conhecimento e Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação. Escritor, palestrante, professor e pesquisador, acredita que só a trilogia Educação, Ensino, Escola é capaz de conduzir a humanidade a um próximo estágio evolutivo.
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Artigo

Maria do Carmo Duarte Freitas
é Engenheira Civil, Mestre e Doutora em Engenharia de Produção (UFSC). É professora do curso de Gestão de Informação e do Mestrado em Engenharia de Produção na UFPR. Pesquisa sobre tecnologias inovadoras para educação que gerem compromisso na construção e compreensão de conteúdos para aumentar a interação professor e aluno.
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Artigo
Durante o programa de Desenvolvimento da Educação (PDE) 2008/2009 os docentes e gestores de escolas primárias e secundárias públicas e privadas do Paraná reuniram-se na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Curitiba para discutir, aprofundar-se e (re)pensar a escola e sua práxis frente aos desafios emergentes neste início de século. Valendo-se de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) baseado no software Moodle, a coordenadora de um dos cursos ofertados aos professores do PDE Profa. Dra. Maria do Carmo Duarte Freitas e equipe prepararam um curso sobre a utilização do AVA aos participantes e convidaram especialistas de diversas áreas para provocar algumas reflexões. Como resultado dessas reflexões foi elaborado pelos participantes do PDE um caderno temático e alguns artigos apresentados em congressos durante aquele período.
Ainda como resultado das reflexões e interagindo por meio do AVA, os participantes do PDE aprofundaram a discussão durante alguns meses, gerando um rico material que refletia a realidade, as dificuldades e os desafios enfrentados e superados, cada um em sua realidade, mas olhando sempre para um contexto educacional mais amplo.
Analisando a riqueza do material produzido e sabendo que ainda havia algumas vertentes da discussão iniciada naquele fórum para aprofundar, em um processo exógeno levado às últimas consequências, preparamos uma proposta de publicação que desse cabo das principais inquietações e dúvidas que pairavam na memória dos educadores. Assim nasceu a ideia do projeto para construção desta obra, dividida em 4 volumes, que envolveu mais de 30 educadores (pesquisadores, especialistas, mestres e doutores) de várias universidades públicas e privadas.
CAPÍTULO 1. ATORES RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO E SEUS PAPÉIS
Artigo 1. Do Estado à Escola em Tempos de Novas Tecnologias na Sociedade: Papéis Institucionais para o Desenvolvimento
Sumário
Resumo
Palavras-chave
1. Introdução
2. Estado, Escola e bens essenciais na DUDH
3. Estado, Escola e tecnologias na CRF do Brasil de 1988
4. Estado, Escola e tecnologias na LDB de 1996
5. Estado, Escola e tecnologias na Declaração do Milênio
6. Encaminhamento metodológico
7. Case
8. Conclusão
9. Questões para reflexão
10. Tópico para discussão
Referências
Artigo 2. Papéis dos Profissionais da Educação
Sumário
Resumo
Palavras-chave
1. Introdução
2. Conceitos
3. O papel do gestor
4. O papel do pedagogo
5. O papel do professor
6. Case: implicações e interdependência
6.1. Proposta de inovação pedagógica
6.2. Desenvolvimento das atividades
6.3. Resultados obtidos
6.4. Lições aprendidas
6.5. Questões para reflexão
7. Tópicos para discussão
8. Para saber mais sobre o tema
Referências
CAPÍTULO 2. FERRAMENTAS DE ENSINO
Artigo 3. Ferramentas Didáticas – da Pedra Lascada ao Google
Sumário
Resumo
Palavras-chave
1. Introdução
2. Da pedra ao livro impresso
2.1. O calendário
2.2. O ábaco
2.3. Os mapas
2.4. A escrita
2.5. O livro
3. Do livro impresso à tevê
3.1. A fotografia
3.2. O rádio
3.3. Fita cassete
3.4. O cinema
3.5. A televisão
4. Da televisão ao Google
4.1. O computador
4.2. Os softwares educativos
4.3. A internet
4.4. O Google
5. Case
6. Metodologia
7. Conclusão
8. Questões para reflexão
Referências
Artigo 4. Gestão de Material Didático
Sumário
Resumo
Palavras-chave
1. Introdução
1.1. Terminologia
1.2. Contexto social como determinante do material didático
1.3. Informática como suporte para o acervo de material didático
2. Encaminhamento metodológico
3. Case
4. Conclusão
5. Questões para reflexão
6. Tópico para discussão
Referências
CAPÍTULO 3. FERRAMENTAS EMERGENTES
Artigo 5. Ambiente Virtual de Aprendizagem
Sumário
Resumo
Palavras-chave
1. Introdução
2. Conceitos e exemplos de AVAs
3. O suporte ao ensino-aprendizagem: virtual e presencial
4. Estilos de aprendizagem oportunizada pelos AVAs
5. Conteúdos informacionais didáticos
6. Gestão do conhecimento no AVA
7. Encaminhamento metodológico
8. Case
9. Conclusão
10. Questões para reflexão
11. Tópico para discussão
Referências
Artigo 6. Software de Apresentação
Sumário
Resumo
Palavras-chave
1. Introdução
2. Recursos audiovisuais no ensino
3. Técnicas para montagem de apresentações
3.1. Requisitos de sistema
3.2. Conteúdo informacional
3.3. Oratória
4. Encaminhamento metodológico
5. Case – Produção do curso WEB-PCO
6. Questões para reflexão
7. Tópico para discussão
Referências
Artigo 7. Software de Autoria na Educação: Aplicação e Perspectivas
Sumário
Resumo
Palavras-chave
1. Introdução
2. Aspectos conceituais
3. Aspectos tecnológicos e fatores de qualidade
4. Representação de conteúdos educacionais
5. Software de autoria
5.1 Software de autoria educacional
5.2. Software de autoria em AVAs
6. Perspectivas futuras: rumo à adaptabilidade
7. Case: AdaptWeb®
8. Considerações finais
9. Questões para reflexão
10. Tópicos para discussão
11. Para saber mais sobre o tema
Referências
Artigo 8. Software de Autoria
Sumário
Resumo
Palavras-chave
1. Introdução
2. Novos aparatos tecnológicos e sua aplicabilidade no ambiente educativo
3. Muitos caminhos a serem percorridos
4. O uso de software de autoria na educação: conhecendo o Visual Class
5. Estudo de caso: Projeto Brasil-Japão
6. Considerações finais
Referências
Artigo 9. Lousa Digital
Sumário
Resumo
Palavras-chave
1. Introdução
2. Desenvolvimento
3. Encaminhamento metodológico
4. Case
5. Conclusão
6. Questões para reflexão
7. Tópico para discussão
Referências
Artigo 10. Realidade Virtual na Educação
Sumário
Resumo
Palavras-chave
1. Introdução
2. Fundamentação teórica
2.1. Visualização tridimensional
2.2. Realidade virtual
2.3. Realidade virtual e educação
3. Encaminhamento metodológico
4. Cases
4.1. Second Life e educação
4.2. Gruta digital e educação
5. Conclusão
6. Questões para reflexão
7. Tópicos para discussão
Referências
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