Gerenciamento de Projetos de Marketing: uma adaptação da metodologia Basic Methodware

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Carlos Magno da Silva Xavier

Eleito, em 2010, uma das cinco personalidades brasileiras da década na área de gerenciamento de projetos. É Doutor em administração de empresas pela Universidad Nacional de Rosário (Argentina) e Mestre em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). É Capitão-de-Mar-e-Guerra da reserva da Marinha do Brasil, Sócio-Diretor do Grupo Beware e da CMX. É autor/coautor de 18 livros, dentre eles “Metodologia de Gerenciamento de Projetos: Methodware”, publicado pela Brasport e eleito em 2010 o melhor livro brasileiro da década na área de gerenciamento de projetos. É certificado PMP pelo PMI e professor de MBAs da FGV desde 2000.

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Ana Luiza Collares Xavier

Apaixonada por marketing. Formada em Comunicação Social pela ESPM, com curso de extensão em marketing na University of California Irvine, é pós-graduada em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e em Comunicação Digital pela Infnet. Com o compromisso de ajudar as empresas a agregarem mais valor às suas marcas e melhorarem seus resultados, ela é consultora e propaga seu conhecimento ministrando cursos.
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Luiz Fernando da Silva Xavier

Mestre em Administração de Empresas pela UFF, certificado como Project Management Professional (PMP) e Risk Management Professional (RMP) pelo Project Management Institute (PMI), pós-graduado em Administração com ênfase em Sistemas de Informações Gerenciais pela UFF e especialista na Análise de Sistemas pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas em Informática (IBPI). Ministra aulas nos programas de MBA da Fundação Getúlio Vargas (Gestão Empresarial, Finanças, Logística e Projetos) desde 1998. Atualmente é sócio-diretor do Grupo Beware e de outras empresas correlatas. É autor/coautor de oito livros, dentre eles “Metodologia de Gerenciamento de Projetos: Methodware”, publicado
pela Brasport e eleito em 2010 o melhor livro brasileiro da década na área de gerenciamento de projetos.

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  • Uma versão prática e simplificada de como iniciar, planejar, executar, monitorar, controlar e encerrar projetos em 13 processos
  • Utiliza o ciclo PDCA para a melhoria contínua do projeto
  • Incorpora práticas ágeis e colaborativas, tais como Canvas, Scrum e Kanban
  • Aborda as 10 áreas e conhecimento propostas pelo PMBOK® Guide
  • Ideal para gerentes de projetos de pequeno e médio porte e estudantes


