Empreendedorismo na Internet : Como encontrar e avaliar um lucrativo nicho de mercado

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Dailton Felipini

é uma referência quando o assunto é e-commerce. É graduado e mestre em Administração de Empresas pela FGV-SP e trabalhou em inúmeras empresas de pequeno e médio porte, inclusive na IBM em Nova York. Acompanha empreendedores e auxilia no desenvolvimento de projetos na Internet desde 2001, tornando-se um especialista no assunto. Possui cinco livros no formato digital e impresso e cerca de uma centena de artigos já publicados sobre e-commerce. É consultor, professor de Comércio Eletrônico, palestrante e editor do site eCommerceOrg, site Top 1 do Google para e-commerce, e da LeBooks, primeira editora e livraria brasileira especializada em e-books. Seu trabalho na área tem motivado muitos profissionais, comerciantes e novos empreendedores a investirem com sucesso no novo canal de comecialização representado pela Internet. 

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  • VÍDEOS

    GOOGLE TOP 10: Como colocar seu site ou blog na primeira página do Google
    Apresentação do livro "Google top 10: como colocar seu site ou blog na primeira página do Google' pelo próprio autor
    COMPRA COLETIVA: Um guia para o comprador, o comerciante e o Empreendedor
    Este livro, o quarto título da coleção e-commerce Melhores Práticas, é um guia prático para empreendedores, comerciantes e usuários que desejam explorar e utilizar de forma eficaz o fascinante mundo da compra coletiva. No video Dailton explica sobre o livro.
    GOOGLE ADSENSE: como gerar receita com seu site ou blog
    Dailton Felipini é mestre e graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Professor de comércio eletrônico. Consultor especialista em e-commerce.
    EMPREENDEDORISMO NA INTERNET: Como encontrar e avaliar um lucrativo nicho de mercado
    Apresentação do livro Empreendedorismo na Internet pelo autor Dailton Felipini. O livro ensina o empreendedor a encontrar um bom nicho de mercado e oferece 100 idéias de negócios para serem implantados na Internet.
  • Artigo

    “A disponibilidade deve ser considerada. No caso de um espetáculo, tem de se checar em quais dias da semana ele estará em cartaz”, exemplifica o especialista em comércio eletrônico Dailton Felipini
    Entrevista pro Jornal da Tarde
    Em "Compra Coletiva", lançado nesta quinta-feira (18), Dailton Felipini mostra como o negócio funciona para o comprador, o site e o comerciante para o site IDG NOW!
    Livro brasileiro mostra como tirar vantagem das compras coletivas
    Artigos sobre ecommerce por Dailton Felipini, pesquisador e professor de Comércio Eletrônico. São publicados desde 2002 e abordam os mais diversos assuntos relacionados ao ecommerce. Esses artigos podem ser utilizados em meio digital ou impresso, desde que preservados os links e referências ao autor e sites.
    Artigos selecionados sobre ecommerce
    Matéria sobre Compra Coletiva publicada na Revista Supermercado Moderno dá destaque a nosso autor Dailton Felipini e ao seu livro Compra Coletiva, a primeira publicação sobre o tema no Brasil. 22/11/2011
    Dailton Felipini e seu livro Compra Coletiva ganham destaque na Revista SUPERMERCADO MODERNO.

Este terceiro título da coleção E-Commerce Melhores Práticas foi desenvolvido para atender a uma necessidade apresentada por empreendedores e empresários interessados no mercado da Internet: escolher de forma criteriosa o segmento de atuação. Muitas vezes não se tem definição precisa em relação ao negócio que se pretende implantar. Ou, então, já se fez a opção por determinado segmento de mercado, mas ainda é necessário analisar com critérios profissionais a viabilidade de segmento escolhido ou as chances de sucesso de determinado produto na Internet.

 O propósito deste livro é duplo: ajudar o empreendedor a encontrar um segmento de negócio compatível com seus interesses e também fornecer critérios lógicos de avaliação do negócio, de maneira a possibilitar uma maior segurança com relação às perspectivas de sucesso do empreendimento.

Entre outras coisas, com este livro você poderá:

  • Descobrir por que a Internet representa uma enorme oportunidade comercial para o pequeno e médio empreendedor.
  • Saber o que é necessário para se tornar um empreendedor de sucesso na Internet.
  • Conhecer os principais modelos de negócios na Internet e descobrir qual deles se adéqua melhor aos seus interesses.
  • Aprender a garimpar nichos de mercado com alto potencial de retorno.
  • Descobrir como obter receitas com um site de conteúdo ou blog.
  • Conhecer e utilizar ferramentas disponíveis na Internet para avaliar a demanda e a concorrência em nichos de mercado de seu interesse.
  • Responder com segurança a pergunta: o que eu vou vender na Internet e para quem?

 O livro oferece 100 ideias para potenciais negócios de sucesso na Internet, sendo 50 ideias para o comércio e serviços on-line e 50 ideias para sites de conteúdo ou blogs.

PARTE I. EM BUSCA DE UM NICHO DE MERCADO

1. A Oportunidade Trazida pela Internet

Por que investir na Internet

         A força da novidade iguala as oportunidades

         O empreendimento pode ser implantado aos poucos e testado

         O momento é agora

         Faturamento do e-commerce no Brasil

O que impulsiona as vendas online

Você como empreendedor na Internet

         O trabalho em tempo integral ou parcial?

         Tem formação na área de tecnologia?

         Gostaria de continuar na mesma área de atuação?

         Imagina-se realizado na área escolhida?

