Sistema de Gestão de Continuidade de Negócios: esteja preparado para salvar a sua vida e os negócios em caso de um incidente ou desastre

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Sergio da Silva Manoel

Profissional com mais de 20 anos de experiência em Governança, Gestão e Planejamento Estratégico. 

Possui Pós-Graduação em Auditoria de Tecnologia da Informação, MBA em Arquitetura e Governança de Tecnologia da Informação, além de MBA em Gestão de Negócios. É Mestrando em Desenho, Gestão e Direção de Projetos.

Atualmente é Sócio Diretor da empresa Trinity Cyber Security, empresa criada em 2013 na cidade do Rio de Janeiro, inicialmente focada na criação de soluções para contribuir com os objetivos estratégicos de seus clientes, que conta hoje com um portfólio abrangente no setor de Segurança e Tecnologia da Informação, provendo soluções em Governança de Segurança da Informação, Gestão de Continuidade de Negócios e na Lei Geral de Proteção de Dados.

Além disso, é membro do grupo de trabalho (GT) para Norma ISO 22300 da ABNT, responsável pela revisão da norma no âmbito do Brasil.

Ademais, é autor de sucesso no mercado de Segurança e Tecnologia da Informação com o livro “Governança de Segurança da Informação”, também publicado pela Brasport em 2014.

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Esteja preparado para salvar a sua vida e os seus negócios em caso de um incidente ou desastre

Tenha um “plano B” profissional

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As empresas devem analisar detalhadamente o risco de parada nos processos críticos do seu negócio. Esse risco deve ser entendido do ponto de vista corporativo. Devemos, então, avançar à Gestão de Continuidade de Negócios para a distribuição de responsabilidades na sua organização, mantendo assim os processos de negócio operando de forma contínua. O que você faria se:

  • A rede da sua organização, e-mail, internet ou um sistema crítico ficasse indisponível por X minutos/horas/dias em virtude de um ataque cibernético?
  • Um incêndio destruísse todos os documentos importantes (internos ou de clientes)?
  • Uma pessoa-chave da sua equipe ficasse doente? Ou recebesse uma proposta de emprego bem superior e deixasse imediatamente a sua empresa?
  • O seu principal fornecedor não entregasse o serviço contratado?
  • Houvesse um alagamento na sua cidade e os funcionários não conseguissem ir trabalhar?
  • Caso ocorresse uma greve de caminhoneiros e os seus produtos não fossem entregues para seus clientes?
  • Se existisse uma epidemia de dengue na sua cidade e os seus funcionários fossem contaminados?
  • Caso ocorresse um incidente de violação de dados pessoais na sua empresa?

Uma interrupção no processo de negócio crítico pode ocasionar perdas significativas para sua empresa.

Como obter um diferencial competitivo para a sua empresa?

Este livro é a resposta.

“Nossas primeiras conversas começaram no início do segundo semestre de 2018, quando o Sergio Manoel sinalizou o interesse em escrever um livro que pudesse ser usado como base de estudos para os profissionais interessados na certificação EXIN BCM (Business Continuity Management). A visão integrada entre teoria e prática envolvendo tantas disciplinas e conhecimentos (sugiro uma navegada pelo currículo do autor via LinkedIn) me trouxe muita tranquilidade para mais este projeto. E nossa coletânea EXIN na Brasport ganha mais um título de peso. Convido leitores e profissionais da área a uma leitura agradável, produtiva e rica em conhecimento e experiência.”

Milena Andrade Regional Director (EXIN Brasil)

Sobre a EXIN

O EXIN é uma empresa holandesa, independente, que desenvolve programas de qualificação e certifica profissionais de TI em todo o mundo nas melhores práticas e frameworks reconhecidos no campo da gestão da informação. O EXIN está ativo em mais de 165 países e oferece exames em vários idiomas, incluindo o português. Desde a fundação, em 1984, o EXIN já avaliou e certificou mais de dois milhões de profissionais, o que garante o reconhecimento do valor da conquista de uma certificação em um contexto internacional. A sede do EXIN está localizada em Utrecht, Holanda.

Introdução

2018, o ano da Gestão de Continuidade de Negócios no Brasil

Motivação para a implantação de um Sistema de Gestão de Continuidade de Negócios

Tendências e benefícios

Como vender a ideia para a implementação de um SGCN?

