eBook: Gerenciamento de Projetos (7a. edição)

 
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Ricardo Viana Vargas

Especialista em gerenciamento de projetos e implementação de estratégias. Nos últimos 20 anos, foi responsável por mais de 80 projetos de grande porte em diversos países, nas áreas de petróleo, energia, infraestrutura, telecomunicações, informática e finanças, com um portfólio de investimentos gerenciado superior a 20 bilhões de dólares.

 

Ele é atualmente Diretor Executivo da BrightlineTM Initiative, uma coalizão de líderes globais dos setores empresarial, governamental e sem fins lucrativos dedicada a ajudar as organizações a superar a lacuna entre o desenvolvimento e a implementação da estratégia.

 

Entre 2012 e 2016, Ricardo foi o primeiro diretor mundial do Grupo de Infraestrutura e Projetos do Escritório de Serviços de Projetos das Nações Unidas (UNOPS) em Copenhagen, na Dinamarca.

 

Foi o primeiro voluntário da América Latina a ser eleito para exercer a função de presidente do conselho diretor (Chairman) do Project Management Institute, maior organização do mundo voltada para a administração de projetos, com cerca de 2,9 milhões de membros e profissionais certificados.

 

É autor de quinze livros sobre gerenciamento de projetos e apresentador de um dos mais relevantes podcasts na área, o 5 Minutes PM Podcast, com episódios já ouvidos mais de 4 milhões de vezes.

 

Twitter: @rvvargas

LinkedIn: linkedin.com/in/ricardovargas

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  • VÍDEOS

    PARTE 3/3 - Entrevista Construindo Resultados com Gerenciamento de Projetos
    Parte final da entrevista concedida por Ricardo Vargas para a Microsoft. Nela o especialista discute os principais temas relacionados ao gerenciamento de projetos no Brasil e no mundo. PARTE 3 DE 3. Esta entrevista está disponível também em inglês. This interview is also available in English.
    Parte 1 - Elaboração Fluxo PMBOK 4a Ed Portugues
    PARTE 2/3 - Entrevista Construindo Resultados com
    Continuação da entrevista concedida por Ricardo Vargas para a Microsoft. Nela o especialista discute os principais temas relacionados ao gerenciamento de projetos no Brasil e no mundo. PARTE 2 DE 3.
    Parte 2 - Elaboração Fluxo PMBOK 4a Ed Portugues
    PARTE 1/3 - Entrevista Construindo Resultados com Gerenciamento de Projetos
    Entrevista concedida por Ricardo Vargas para a Microsoft. Nela o especialista discute os principais temas relacionados ao gerenciamento de projetos no Brasil e no mundo. PARTE 1 DE 3.
  • Podcast

    In this podcast Ricardo talks about the disaster that happened in Haiti on January 12, 2010, making a reflection about the facts using the Project Management perspective and how coordinated activities promoted by PM practices can bring agility to the recovery. He also approaches the PMI Methodology for Post Disaster Reconstruction, provided by PMI Educational Foundation, available at http://www.pmi.org/pmief/humanitarian/PDRM.asp.
    Tragedy in Haiti: It is Time to Think in PM for Post Disaster Recovery
    Directly from Paris, France, Ricardo talks in this podcast about the most important characteristics of project management for the development of luxury goods, where criteria like speed and cost reduction are revisited and re-contextualized to reach a market that is driven by other assumptions. He focus on the image construction and exclusivity as essential peculiarity of the functional scope (requirement) of this kind of product. A brand new dimension of the very popular triple restriction (PCT – Performance – Cost – Time).
    Directly from Paris: The Secret of Project Management for Luxury Goods
    Neste episódio, Ricardo fala sobre sete princípios no engajamento das partes interessadas que irão lhe ajudar a entender melhor a dinâmica dessa relação e a conduzir mais facilmente seu projeto ao sucesso.
    7 Princípios do Engajamento das Partes Interessadas
    Neste episódio, Ricardo faz uma retrospectiva de 2015 em projetos. Ele enfatiza como a nossa percepção de risco poder mudar durante um cenário de volatilidade. E dá dicas de como podemos mudar o olhar para um projeto em crise e buscar ações.
    Retrospectiva 2015
  • Slide

    In this presentation, Ricardo explains what is portfolio management, and shows the benefits of a portfolio.
    Portfolio Management – Basic Concepts

COMO VENCER EM UM MERCADO ONDE NÃO EXISTE MAIS ROTINA E SIMPLESMENTE TUDO É PROJETO

Um dos maiores sucessos editoriais na área de projetos chega à 7ª edição. O livro apresenta os conceitos de projetos e gerenciamento de projetos de uma maneira prática e direta, partindo desde os conceitos fundamentais até atingir aspectos mais complexos, como a análise de valor agregado e o gerenciamento de riscos.

Nesta nova edição, todos os processos estão compatíveis com o novo PMBOK Guide 4th Edition, publicado pelo Project Management Institute (PMI), maior associação profissional no mundo dedicada ao gerenciamento de projetos, programas e portfólios.