Modelos de negócio na Internet

         O modelo do comerciante

         O modelo de corretagem ou infomediários

         O modelo de publicidade

2. O que Você Precisa para Atuar na Internet

Diferenças entre um negócio tradicional e um na Internet

         Um empreendimento na Internet demanda um investimento menor

         Necessidade de menor infraestrutura

O que é preciso saber sobre e-commerce

A montagem de um plano de negócios

         O que é um plano de negócios?

         Estrutura típica de um plano de negócios

A montagem de uma loja virtual eficaz

         Lojas que ajudam o visitante a tomar decisões

         Lojas que oferecem texto claro e objetivo

         Lojas que transmitem confiança aos visitantes

         Lojas que ajudam o visitante a romper a inércia

Sites de conteúdo: como obter receita sem vender

A escolha do tema do site ou blog

Como desenvolver um bom conteúdo

         O que é um conteúdo relevante?

         A importância da usabilidade

A promoção: como gerar um bom fluxo de visitantes no site

         A importância de um bom domínio

Estratégias de web marketing

         Inserção nos sites de busca

         E-mail marketing

         Anúncios na web

         Programas de afiliados

         Marketing nas redes sociais

Estratégias offline

3. Conhecendo o Mercado

O mercado e seus nichos

         O que é nicho de mercado?

A segmentação do mercado

Demanda pelo produto

Concorrência

Foco em um nicho de mercado

Posicionamento estratégico

Como obter boas ideias de negócios

4. Como Avaliar um Nicho de Mercado

O que vender: avaliando um produto

Atributos dos produtos bem vendidos na web

Que tipo de necessidade o produto vai atender?

O produto tem bom padrão de qualidade?

A Internet é um bom canal para o produto?

O custo de logística é aceitável?

Você já tem fornecedores confiáveis e exclusivos?

O produto demanda grande esforço pós-venda?

A margem de lucro é interessante?

Para quem vender: avaliando o mercado-alvo

Quem é o seu público-alvo? Ele está na Internet?

Qual é o tamanho do nicho de mercado?

A quantidade de competidores é aceitável?

Existem restrições legais à comercialização?

5. Garimpando Informações na Internet

Fontes de informações sobre segmentos de mercado

Como pesquisar a demanda e a concorrência na Internet

  1. Coloque-se no lugar do internauta em busca de informação
  2. Verifique a quantidade de buscas para cada palavra-chave
  3. Verifique a quantidade de competidores para a palavra-chave

         Ficha analítica de cada segmento de mercado

Como fazer o levantamento da demanda para sites de conteúdo

         Ficha analítica de cada segmento de mercado

Como organizar as informações coletadas – plano de negócio

PARTE II. 50 IDEIAS PARA COMÉRCIO E SERVIÇOS ONLINE

1. Venda de alimentos congelados

2. Venda de doces no atacado

3. Guia fast food

4. Venda de alimentos para o exterior

5. Cesta presente

6. Produtos dietéticos

7. Produtos de artesanato

8. Venda de artigos religiosos

9. Venda de vinhos finos

10. Venda de cachaça

11. Venda de perfumes e cosméticos

12. Produtos para calvície

13. Brinquedos educativos

14. Hobby modelismo

15. Venda de DVDs

16. Produtos colecionáveis

17. Ingressos para eventos

18. Sex shop

19. Farmácia online

20. Vitaminas e suplementos

21. Fotografia digital

22. Imobiliária rural

23. Locação de software – ASP

24. Desenvolvimento de games

25. Computadores e acessórios

26. E-mail marketing opt-in

27. E-marketplace especializado

28. Revenda de hospedagem de sites

29. Cartões online – e-cards

30. Revisão de textos

31. Tradução de textos

32. Livros usados e raros – sebo

33. Editora virtual – e-books

34. Livraria temática

35. Músicas online

36. Venda de instrumentos musicais

37. Corretora de seguros

38. Venda de charutos

39. Serviço de entrega especializada

40. Soluções de e-learning para empresas – B2B

41. Cursos abertos e-learning – B2C

42. Turismo especializado

43. Agência de turismo ecológico

44. Turismo para a melhor idade

45. Agência de pesca esportiva

46. Site de conteúdo – camping

47. Roupas para bebês e infantil

48. Roupas e acessórios para surfistas

49. Camisetas de time de futebol

50. Venda de bijuterias

PARTE III. 50 TEMAS PARA SITES DE CONTEÚDO

1. Acupuntura

2. Adega

3. Antiguidades

4. Artigos esportivos

5. Bebês

6. Bicicletas e acessórios

7. Bonecas

8. Cabelos

9. Cachaça

10. Câmera digital

11. Carros antigos

12. Celulares

13. Culinária

14. Decoração de interiores

15. Emagrecimento

16. Empregos na área de vendas

17. Esportes radicais

18. Estética e beleza

19. Festas de casamento

20. Filmadoras

21. Games

22. GPS

23. Guia 25 de março

24. Guia de pousadas

25. Guia de restaurantes

26. Home theater       

27. Homeopatia

28. Música online

29. Joias

30. Maquiagem

31. Massagens

32. Montagem de festa infantil

33. Moda feminina

34. Motos

35. Móveis para escritório

36. Notebooks

37. Perfumes

38. Pets

39. Plantas ornamentais

40. Produtos orgânicos

41. Relógios

42. Roteiros de pesca

43. Shiatsu

44. Som automotivo

45. Tatuagem

46. Tênis de campo

47. Tuning

48. TVs LCD

49. Vegetarianismo

50. Whisky

ISBN:
9788574524535
Edição:
1
Páginas:
224
Largura:
21
Comprimento:
14
Lombada:
2.2
Volume:
646.8
Ano:
2010
Lançamento:
27/10/2010
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