eBook: Desenvolvimento de Jogos em HTML5

 
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Denilson Bonatti

Graduado em Web Design e com MBA em Desenvolvimento de Marcas e Marketing pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA). Possui experiência de mais de dez anos ministrando aulas em diversos centros de treinamento. Desenvolveu cursos e materiais didáticos para várias franquias de cursos profissionalizantes e cursos à distância (EAD). É autor do livro “Desenvolvimento de Sites Dinâmicos com Dreamweaver CC”, também publicado pela Brasport.

Siga o autor

  • Metodologia passo a passo
  • Desenvolva jogos para web, celulares e Facebook

Você encontrará neste livro o resultado da experiência do autor de anos de criação de material didático sobre desenvolvimento de jogos para diversas instituições de ensino do Brasil. Este livro é destinado a leigos no assunto e àqueles que desejam migrar o desenvolvimento de jogos de outra plataforma para o HTML5.

Uma das dificuldades dos desenvolvedores de jogos é encontrar uma plataforma de desenvolvimento compatível com os diversos dispositivos móveis disponíveis no mercado e também com os diferentes navegadores (browsers). Utilizando o HTML5 juntamente com as folhas de estilo CSS3 e o JavaScript, é possível desenvolver jogos de forma rápida e compatível com diversas plataformas, incluindo dispositivos móveis.

No livro são encontradas as etapas de desenvolvimento de jogos em HTML5, CSS3 e JavaScript do início ao fim, utilizando a didática passo a passo em seu desenvolvimento. Os jogos serão publicados de forma que possam ser acessados via browser, aplicativo de Facebook e aplicativo nativo para Android (celulares e tablets).

Introdução

1. De quais programas eu preciso para desenvolver um jogo em HTML5?

Aplicativos
Frameworks
Instalando os programas necessários
Instalando o Google Chrome
Instalando o aplicativo XAMPP
Instalando o Filezilla

2. Como utilizar o HTML5 no desenvolvimento de jogos?

De que forma iremos utilizar o HTML5 no desenvolvimento dos jogos?
Conhecendo o primeiro jogo
Chega de papo e vamos ao código

3. Arquivo CSS

Criando um arquivo CSS

4. Arquivo JavaScript

5. Criando animações utilizando o CSS3

6. Game Loop

Não está funcionando, e agora?

7. Detectando teclas pressionadas

8. Limitando a movimentação do jogador e criando uma animação pelo

JavaScript
Animando a div inimigo1

9. Criando a movimentação das demais divs do jogo

10. Criando a função disparo

11. Colisões parte I

12. Colisões parte II

13. Colisões parte III

14. Pontuação

15. Criando uma barra de energia

16. Aumentando a dificuldade do jogo

17. Som

18. Game over

19.Reiniciando o jogo

20. Criando uma versão do jogo para dispositivos móveis

Utilizando uma biblioteca para detectar toques

21. Facebook game

Criando uma conta de desenvolvedor no Facebook
Criando um novo aplicativo
O que é um aplicativo para Facebook?
Utilizando um servidor local
Executando o jogo no servidor local

22. Criando uma conexão com o Facebook

Configurando JavaScript SDK
Open Graph (Graph API)
Método FB.getLoginStatus
Caixa de diálogo OAuth

23. Exibindo informações do jogador

Open Graph

24. Facebook Query Language (FQL)

Graph API Explorer

25. Compartilhando a pontuação

Utilizando o método FB.ui
Plugins sociais

26. Hospedando o jogo em um servidor web

Utilizando o Filezilla
Atualizando as configurações do aplicativo no Facebook

27. Canvas game

Utilizando uma imagem mapeada

28. Criando uma animação com imagens mapeadas

29. Criando a movimentação do tanque

O que será executado na função eventoClick?
Exibindo o inimigo e a bandeira

30. Inteligência artificial

31. Mensagens de início e fim de jogo

32. Utilizando o PhoneGap

Conclusão

E-ISBN:
978-85-7452-701-7
Edição:
1
Páginas:
256
Ano:
2014
Lançamento:
19/08/2014
Formato:
ePUB
Idioma:
Português

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