O MAnGve (pronuncia-se “mangue”) é um framework para implantação e melhoria dos processos de governança e gerenciamento dos serviços de TIC nas organizações através de uma abordagem ágil, com foco prático e orientações que procuram superar as principais carências e limitações na aplicação dos modelos existentes (ITIL, COBIT, COSO, VAL IT, dentre outros).
Esta é uma abordagem inovadora e recente sobre a aplicação de princípios, valores e boas práticas das metodologias ágeis da Engenharia de Software na área de Governança e Gestão. Este modelo usa como mecanismo para o alcance de seus objetivos um conjunto de metáforas e analogias a respeito do mangue, considerado o ecossistema biologicamente mais rico do planeta, além de uma série de atributos lúdicos da cultura Manguebeat.
Este livro apresenta uma visão crítica sobre as principais limitações práticas encontradas em oito modelos relacionados à Governança, os fundamentos da Governança Ágil, assim como todo o corpo de conhecimento do MAnGve. Outro ponto que merece destaque é a descrição detalhada da aplicação do MAnGve através de um caso real, onde são explorados as principais dificuldades e limitações, as lições aprendidas e os resultados alcançados. A reflexão em cima destas questões leva o leitor a um conjunto de recomendações sobre por onde iniciar a implementação de governança em sua organização.
Sobre autor
|
Alexandre Lunaé Doutorando e Mestre em Ciência da Computação pelo Centro de Informática (CIn) da UFPE na área de Governança em Tecnologias de Informação e Comunicação, com MBA em Gestão Estratégica de TIC. Engenheiro Químico pela UFPE. Certificado ITIL, COBIT e CSM. Professor de pós-graduação e ensino superior em TIC. Autor de vários artigos, possui mais de 15 anos de experiência profissional na área de Ciência da Computação, com ênfase em Gestão, atuando principalmente com projetos, governança em TIC, engenharia de software, informática em saúde, e-Business, metodologias ágeis, ITIL, COBIT, PMBOK e MAnGve. |
Canal Multimídia
-
VÍDEOS
MAnGveWare 1/3
MAnGveWare 3/3
NETV - Dicas de Segurança na Web - Ambientes Públicos
MAnGveWare 2/3
Thus was born the MAnGve...
Categorias
Nuvem de tags
Notícias
- Campus Party - 2012
- 1º Hacking Day / Lançamento Cloud Computing - Nova Arquitetura da TI
- Lançamento do livro Certificação CAPM
- Confraternização de Fim de Ano - 2011
- Lançamento do livro MAnGve de Alexandre Luna
- Lançamento do livro Gerenciamento de Projetos no Terceiro Setor
- VI Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos
- Hackers To Hackers Conference (H2HC)
