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Inovação em Gestão de Projetos na Administração Pública

978-85-7452-631-7
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Lilian Treff

Possui especialização em Didática do Ensino Superior, pela Universidade Mackenzie; MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Cidade de São Paulo e Graduação em Pedagogia pela Universidade São Judas Tadeu. Especialização em cursos de Gerência de Projetos – Práticas Alinhadas ao PMI, SENAC e Gestão de Projetos pela Fundação Vanzolini; Gestão de Portfólio; Práticas em Gerenciamento de Stakeholders; Gerência de Projetos – Implantação de Escritório de Projetos – PMO; Coach profissional e executivo; Practitioner em Programação Neurolinguística.

Linamara Rizzo Battistella

É Professora Associada do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica, Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Possui doutorado em Medicina pela USP. Foi Presidente do Conselho Diretor do Instituto de Reabilitação do HCFMUSP e do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro. Coordenadora do Programa de Residência em Medicina Física e Reabilitação da FMUSP.

Este livro aborda a técnica de gerenciamento de projetos de maneira prática e direta, partindo desde os conceitos fundamentais, como planejamento estratégico, comunicação e gestão de stakeholders, e chegando até estruturas complexas de gestão do conhecimento, desempenho de projetos por meio de indicadores, recrutamento, seleção e treinamento e viabilização econômico-financeira de projetos, visando contribuir para a obtenção de melhores resultados.

Partindo da implementação de um escritório de projetos (PMO) na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, este livro contribui para o desenvolvimento de uma metodologia na gestão de projetos no setor público, sendo um guia útil para quem busca eficiência na gestão pública ou na atividade pública.

O conteúdo deste livro é voltado para profissionais que estejam envolvidos com projetos de qualquer natureza e que desejam expandir ou consolidar seus conhecimentos na área de gerenciamento de projetos e demais profissionais que queiram se aprofundar na área.

Capítulo 1. Implementação de um PMO na Administração Pública e Melhores Práticas (Lilian Treff e Linamara Rizzo Battistella)

Resumo da iniciativa

Introdução

            Proposta de gestão dos projetos da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Oportunidade percebida (justificativa)

Solução adotada (objetivos)

Características da iniciativa

            Inovação

            Replicabilidade (possibilidade de multiplicação)

            Relevância do trabalho

            Eficiência e eficácia no uso de recursos públicos

            Efetividade dos resultados

            Desenvolvimento de parcerias

Considerações gerais

Referências bibliográficas

Anexos

  1. Proposta do projeto
  2. Anexos

Declaração de Escopo do Projeto

Estrutura Analítica do Projeto – EAP

Plano de Gerenciamento de Riscos do Projeto

Plano de Gerenciamento da Comunicação do Projeto

Matriz de Atribuições e Responsabilidades do Projeto

Relatório de Progresso do Projeto

Declaração de Encerramento do Projeto

Lições Aprendidas do Projeto

Regiões Administrativas

Capítulo 2. O Impacto do Escritório de Projetos no Planejamento das Organizações Públicas (Luiz Claudio Gonçalves e Marcello de Martino)

Introdução

Desenvolvimento

            Planejamento público

            A importância da gestão de projetos alinhada ao planejamento público

            A implantação do escritório de gestão de projetos

Alinhamento do EGP com a estratégia organizacional

Considerações finais

Referências bibliográficas

Capítulo 3. Viabilidade Econômico-Financeira de Projetos (Fernando de Almeida Santos)

Introdução

Revisão bibliográfica

            A necessidade de captar recursos e fazer a gestão do patrimônio

            Projetos de viabilidade econômico-financeira

            Premissas para elaboração do fluxo de caixa orçamentário

            Processo de elaboração orçamentária

            Componentes do fluxo de caixa

            Componentes do projeto

Caso prático

Considerações finais

Referências bibliográficas

Capítulo 4. Recrutamento, Seleção e Treinamento de Pessoas Qualificadas (Darlan Oliveira Rocha)

Resumo

Traçando um referencial

Aspectos conceituais relevantes

Proposta de definição de perfil para gerente de projetos

Falando em equipe!

Conclusão: será que é possível?

Referências bibliográficas

Capítulo 5. Comunicação do Escritório de Gerenciamento de Projetos (André Luiz Dametto)

Introdução

Revisão bibliográfica

Caso prático

Referências bibliográficas

Capítulo 6. O Desempenho dos Projetos por Meio de Indicadores (Carlos Vital Giordano)

Introdução

Revisão bibliográfica

Caso prático

Referências bibliográficas

Capítulo 7. Administração de Conflitos na Gestão de Stakeholders (Antônio Cesar Migliorati, Janaina Ribeiro e Simone Assis Mendonça)

Introdução

Administração de conflitos na gestão de stakeholders

Níveis de gravidade do conflito

Considerações finais

Referências bibliográficas

Capítulo 8. A Aplicação do Ciclo de Conversão do Conhecimento na Gestão de Projetos (Ana Paula Goes Hees e Rose Longo)

Gestão do conhecimento e da complexidade

O ciclo de conversão do conhecimento

Ferramentas de gestão do conhecimento e suas aplicações em gestão de projetos

Glossário de ferramentas de gestão do conhecimento propostas neste capítulo

Referências bibliográficas

 

ISBN:
9788574526317
Edição:
1
Páginas:
120
Largura:
17
Comprimento:
24
Lombada:
0.6
Volume:
244.08
Ano:
2013
Lançamento:
19/11/2013
Situação:
Normal
CD-ROM:
Sim

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