Realização de eventos, criação de campanhas de comunicação, lançamento de produtos e serviços e muitas outras ações, realizadas por profissionais de marketing e comunicação, devem ser tratados como projetos. Com o incremento do marketing digital e de tecnologias como big data, machine learning, inteligência artificial, ferramentas de automação e outras, o mercado ficou totalmente focado em dados, produtividade e resultados.
Este livro está alinhado com esse cenário, aplicando práticas modernas de gestão de projetos na área de marketing, contribuindo para o aumento da eficácia das iniciativas e para a previsibilidade de prazo e custo dos projetos, agregando valor mais rápido para o negócio (strategic throughput – vazão estratégica).
Neste livro utilizamos um modelo Canvas para a concepção colaborativa de projetos de marketing, em conjunto com a nossa metodologia Basic Methodware® (de apenas 13 processos), que incorpora uma das ferramentas mais conhecidas de melhoria contínua: o ciclo PDCA (PLAN – DO – CHECK – ACT) da qualidade. Também incorporamos uma abordagem ágil de desenvolvimento de produtos e serviços (Scrum) e uma forma colaborativa e visual de acompanhamento de projetos (Kanban).
Tivemos a preocupação de estabelecer, no início do livro, um nivelamento básico do conhecimento dos leitores acerca dos conceitos de gerenciamento de projetos. Para que a metodologia pudesse ser mais bem entendida e aplicada, utilizamos um caso prático de planejamento de marketing em uma organização.
A Metodologia Basic Methodware®, utilizada neste livro, é objetiva e prática, demonstrando que é possível gerenciar projetos sem burocracia, trazendo como benefício uma maior previsibilidade e aumentando a chance de sucesso do projeto.
Introdução
1. A Importância do Gerenciamento de Projetos e os seus Conceitos Básicos
1.1. Por que adotar práticas de gerenciamento de projetos?
1.2. Conceitos básicos de gerenciamento de projetos
1.2.1. Projeto
1.2.2. Diferenciando projetos de processos em uma organização
1.2.3. Programa
1.2.4. Carteira de projetos (portfólio)
1.2.5. Subprojetos
1.2.6. Gerenciamento de projetos
1.2.7. Áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos
1.2.8. Escritório de projetos (Project Management Office – PMO)
1.2.9. Grupos de processos de gerenciamento de projetos
1.2.10. O gerente do projeto
1.2.11. A gestão moderna de projetos
1.2.12. A metodologia Basic Methodware®
2. Elaborando o Planejamento Estratégico de Marketing
2.1. Introdução ao planejamento estratégico de marketing
2.2. Business Model Canvas
2.2.1. Proposta de valor
2.2.2. Segmentos de clientes
2.2.3. Relacionamento com os clientes
2.2.4. Canais
2.2.5. Parcerias-chave
2.2.6. Atividades-chave
2.2.7. Recursos-chave
2.2.8. Estrutura de custos
2.2.9. Fontes de renda ou receita
2.3. Diagnóstico
2.3.1. Forças e fraquezas
2.4. Concorrentes
2.5. Público-alvo
2.6. Buyer persona
2.7. Jornada de compra do consumidor
2.7.1. Aprendizado e descoberta
2.7.2. Reconhecimento do problema
2.7.3. Consideração da solução
2.7.4. Decisão de compra
2.8. Estratégias
2.9. Táticas
2.10. A proposta de projeto para implementação do plano estratégico de marketing
2.10.1. A importância da proposta de projeto
2.10.2. A concepção do projeto com um modelo canvas
2.10.3. A viabilidade econômica do projeto
2.10.4. A redação da proposta
3. Os Processos da Metodologia Basic Methodware® Aplicados aos Projetos de Marketing
3.1. Projeto exemplo
3.2. Iniciar o projeto
I – Autorizar o início do projeto
3.3. Planejar o projeto
P1 – Identificar os stakeholders (envolvidos)
P2 – Planejar o escopo e a qualidade
P2.1 – Definir o escopo (visão cliente)
P2.2 – Definir a estratégia de condução do projeto
P2.3 – Elaborar a Estrutura Analítica do Projeto (EAP)
P2.4 – Planejar a qualidade
P3 – Planejar as respostas aos riscos
P3.1 – Identificar os riscos
P3.2 – Analisar os riscos
P3.3 – Definir as respostas aos riscos
P4 – Planejar as comunicações
P5 – Planejar o tempo e os recursos
P5.1 – Identificar atividades e marcos
P5.2 – Identificar as dependências entre entregas, atividades e marcos
P5.3 – Levantar os recursos necessários e estimar a duração das atividades
P5.4 – Gerar o cronograma
P6 – Planejar as aquisições
P7 – Planejar o custo
P8 – Aprovar o Plano do Projeto
3.4. Executar o projeto
D – Gerenciar a execução do Plano de Projeto
D.1 – Mobilizar a equipe do projeto
D.2 – Autorizar a execução do trabalho com apoio do Kanban
D.3 – Comunicar-se com os principais envolvidos
D.4 – Obter o aceite dos produtos e serviços do projeto
3.5. Monitorar e controlar o projeto
C – Checar o trabalho do projeto
A – Agir para corrigir distorções
A.1 – Corrigir as distorções
A.2 – Controlar as mudanças
3.6. Encerrar o projeto
E – Encerrar o projeto
E.1 – Solicitar ao cliente o aceite final e a avaliação do projeto
E.2 – Fechar o projeto
Apêndice A. Projeto Exemplo “Implementação do Plano de Marketing do Clube Reivax”
A.1. Plano Estratégico de Marketing do Clube Reivax
A.2. Project Canvas do projeto de implementação do plano estratégico de
marketing do Clube Reivax
A.3. Proposta do projeto de implementação do plano estratégico de marketing do
Clive Reivax
A.4. Plano de Projeto de implementação do plano estratégico de marketing do
Clube Reivax
Apêndice B. Modelos de Documentos
B.1. Modelo de plano de marketing
B.2. Modelos da Basic Methodware®
B.2.1. Modelo de Project Canvas Methodware®
B.2.2. Modelo de proposta de projeto
B.2.3. Modelo de plano do projeto
B.2.4. Modelo de ata de reunião
B.2.5. Modelo de aceite
B.2.6. Modelo de quatro Kanban
Apêndice C. Glossário
Apêndice D. Bibliografia
ISBN:
9788574529455
Edição:
1
Páginas:
168
Largura:
17
Comprimento:
24
Lombada:
0.9
Volume:
367.2
Lançamento:
29/11/2019
Idioma:
Português
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