eBook: Aprimorando Competências de Gerente de Projetos - Vol. 1: O Sucesso no Desempenho Gerencial

 
Por: R$40,00

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Lélio Varella

Engenheiro, Analista de Sistemas e Administrador de Empresas. Certificação PMP pelo PMI–USA. Consultor, Autor, Professor e Palestrante. Sócio-Diretor da P&M ProActive Ltda. Fundador e Ex-Presidente do PMI-RIO.

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Graciele Moura

Ciência da Computação pela PUC-MG, MBA em GP pela FGV-PR, Consultora e Professora. Certificada como PMP, Coach, ITIL, COBIT e Six Sigma Green Belt. Practitioner em PNL. Voluntária no Chapter do PMI-PR.

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Cirléa Aniceto

Processamento de Dados pela Estácio de Sá-RJ; Análise, Projeto e Gerência de Sistemas pela PUC-RJ; MBA em GP pela FGV-RJ e certificada PMP. Consultora, Professora e Coach. Voluntária no PMI-PR e PMI-RJ.

O sucesso de um projeto depende do desempenho do seu gerente. Não basta dispor das
melhores ferramentas, técnicas, softwares e computadores sofisticados. Computadores não gerenciam projetos; seres humanos o fazem. É preciso investir no aprimoramento das competências necessárias para se alcançar a excelência no gerenciamento de projetos.


A obra está dividida em dois volumes, totalmente compatível com os padrões do PMI (Project Management Institute) para a Certificação PMP (Project Management Professional).
Neste volume 1 tratamos do aprimoramento das Competências de Atuação Gerencial. Nele você encontra um roteiro detalhado de tudo o que precisa fazer para gerenciar um projeto – todas as fases, atividades e resultados gerenciais que devem ser cumpridos para alcançar o alto nível de desempenho de um Gerente Competente.


No volume 2 tratamos do aprimoramento das Competências Pessoais do Gerente de Projetos.


Criamos um personagem símbolo para facilitar a nossa comunicação e homenagear os muitos Gerentes Competentes que conhecemos pela vida, como alunos, professores, colegas, amigos, e quem sabe... Você!

1. O Gerente de Projetos............................................................................. 1

1.1. O Gerente “Projetista”.................................................................................. 2

1.2. O Gerente “Intelectual”................................................................................. 3

1.3. O Gerente “Competente”.............................................................................. 4

2. As Competências..................................................................................... 7

2.1. Desempenho e Competências..................................................................... 7

2.2. As Competências de Gerente de Projetos.................................................. 11

3. O Aprimoramento.................................................................................. 15

3.1. As Três Dimensões do Aprimoramento Individual....................................... 16

3.1.1. Saber.............................................................................................. 17

3.1.2. Fazer............................................................................................... 18

3.1.3. Ser.................................................................................................. 18

3.2. Os Quatro Estágios do Aprimoramento Individual....................................... 19

3.2.1. Incompetência Inconsciente.............................................................. 21

3.2.2. Incompetência Consciente................................................................ 21

3.2.3. Competência Consciente.................................................................. 21

3.2.4. Competência Inconsciente................................................................ 22

3.3. O Aprimoramento do Gerente de Projetos.................................................. 24

3.3.1. Aprimoramento do SABER............................................................... 26

3.3.2. Aprimoramento do FAZER............................................................... 27

3.3.3. Aprimoramento do SER................................................................... 28

4. O Gerenciamento do Projeto................................................................ 29

4.1. O Modelo ProActive PM®......................................................................... 31

4.2. O Ciclo de Vida do Projeto........................................................................ 37

4.3. O Sucesso na Aplicação das Melhores Práticas......................................... 45

4.4. Estratégias de Atuação do Gerente Competente......................................... 48

5. Gerenciando... com Competência!....................................................... 51

5.5.1. EAC01 – Torne as reuniões mais agradáveis e proveitosas
(Reuniões Efetivas)........................................................................... 53

