ActionScript 3.0 - Interatividade e Multimídia no Adobe Flash CS5

 
Por: R$86,00
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Fábio Flatschart

Marketing e Digital Publishing da Soyuz Sistemas e Sócio da Flatschart Consultoria LTDA, empresas com as quais participou do desenvolvimento e da implantação de projetos pioneiros nas áreas de Open Web Platform no Brasil e de programas de capacitação e consultoria para grandes empresas como Editora Moderna, Senac, Editora Pearson e Grupo Editorial Nacional (GEN). Colunista do portal iMasters e colaborador de artigos para veículos como Portal G1, IBM DeveloperWorks e Portal EAD Senac. Professor dos mais renomados MBAs do Brasil (FGV, FIA e Trevisan). Autor de “ActionScript 3.0 – Interatividade e Multimídia do Adobe Flash CS5” e “HTML5 – Embarque Imediato” e coautor de “Open Web Platform”, também publicados pela Brasport.

 

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Aprenda neste livro os fundamentos da linguagem ActionScript 3.0 e saiba como empregá-la corretamente para adicionar interatividade e multimídia em seus projetos com o Adobe Flash CS5.

Explore o workflow (fluxo de trabalho) com o Adobe Flash CS5 e o ActionScript 3.0 através de dicas para otimizar a produção e tornar o seu trabalho mais rápido e eficiente.

 Dentre os principais conceitos e tutoriais mostrados, destacam-se:

  • ActionScript 3.0 & Plataforma Flash
  • Fundamentos e sintaxe do ActionScript 3.0
  • Princípios de lógica de programação
  • Navegação
  • Controle de objetos por teclado e mouse
  • Carregamento de imagens e textos
  • Áudio e microfone
  • Vídeo e webcam
  • Uso de componentes
  • Desenhar e colorir objetos com ActionScript 3.0
  • Animação com ActionScript 3.0
  • Code Snippets (dicas de código prontas)
  • Copiar animações com ActionScript 3.0
  • Carregador (Preloader)
  • Modelos prontos do Adobe Flash CS5
  • Publicação e teste de conteúdo para mobile

 Acompanha CD-ROM com os arquivos para a construção dos projetos mostrados no livro.

PARTE I. INTRODUÇÃO

Aprendendo uma nova linguagem...

O que é ActionScript?

ActionScript 3.0

Como funciona o ActionScript?

A plataforma Flash

ActionScript e Adobe Flash CS5

Visão geral da interface do Adobe Flash CS5

         Tela de abertura

         Área de trabalho

         Menu Janela

         Manipulação de Painéis

         Preferências

PARTE II. FUNDAMENTOS

Lógica de programação

A sintaxe do ActionScript

Texto de apoio: Restaurando Prato Certo (?)

Função Trace

Comentários

Atividade 1 – Função Trace

Variáveis

Array

Atividade 2 – Variáveis

Função

Variável local

Variável global

Atividade 3 – Função

Atividade 4 – Retorno

Objetos

Classes

Métodos

Lista de exibição

Atividade 5 – Exibir um objeto da Biblioteca

URLRequest

Loader e Load

Atividade 6 – Exibir uma imagem externa

TLF (Text Layout Framework)

Eventos

Ouvintes

Void

Atividade 7 – Evento de mouse

Operadores

Instruções condicionais

Estruturas de repetição

Atividade 8 – Condicional

Evento de teclado

Atividade 9 – Evento de teclado

Operador de string

Atividade 10 – Matemática

PARTE III. APLICAÇÕES

1. Controle e Navegação

Ação 1.1 – Parar um filme na linha do tempo

Ação 2.1 – Parar um clipe de filme

Ação 3.1 – Controlar um filme com botões (próximo & anterior)

Ação 4.1 – Navegar entre os quadros da linha do tempo

Ação 5.1 – Navegar entre os quadros da linha do tempo através de botões com condicional switch

Ação 6.1 – Navegar na web

Ação 7.1 – Exibição em tela cheia no navegador

2. Mouse e Teclado

Ação 1.2 – Arrastar um objeto

Ação 2.2 – Arrastar um objeto dentro de uma área definida

Ação 3.2 – Personalizar o mouse

Ação 4.2 – Controlar um objeto pelo teclado

Ação 5.2 – Controlar um objeto pelo teclado até a sua colisão

Ação 6.2 – Arrastar um objeto até sua colisão e desaparecimento

3. Conteúdo externo

Ação 1.3 – Carregar uma imagem externa (JEPG, GIF ou PNG) por uma ação de botão

Ação 2.3 – Carregar um filme SWF externo

Ação 3.3 – Carregar e descarregar uma imagem externa

Ação 4.3 – Controlar visualmente o carregamento de um arquivo com barra de progresso

Ação 5.3 – Controlar visualmente o carregamento de um arquivo com barra de progresso e com valores numéricos

4. Áudio

Ação 1.4 – Carregar um arquivo de áudio

Ação 2.4 – Carregar e controlar (play / pause & stop) um arquivo de áudio)

Ação 3.4 – Carregar e controlar (play / pause & stop com volume) um arquivo de áudio

Ação 4.4 – Microfone

5. Vídeo

Ação 1.5 – Carregar um vídeo

Ação 2.5 – Carregar e controlar um vídeo com o componente FLVPlayback

Ação 3.5 – Exibir vídeo da câmera do usuário

6. Texto

Ação 1.6 – Carregar um texto (formato TXT externo)

Ação 2.6 – Carregar um texto (formato TXT com formatação HTML) externo

Ação 3.6 – Carregar um arquivo XML externo

7. Gráficos

Ação 1.7 – Desenhar um retângulo

Ação 2.7 – Desenhar um retângulo com cantos arredondados e transparência 50%

Ação 3.7 – Desenhar um círculo

Ação 4.7 – Desenhar e remover um retângulo através de um botão

Ação 5.7 – Colorir um clipe de filme

Ação 6.7 – Colorir um clipe de filme com o componente ColorPicker

8. Animação

Ação 1.8 – Animação simples

Ação 2.8 – Animação simples (rotação)

Ação 3.8 – Animação simples com interrupção

Ação 4.8 – Animação com a classe Tween

Ação 5.8 – Animação (rotação) com a classe TransitionManager

Ação 6.8 – Animação (zoom) com a classe TransitionManager acionada pelo mouse

PARTE IV. WORKFLOW & PRODUTIVIDADE

Como escolher o formato adequado

Como usar modelos (templates)

Projetos

Metadados

Copiar animação com ActionScript 3.0

Carregador para site (Preloader)

Fragmentos de código

ActionScript externo

Publicação e otimização

ActionScript & dispositivos

Referências Adobe

ISBN:
9788574524597
Edição:
1
Páginas:
280
Largura:
17
Comprimento:
24
Volume:
612
Ano:
2010
Lançamento:
22/12/2010
CD-ROM:
Sim
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