O livro contém:

- Conceitos básicos de gerenciamento de projetos
- Definições relacionadas ao ciclo de vida dos projetos
- Principais áreas de gerenciamento de projetos segundo o novo PMBOK Guide – 4th Edition
- Integração
- Escopo
- Tempo
- Custo
- Qualidade
- Recursos Humanos
- Comunicações
- Riscos
- Aquisições
- Conceitos básicos de Escritório de Projetos (PMO)
- Fluxo simplificado do desenvolvimento de um projeto
- Gerenciamento e controle financeiro em projetos
- Gestão de riscos
- Análise de valor agregado (Earned Value)
- Aspectos humanos e de liderança no gerenciamento de projetos
- Ética e responsabilidade profissional
- Mapas mentais dos processos do PMBOK Guide

PARTE I. DEFININDO O GERENCIAMENTO DE PROJETOS
1. Introdução
2. Definição de Gerenciamento de Projetos

2.1 O que é um Projeto?
2.2 Diferenciando Projetos, Subprojetos, Programas e Portfólios
3. Quando os Projetos são Necessários?
4. Características dos Projetos
5. Definindo o Sucesso dos Projetos

5.1 Estimulando o Sucesso do Projeto
6. Benefícios do Gerenciamento de Projetos
7. Principais Causas de Fracasso em Projetos
8. Mitos do Gerenciamento de Projetos
9. Questões para Revisão
10. Palavra Cruzada
PARTE II. O CICLO DE VIDA DE UM PROJETO
1. O Ciclo de Vida de um Projeto
2. Características do Ciclo de Vida

2.1 Potencial de Adicionar Valor ao Projeto
2.2 Custo das Mudanças ou Correções
2.3 Oportunidade Construtiva x Intervenção Destrutiva
2.4 Capacidade de Adequação
2.5 Incerteza do Risco x Quantidade Arriscada
3. As Fases do Ciclo de Vida do Projeto
4. Integração entre Desempenho, Custo e Tempo em Projetos

4.1 Análise do custo x Duração do Projeto
4.2 Análise do Desempenho x Duração do Projeto
4.3 Análise do Desempenho x Investimento
4.4 Análise do Desempenho x Escopo
5. Questões para Revisão
6. Palavra Cruzada
PARTE III. PRINCIPAIS ÁREAS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS SEGUNDO O PMBOK GUIDE 4ª EDIÇÃO
1. Definições
2. Processos do PMBOK Guide 4ª Edição
3. Desmembrando o PMBOK Através de Mapas Mentais (Mindmaps)
4. Gerenciamento da Integração

4.1 Definição
4.2 Mindmap dos processos de Gerenciamento da Integração
4.3 Processos do Gerenciamento da Integração
4.4 Termo de Abertura do Projeto ou Project Charter
4.5 Plano Global do Projeto
5. Gerenciamento de Escopo
5.1 Definição
5.2 Mindmap dos Processos de Gerenciamento de Escopo
5.3 Processos de Gerenciamento de Escopo
5.4 Documento de Requisitos do Projeto
5.5 Plano de Gerenciamento dos Requisitos do Projeto
5.6 Matriz de Rastreabilidade de Requisitos (RTM)
5.7 Declaração de Escopo ou Scope Statement
5.8 Plano de Gerenciamento do Escopo
6. Gerenciamento de Tempo
6.1 Definição
6.2 Mindmap dos Processos de Gerenciamento de Tempo
6.3 Processos de Gerenciamento de Tempo
6.4 Plano de Gerenciamento do Cronograma
7. Gerenciamento de Custos
7.1 Definição
7.2 Mindmap dos Processos de Gerenciamento de Custos
7.3 Processos de Gerenciamento de Custos
7.4 Plano de Gerenciamento de Custos
8. Gerenciamento da Qualidade
8.1 Definição
8.2 Mindmap dos Processos de Gerenciamento da Qualidade
8.3 Processos de Gerenciamento da Qualidade
8.4 Plano de Gerenciamento da Qualidade
9. Gerenciamento de Recursos Humanos
9.1 Definição
9.2 Mindmap dos Processos de Gerenciamento de Recursos Humanos
9.3 Processos de Gerenciamento de Recursos Humanos
9.4 Plano de Gerenciamento de Recursos Humanos
10. Gerenciamento das Comunicações
10.1 Definição
10.2 Mindmap dos Processos de Gerenciamento das Comunicações
10.3 Processos de Gerenciamento das Comunicações
10.4 Plano de Gerenciamento das Comunicações
11. Gerenciamento de Risco
11.1 Definição
11.2 Mindmap dos Processos de Gerenciamento de Riscos
11.3 Processos de Gerenciamento de Riscos
11.4 Plano de Gerenciamento de Riscos
12. Gerenciamento das Aquisições
12.1 Definição
12.2 Mindmap dos Processos de Gerenciamento das Aquisições
12.3 Processos de Gerenciamento das Aquisições
12.4 Plano de Gerenciamento das Aquisições
13. Questões para Revisão
14. Palavra Cruzada
PARTE IV. PREPARANDO A ORGANIZAÇÃO PARA PROJETOS
1. Alternativas Organizacionais

