
André L. N. Campos
Doutorando pela COPPE/UFRJ, Mestre em Informática pelo NCE/UFRJ e especialista em Gestão Estratégica de TI (NCE/UFRJ), Gestão Industrial (COPPE/UFRJ) e Segurança da Informação (UNESA). Com mais de 25 anos de atuação em Tecnologia da Informação em suas diversas áreas, possui certificações Microsoft, ITIL, Auditor Líder BS 7799 e Security Officer. Nos últimos dez anos concentrase na relação da TI com o Negócio, em áreas como Gestão de Processos, Governança em TI, Gestão de Projetos, Engenharia de Software e Segurança da Informação. Tem atuado
como consultor em grandes organizações públicas e privadas.
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Artigo
A modelagem de processos é muito relevante para estabelecer e melhorar a operação e controle das organizações, e mais do que isso, para viabilizar o atingimento dos objetivos estratégicos dessas organizações. Isso parece ser um consenso, considerando a abundância de consultorias e cursos sobre o tema, e o discurso dos líderes de praticamente todas as empresas modernas. Evidência adicional é a proliferação de ferramentas e notações para a modelagem de processos
MODELAGEM DE PROCESSOS: O QUE NÃO DEVO FAZER?
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Platão, Freud, Morin e Sócrates concordam: o autoconhecimento é a estrada para a conquista e a realização. Quem não se lembra da célebre filosofia de Sócrates – “Conhece-te a ti mesmo”? Quem conhece a si mesmo pode identificar suas virtudes e fraquezas e então tornar-se melhor.
Este mesmo princípio se aplica às organizações. Pequenas ou grandes, eles acabam se tornando complexas, com dezenas, centenas e até milhares de processos de trabalho. É uma enorme quantidade de conhecimento pulverizado por toda a organização.
BPMN é a linguagem ou notação de modelagem de processos mais amplamente utilizada. É fácil de aprender, é aplicável às mais diversas áreas de atuação das organizações – e melhor ainda, é um padrão aberto. Isso significa que não há restrições ao seu uso, e por isso contamos com uma infinidade (cada vez maior) de ferramentas que suportam essa notação. Alguns governos, inclusive o brasileiro, adotaram a BPMN como notação obrigatória em seus projetos.
Este livro aborda de maneira simples e direta os conceitos fundamentais sobre modelagem de processos, apresentando-os gradualmente. Há dezenas de modelos de processo para ilustrar os fundamentos, e esses modelos são elaborados em notação BPMN, que também é apresentada ao leitor de forma clara e objetiva. Este formato torna o livro muito útil tanto para quem já conhece modelagem de processos quanto para quem está começando agora.
Seja qual for seu objetivo, implementar a melhoria contínua, fazer reengenharia de processos, construir ou comprar sistemas de informação, aplicar a qualidade total, buscar certificações na área de qualidade, fornecer consultoria em processos, entre muitos outros, este livro é para você.
1. Processos
O que é um processo
Objeto de dados
Atores
Eventos
Os tipos de processos organizacionais
Conclusão
2. Iniciativas que utilizam a gestão de processos
Gestão da qualidade
Reengenharia organizacional
Processos no alinhamento estratégico
Governança em TI
Gestão de riscos
Gestão do conhecimento
Automação
Dimensões da gestão de processos
Explicitação
Execução
Medição
Simulação
Controle
Conclusão
3. Conhecendo a gestão de processos
Planejar
Modelar situação atual
Modelar situação desejada
Implementar processos
Monitorar
Refinar
Conclusão
4. Notação para modelagem de processos
IDEF0
ARIS
BPMN
Conclusão
5. Uma introdução à notação BPMN
Elementos básicos da notação
O trabalho no tempo (atividades)
Alterando os caminhos do rio (gateways)
Coisas que acontecem (eventos)
Dados produzidos e consumidos (data objects)
Quem faz o quê (Pool e Lanes)
Conclusão
6. Conhecendo melhor a notação BPMN
Elementos básicos da notação
Atividades ou subprocessos?
Mais sobre gateways
Eventos
Eventos de início
Eventos intermediários
Eventos de final
Conclusão
7. Conexões e dados em BPMN
Conexões
Fluxo sequencial
Troca de mensagens
Dados
Conclusão
8. Ainda mais sobre BPMN
Perspectiva
Mensagens
Enviar e receber
Durante a atividade
Atividades de mensagem
Eventos temporais
Evento de erro
Conclusão
9. Projetos de modelagem de processo
A modelagem de processos
Projetos de modelagem de processos
Estrutura de pessoas do projeto de modelagem
Patrocinador
Comitê executivo
Equipe de modelagem
Dono do processo
Especialista
Cliente
Antes de começar
Gestão do escopo
Gestão do cronograma
Gestão da comunicação
Gestão dos riscos
Conclusão
10. O processo de modelagem de processos
Situação atual ou desejada?
Atividades do processo
Preparar
Definir escopo do ciclo de modelagem
Identificar as fontes de informação
Identificar os processos de interface
Coletar
Processar documentos
Realizar entrevistas
Construir
Modelar agentes externos
Modelar atores internos
Modelar mensagens
Modelar dados globais
Modelar atividades normais
Modelar atividades de exceção
Definir dados locais
Validar
Publicar
Conclusão
11. A modelagem de processos e a automação
O que é automação?
Utilizando ferramentas existentes
Utilizando ferramentas sob medida
Elicitando requisitos a partir do processo
Conclusão
Conclusão
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