
Carlos Magno da Silva Xavier
Eleito, em 2010, uma das cinco personalidades brasileiras da década na área de gerenciamento de projetos. É Doutor em administração de empresas pela Universidad Nacional de Rosário (Argentina) e Mestre em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). É Capitão-de-Mar-e-Guerra da reserva da Marinha do Brasil, Sócio-Diretor do Grupo Beware e da CMX. É autor/coautor de 18 livros, dentre eles “Metodologia de Gerenciamento de Projetos: Methodware”, publicado pela Brasport e eleito em 2010 o melhor livro brasileiro da década na área de gerenciamento de projetos. É certificado PMP pelo PMI e professor de MBAs da FGV desde 2000.
Livros do Autor


Luiz Fernando da Silva Xavier
Mestre em Administração de Empresas pela UFF, certificado como Project Management Professional (PMP) e Risk Management Professional (RMP) pelo Project Management Institute (PMI), pós-graduado em Administração com ênfase em Sistemas de Informações Gerenciais pela UFF e especialista na Análise de Sistemas pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas em Informática (IBPI). Ministra aulas nos programas de MBA da Fundação Getúlio Vargas (Gestão Empresarial, Finanças, Logística e Projetos) desde 1998. Atualmente é sócio-diretor do Grupo Beware e de outras empresas correlatas. É autor/coautor de oito livros, dentre eles “Metodologia de Gerenciamento de Projetos: Methodware”, publicado
pela Brasport e eleito em 2010 o melhor livro brasileiro da década na área de gerenciamento de projetos.
Livros do Autor


Juliano Heinzelmann Reinert
Mestrando em Engenharia de Produção da Sociesc, MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Atualmente é professor de pós-graduação em cursos de Gerenciamento de Projetos, Gestão Tributária e Governança de TI, instrutor oficial Furukawa e sócio-diretor da Juliano Heinzelmann Reinert Training (treinamentos in-company). Atua como palestrante, consultor e voluntário pelo PMI Santa Catarina.
A velocidade da comunicação é fator crítico de sucesso nas organizações. Um número cada vez maior de pessoas divulga instantaneamente comunicados, fotos e vídeos sobre situações que vivenciam sobre sua empresa (a favor ou contra). O uso de uma boa infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) está deixando de ser diferencial competitivo para se tornar um serviço básico (commodity).
Sua empresa está preparada para este cenário? Este livro faz parte da série Gerenciamento de Projetos sem Complicação, que se propõe a mostrar que estes temas podem ser abordados de forma objetiva, prática e simplificada.
Devemos tratar a Governança de TIC como condição “sine qua non” para subsidiar a velocidade com que a empresa percebe mudanças de cenário e toma decisões que permitam gerar maior interação com seu público-alvo e, com isso, atender às suas necessidades.
Visando a simplificação desse processo desenvolvemos a Basic Methodware®, uma abordagem prática e simplificada de como iniciar, planejar, executar, monitorar, controlar e encerrar projetos, neste livro adaptada para projetos de infraestrutura de TIC.
Esperamos que, com a metodologia descrita neste livro, os seus projetos possam ser gerenciados sem engessamento ou burocracia.
PROJETOS DE INFRAESTRUTURA DE TIC – BASIC METHODWARE
SUMÁRIO
Introdução
1. Conceitos Básicos de Gerenciamento de Projetos
1.1. Projeto
1.2. Diferenciando Projetos de Processos em uma Organização
1.3. Programa
1.4. Carteira de Projetos (Portfólio)
1.5. Subprojetos
1.6. Gerenciamento de Projetos
1.7. Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos
1.8. Escritório de Projetos
1.9. Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos
1.10. O Gerente do Projeto
1.11. Mapa de Processos da Metodologia Basic Methodware®
2. Introdução aos Conceitos de “Infraestrutura de TIC”
2.1. Sistemas de Comunicação
2.2. Tecnologias de Redes de Computadores
2.3. Os Três Pilares: Redes, Hardware e Software
2.3.1. Rede
2.3.2. Hardware de Rede
2.3.3. O Software
2.4. Gerenciamento e Governança de TI
2.5. Objetivo Estratégico de Projetos de TIC
3. Os Processos da Metodologia “Basic Methodware®” Aplicados aos Projetos de Infraestrutura de TIC
I – Autorizar o Início do Projeto
P1 – Identificar os Envolvidos (stakeholders)
P2 – Planejar o Escopo e a Qualidade
P2.1 – Definição do Escopo (visão cliente)
P2.2 – Estratégia de Condução do Projeto
P2.3 – A Estrutura Analítica do Projeto (EAP)
P2.4 – Planejar a Qualidade
P3 – Planejar as Respostas aos Riscos
P3.1 – Identificar os Riscos
P3.2 – Analisar os Riscos
P3.3 – Definir as Respostas aos Riscos
P4 – Planejar as Comunicações
P5 – Planejar o Tempo e os Recursos
P5.1 – Identificar Atividades e Marcos
P5.2 – Identificar as Dependências entre Entregas, Atividades e Marcos
P5.3 – Levantamento dos Recursos Necessários e Estimativa da Duração das Atividades
P5.4 – Gerar o Cronograma
P6 – Planejar as Aquisições
P7 – Planejar o Custo
P8 – Aprovar o Plano do Projeto
D – Gerenciar a Execução do Plano do Projeto
D.1 – Mobilizar a Equipe do Projeto
D.2 – Autorizar a Execução do Trabalho
D.3 – Comunicar-se com os Principais Envolvidos
D.4 – Obter o Aceite dos Produtos e Serviços do Projeto
C – Checar o Trabalho do Projeto
A – Agir para Corrigir Distorções
A.1 – Corrigir as Distorções
A.2 – Controlar as Mudanças
E – Encerrar o Projeto
E.1 – Solicitar ao Cliente o Aceite Final e a Avaliação do Projeto
E.2 – Fechar o Projeto
Apêndice A: Projeto Exemplo “Infraestrutura de TIC (Empresa MHR)”
A1 – Plano do Projeto Exemplo – Projeto de Infraestrutura de TIC (Empresa MHR)
A2 – Guia Prático do Microsoft Project 2010 aplicado à Metodologia Basic Methodware®
A3 – Guia Prático do Project Builder 9.00 Aplicado à Metodologia Basic Methodware®
Apêndice B: Modelos (Templates) de Documentos
B1 – Modelo de Plano de Projeto
B2 – Modelo de Ata de Reunião
Apêndice C: Exemplos de Plano de Projeto
C1 – Projeto da Casa Inteligente
C2 – Projeto de Infraestrutura de TIC para Pizzaria Modena Express
C3 – Projeto de Infraestrutura de TIC para Sala de Aula do Futuro
Glossário
Bibliografia
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