1.1 Organizações não Baseadas em Projetos
1.2 Organizações Baseadas em Projetos
2. Estrutura Organizacional Funcional
3. Estrutura Organizacional por Projetos
4. Estrutura Matricial Leve
5. Estrutura Matricial Balanceada
6. Estrutura Matricial Forte
7. Project Management Office

7.1 Tipos de PMO
7.2 Constituindo um PMO
8. Questões para Revisão
9. Palavra Cruzada
PARTE V. O GERENTE DE PROJETO E SUAS INTERFACES
1. Definições e Habilidades do Gerente de Projetos
2. Selecionando o Gerente de Projetos
3. Principais Erros Cometidos na Seleção do Gerente de Projetos
4. Administração de Conflitos
5. Ética e Responsabilidade Profissional

5.1 O que é Responsabilidade Profissional?
5.2 Subdivisões da Responsabilidade Profissional
6. Questões para Revisão
7. Palavra Cruzada
PARTE VI. O MODELO GERAL PARA O GERENCIAMENTO DE PROJETOS
1. Justificativa do Modelo do Fluxo de Atividades do Projeto
2. Fluxograma do Projeto
3. Fase de Iniciação

3.1 Problema ou Oportunidade (01)
3.2 Criar o Termo de Abertura ou Project Charter (02)
3.3 Identificar e Selecionar o Gerente de Projeto (03)
3.4 Criar o Livro Geral do Projeto (04)
3.5 Definir o Objetivo, a Justificativa, o Produto e as Entregas do Projeto (05)
3.6 Arquivar Informações no Livro Geral do Projeto (06)
3.7 Criar Alternativas de Condução do Projeto para Construção do Escopo (07)
3.8 Estimar Desempenho, Custo, Tempo, Riscos, Consequências e Cultura das Alternativas (08)
3.9 Arquivar Alternativas com Estimativas no Livro Geral do Projeto (09)
3.10 Selecionar o Melhor Conjunto de Alternativas para o Projeto (10)
3.11 Descartar e Arquivar para Futuros Projetos (11)
3.12 Criar a Declaração de Escopo do Projeto ou Scope Statement (12)
3.13 Aprovar a Declaração de Escopo (13)
4. Fase de Planejamento
4.1 Definir e Agrupar as Atividades que Serão Executadas pelo Projeto (WBS) (14)
4.2 Criar Planos de Gerenciamento de Escopo, Qualidade e Comunicações (15, 16 e 17)
4.3 Criar a Lista de Atividades para os Elementos do WBS (18)
4.4 Determinar a Duração das Atividades do Projeto (19)
4.5 Identificar e Selecionar os Recursos e Profissionais para o Projeto (20)
4.6 Alocar Recursos nas Atividades (21)
4.7 Criar o Plano de Gerenciamento de Pessoal (22)
4.8 Inter-relacionar as Atividades e Definir Precedências (Diagrama de Rede) (23)
4.9 Fazer a Conciliação dos Recursos Superalocados ou Indisponíveis (24)
4.10 Calcular o Caminho Crítico (COM) (25)
4.11 Desenvolver o Cronograma do Projeto (26)
4.12 Criar o Plano de Gerenciamento de Prazos (27)
4.13 Calcular o Custo das Atividades e do Projeto (Orçamento) (28)
4.14 Criar Planos de Custos, Riscos e Aquisições (29, 30 e 31)
4.15 Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto (32)
4.16 Aprovação do Plano de Gerenciamento do Projeto (33)
4.17 Arquivar o Plano de Gerenciamento do Projeto no Livro Geral do Projeto (Linha de Base) (34)
5. Fase de Execução e Fase de Controle
5.1 Executar o Pacote de Trabalho (Atividades) (35)
5.2 Executar Atividades Auxiliares: Aquisições, Recursos Humanos, Comunicações e Qualidade (36)
5.3 Realizar a Análise de Valor Agregado para Avaliação de Desempenho (37)
5.4 Executar o Controle de Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, RH, Comunicação, Riscos e Aquisições (38)
5.5 Executar o Controle Integrado de Mudanças (39)
5.6 Todos os Trabalhos Foram Concluídos? (40)
6. Fase de Encerramento
6.1 Auditar e Validar o Resultado do Projeto com o Cliente / Patrocinador (41)
6.2 Discutir as Falhas Cometidas Durante o Projeto para Servirem de Base a Futuros Projetos (42)
6.3 Encerrar os Contratos Pendentes (45)
6.4 Desmobilizar o Time e a Estrutura do Projeto (44)
6.5 Finalizar o Livro do Projeto e Ter o Projeto Concluído (45 e 46)
7. Questões para Revisão
8. Palavra Cruzada
ANEXO I. UMA NOVA VISÃO DO PMBOK GUIDE 2000
ANEXO II. RESPOSTAS DAS PALAVRAS CRUZADAS
ANEXO III. TRADUÇÃO DO INGLÊS PARA O PORTUGÊS DOS PRINCIPAIS TERMOS
Bibliografia
Índice Remissivo

E-ISBN:
9788574525570
Edição:
7
Páginas:
264
Ano:
2009
Lançamento:
07/11/2009
CD-ROM:
Sim
Outros:
formato: ePdf

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