Alguns conceitos básicos

Resumo de estudo para certificação Fundamentos em Gestão de Continuidade de Negócios

Capítulo 1 – Estrutura do Sistema de Gestão de Continuidade de Negócios

1.1 Harmonização dos sistemas de gestão

1.2 Estrutura do Sistema de Gestão de Continuidade de Negócios

1.3 Evolução do ciclo PDCA para o PDCL

1.4 Etapas do projeto de estruturação do SGCN

1.5 O tamanho ideal de equipe de Gestão de Continuidade de Negócios

1.6 Instruções práticas para implementação do SGCN

1.7 Resumo de estudo para certificação Fundamentos em Gestão de Continuidade de Negócios

Capítulo 2 – Estabelecer o SGCN

2.1 Informação documentada – Cláusula 7.5

2.2 Qual o negócio da sua organização? – Cláusula 4

2.2.1 Entendendo a organização e seu contexto – Cláusula 4.1
2.2.2 Entendendo as necessidades e expectativas das partes interessadas – Cláusula 4.2
2.2.3 Determinando o escopo do Sistema de Gestão de Continuidade de Negócios – Cláusula 4.3
2.2.4 Sistema de Gestão de Continuidade de Negócios – Cláusula 4.4

2.3 Liderança do SGCN – Cláusula 5

2.3.1 Liderança e comprometimento – Cláusula 5.1
2.3.2 Comprometimento da Alta Direção – Cláusula 5.2
2.3.3 Política de Continuidade de Negócios – Cláusula 5.3
2.3.4 Papéis, responsabilidades e autoridades organizacionais – Cláusula 5.4

2.4 Planejamento do Sistema de Gestão de Continuidade de Negócios – Cláusula 6

2.4.1 Como serão estabelecidas as ações para direcionar riscos e oportunidades – Cláusula 6.1
2.4.2 Objetivos de Continuidade de Negócios e Planos de Ação para alcançá-los – Cláusula 6.2

2.5 Suporte ao Sistema de Gestão de Continuidade de Negócios – Cláusula 7

2.5.1 Recursos do SGCN – Cláusula 7.1
2.5.2 Competência do SGCN – Cláusula 7.2
2.5.3 Educação e conscientização do SGCN – Cláusula 7.3
2.5.4 Plano de Comunicação do SGCN – Cláusula 7.4

2.6 Resumo de estudo para certificação Fundamentos em Gestão de Continuidade de Negócios

Capítulo 3 – Implementar e Operar o SGCN

3.1 Planejamento e controle operacional do SGCN – Cláusula 8.1

3.2 Análise de Impacto no Negócio e Processo de Avaliação de Riscos – Cláusula 8.2

3.2.1 Análise de Impacto no Negócio (BIA – Business Impact Analysis) – Cláusula 8.2.2
3.2.2 Processo de Avaliação de Riscos – Cláusula 8.2.3

3.3 Estratégia de Continuidade de Negócios – Cláusula 8.3

3.4 Planos de Continuidade de Negócios – Cláusula 8.4

3.4.1 Utilizando o PAC – Plano de Administração de Crises – Cláusula 8.4.3
3.4.2 Utilizando o PGI – Plano de Gerenciamento de Incidentes – Cláusulas 8.4.2 e 8.4.3
3.4.3 Utilizando o PCO – Plano de Continuidade Operacional – Cláusula 8.4.4
3.4.4 Utilizando o PRD – Plano de Recuperação de Desastres – Cláusula 8.4.4
3.4.5 Retorno à normalidade das operações após o tratamento do incidente de Continuidade de Negócios – Cláusula 8.4.5

3.5 Exercitando e testando – Plano de Testes e Validação – PTV – Cláusula 8.5

3.6 Resumo de estudo para certificação Fundamentos em Gestão de Continuidade de Negócios

Capítulo 4 – Monitorar e Analisar Criticamente o SGCN

4.1 Monitorando e medindo, analisando e avaliando os indicadores e procedimentos do SGCN – Cláusula 9.1

4.2 Auditando internamente o SGCN – Cláusula 9.2

4.3 Análise crítica pela Alta Direção – Cláusula 9.3

4.4 Resumo de estudo para certificação Fundamentos em Gestão de Continuidade de Negócios

Capítulo 5 – Manter e Melhorar Continuamente o SGCN

5.1 Melhoria contínua do Sistema de Gestão de Continuidade de Negócios – Cláusula 10

5.1.1 Não conformidade, ações corretivas e a melhoria contínua dp SGCN – Cláusulas 10.1 e 10.2
5.1.2 Melhoria contínua – Cláusula 10.2

5.2 Resumo de estudo para certificação Fundamentos em Gestão de Continuidade de Negócios

Capítulo 6 – Estudoes de Casos

6.1 Estudos de casos

6.1.1 Lettergold Plastics
6.1.2 Braspag
6.1.3 Banco Nossa Caixa
6.1.4 CIP – Câmara Interbancária de Pagamentos

6.2 Importância da certificação em Continuidade de Negócios

Referências Bibliográficas

Livros

Melhores práticas

Web sites

ISBN:
9788574529318
Edição:
1
Páginas:
352
Largura:
17
Comprimento:
24
Lombada:
1.9
Volume:
775.2
Lançamento:
24/05/2019
Situação:
Lançamento
Idioma:
Português
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