
Carlos Magno da Silva Xavier
Eleito, em 2010, uma das cinco personalidades brasileiras da década na área de gerenciamento de projetos. É Doutor em administração de empresas pela Universidad Nacional de Rosário (Argentina) e Mestre em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). É Capitão-de-Mar-e-Guerra da reserva da Marinha do Brasil, Sócio-Diretor do Grupo Beware e da CMX. É autor/coautor de 18 livros, dentre eles “Metodologia de Gerenciamento de Projetos: Methodware”, publicado pela Brasport e eleito em 2010 o melhor livro brasileiro da década na área de gerenciamento de projetos. É certificado PMP pelo PMI e professor de MBAs da FGV desde 2000.
Livros do Autor


Ana Luiza Collares Xavier
Apaixonada por marketing. Formada em Comunicação Social pela ESPM, com curso de extensão em marketing na University of California Irvine, é pós-graduada em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e em Comunicação Digital pela Infnet. Com o compromisso de ajudar as empresas a agregarem mais valor às suas marcas e melhorarem seus resultados, ela é consultora e propaga seu conhecimento ministrando cursos.Livros do Autor

Luiz Fernando da Silva Xavier
Mestre em Administração de Empresas pela UFF, certificado como Project Management Professional (PMP) e Risk Management Professional (RMP) pelo Project Management Institute (PMI), pós-graduado em Administração com ênfase em Sistemas de Informações Gerenciais pela UFF e especialista na Análise de Sistemas pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas em Informática (IBPI). Ministra aulas nos programas de MBA da Fundação Getúlio Vargas (Gestão Empresarial, Finanças, Logística e Projetos) desde 1998. Atualmente é sócio-diretor do Grupo Beware e de outras empresas correlatas. É autor/coautor de oito livros, dentre eles “Metodologia de Gerenciamento de Projetos: Methodware”, publicado
pela Brasport e eleito em 2010 o melhor livro brasileiro da década na área de gerenciamento de projetos.
Livros do Autor

- Uma versão prática e simplificada de como iniciar, planejar, executar, monitorar, controlar e encerrar projetos em 13 processos
- Utiliza o ciclo PDCA para a melhoria contínua do projeto
- Incorpora práticas ágeis e colaborativas, tais como Canvas, Scrum e Kanban
- Aborda as 10 áreas e conhecimento propostas pelo PMBOK® Guide
- Ideal para gerentes de projetos de pequeno e médio porte e estudantes
Realização de eventos, criação de campanhas de comunicação, lançamento de produtos e serviços e muitas outras ações, realizadas por profissionais de marketing e comunicação, devem ser tratados como projetos. Com o incremento do marketing digital e de tecnologias como big data, machine learning, inteligência artificial, ferramentas de automação e outras, o mercado ficou totalmente focado em dados, produtividade e resultados.
Este livro está alinhado com esse cenário, aplicando práticas modernas de gestão de projetos na área de marketing, contribuindo para o aumento da eficácia das iniciativas e para a previsibilidade de prazo e custo dos projetos, agregando valor mais rápido para o negócio (strategic throughput – vazão estratégica).
Neste livro utilizamos um modelo Canvas para a concepção colaborativa de projetos de marketing, em conjunto com a nossa metodologia Basic Methodware® (de apenas 13 processos), que incorpora uma das ferramentas mais conhecidas de melhoria contínua: o ciclo PDCA (PLAN – DO – CHECK – ACT) da qualidade. Também incorporamos uma abordagem ágil de desenvolvimento de produtos e serviços (Scrum) e uma forma colaborativa e visual de acompanhamento de projetos (Kanban).
Tivemos a preocupação de estabelecer, no início do livro, um nivelamento básico do conhecimento dos leitores acerca dos conceitos de gerenciamento de projetos. Para que a metodologia pudesse ser mais bem entendida e aplicada, utilizamos um caso prático de planejamento de marketing em uma organização.
A Metodologia Basic Methodware®, utilizada neste livro, é objetiva e prática, demonstrando que é possível gerenciar projetos sem burocracia, trazendo como benefício uma maior previsibilidade e aumentando a chance de sucesso do projeto.
1. A Importância do Gerenciamento de Projetos e os seus Conceitos Básicos
1.1. Por que adotar práticas de gerenciamento de projetos?
1.2. Conceitos básicos de gerenciamento de projetos
2.2. Business Model Canvas
2.5. Público-alvo
2.6. Buyer persona
2.7. Jornada de compra do consumidor
2.9. Táticas
2.10. A proposta de projeto para implementação do plano estratégico de marketing
3.1. Projeto exemplo
3.2. Iniciar o projeto
I – Autorizar o início do projeto
3.3. Planejar o projeto
P1 – Identificar os stakeholders (envolvidos)
P2 – Planejar o escopo e a qualidade
P5 – Planejar o tempo e os recursos
P8 – Aprovar o Plano do Projeto
3.4. Executar o projeto
D – Gerenciar a execução do Plano de Projeto
C – Checar o trabalho do projeto
A – Agir para corrigir distorções
E – Encerrar o projeto
A.1. Plano Estratégico de Marketing do Clube Reivax
A.2. Project Canvas do projeto de implementação do plano estratégico de
marketing do Clube Reivax
A.3. Proposta do projeto de implementação do plano estratégico de marketing do
Clive Reivax
A.4. Plano de Projeto de implementação do plano estratégico de marketing do
Clube Reivax
Apêndice B. Modelos de Documentos
B.1. Modelo de plano de marketing
B.2. Modelos da Basic Methodware®
Apêndice D. Bibliografia
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