
Alesandro Gonçalves Barreto
Delegado de Polícia Civil do Estado do Piauí. É graduado pela Universidade Regional do Cariri (1998) e pós-graduado em Direito pela Universidade Federal do Piauí. Coautor dos livros: “Inteligência e Investigação Criminal em Fontes Abertas”, “Manual de Investigação Cibernética”, “Deep Web” (Brasport), “Vingança Digital” (Mallet) e “Cibercrimes e os reflexos no direito brasileiro” (Juspodivm). Foi Diretor da Unidade do Subsistema de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí de 2005 a 2016. Integrou o Grupo de Trabalho revisor da Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública. Professor de Cursos de Inteligência Cibernética pela SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública) e SEOPI (Secretaria de Operações Integradas). Professor na Academia de Polícia Civil do Piauí das disciplinas Inteligência de Segurança Pública e Investigação Policial e da Escola da Magistratura. Trabalhou na Secretaria Extraordinária para Segurança de Grandes Eventos do Ministério da Justiça (SESGE-MJ) e foi Gestor do NUFA (Núcleo de Fontes Abertas) durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Entre os anos de 2017/18, foi Coordenador Geral de Contrainteligência da Diretoria de Inteligência e Coordenador-Geral Substituto da Polícia Judiciária e Perícia da Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Atualmente encontra-se mobilizado na Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública exercendo suas atividades no Laboratório de Operações Cibernéticas.
Canal Multimídia
-
Artigo
O delegado Alesandro Barreto, chefe do Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, lançou livro intitulado Inteligência Digital. A obra tem como principal foco as fontes abertas como ferramentas para produção de provas e conhecimentos de inteligência policial. O livro foi escrito em parceria com Emerson Wendt, delegado de polícia do Rio Grande do Sul.
Polícia Civil do Piauí
Livros do Autor

Hericson dos Santos
Perito Criminal da Superintendência da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo. Bacharel em Ciência da Computação, Especialista em Redes e Telecomunicações, Especialista em Perícia Forense Aplicada à Computação. É professor de investigação de crimes eletrônicos da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Instrutor de investigação de crimes de abuso sexual infantil nos meios cibernéticos credenciado pela CRC – Child Rescue Coalition.Livros do Autor
1. Deep web e seu misticismo
1.1. Surface, deep web e darknet
1.2. Características da deep web
1.3. A deep web e seu conteúdo
1.4. As redes mais populares da deep web
2. Da rede Tor
2.1. A rede Tor e suas peculiaridades
2.2. Funcionamento da rede
2.3. O guarda de entrada
2.4. Acessando a rede Tor
2.5. Realizando algumas conexões
2.6. Sites nativos da rede Tor
2.7. Configurações de parâmetros de acesso aos relés Tor
3.1. Filosofia da Freenet
3.2. Arquitetura
3.5. Interface e configuração
4. Da rede I2P
4.1. Conceitos técnicos da rede I2P
5.1. Zeronet
6.1. Os crimes mais comuns encontrados na deep web
6.3. Coleta em fontes abertas
6.4. Da infiltração policial
Referências bibliográficas
Nenhuma mensagem encontrada