5.5.2. EAC02 – Use o “Radar-M” para influenciar as Mudanças.................... 53

5.5.3. EAC03 – Use o “Radar-R” para influenciar os Riscos......................... 53

5.5.4. EAC04 –Facilite a prática da Negociação Baseada em Princípios....... 53

5.1. Iniciando o Projeto – O Futuro Desejado!................................................... 55

5.1.1. Propósitos Gerenciais...................................................................... 56

5.1.2. Atividades e Resultados Gerenciais na Fase de Iniciação.................. 60

5.1.3. EACs para assegurar o sucesso na Iniciação.................................... 66

5.2. Planejando o Projeto – Criando a Viagem ao Futuro!.................................. 67

5.2.1. Propósitos Gerenciais...................................................................... 71

5.2.2. Atividades e Resultados Gerenciais na Fase de Planejamento........... 74

5.2.3. EACs para assegurar o sucesso no Planejamento............................. 81

5.3. Executando e Controlando – Viajando para o Futuro!................................. 82

5.3.1. Propósitos Gerenciais...................................................................... 90

5.3.2. Atividades e Resultados Gerenciais na Fase de Execução
e Controle......................................................................................... 96

AG1 – Assegurar o Alinhamento da Execução do Projeto com o Plano Aprovado  97

AG2 – Facilitar Interações entre os participantes – Equipe, Fornecedores
e demais Partes Interessadas............................................................ 98

AG3 – Monitorar Proativamente os Riscos e a Mudanças............................ 99

5.3.3. EACs para assegurar o sucesso na Execução e Controle................ 100

5.4. Encerrando – O Futuro Concretizado!....................................................... 101

5.4.1. Propósitos Gerenciais.................................................................... 107

5.4.2. Atividades e Resultados Gerenciais na Fase de Encerramento......... 110

5.4.3. EACs para assegurar o sucesso no Encerramento........................... 111

5.5 Mapeamento das EACs ao longo do Ciclo de Gerenciamento do Projeto... 113

5.5.1 EACs para todas as Fases.............................................................. 114

5.5.2. EACs para a Fase de Iniciação....................................................... 115

5.5.3. EACs para a Fase de Planejamento................................................ 116

5.5.4. EACs para a Fase de Execução e Controle..................................... 116

5.5.5. EACs para a Fase de Encerramento................................................ 118

6. Aprimorando as Competências.......................................................... 119

6.1 Aprimorando as Competências – Durante todo o Projeto........................... 121

6.1.1. EAC01 – Torne as reuniões mais agradáveis e proveitosas
(Reuniões Efetivas)......................................................................... 122

6.1.2. EAC02 – Use o “Radar-M” para influenciar as Mudanças.................. 124

6.1.3. EAC03 – Use o “Radar-R” para influenciar os Riscos........................ 128

6.1.4. EAC04 – Facilite a prática da Negociação Baseada em Princípios.... 132

6.2. Aprimorando Competências na Iniciação – O Futuro Desejado! ................ 138

6.2.1. EAC05 – Transforme as “dores” em Motivação................................ 140

6.2.2. EAC06 – Ligue o “Radar-R” - O Radar do Risco............................... 148

6.2.3. EAC07 – Pratique a Empatia para Conquistar a Sinergia.................. 150

6.2.4. EAC08 – Conquiste o Comprometimento com
O Futuro Desejado.......................................................................... 152

6.3. Aprimorando Competências no Planejamento – Criando a Viagem
ao Futuro!
.............................................................................................. 154

6.3.1. EAC09 – Favoreça a Participação, a Criatividade e a Sinergia
para criar a Viagem ao Futuro.......................................................... 155

6.3.2. EAC10 – Conquiste o Comprometimento com a Viagem
ao Futuro........................................................................................ 166

6.4. Aprimorando Competências na Execução e Controle – Viajando para
o Futuro!
................................................................................................ 169

6.4.1. EAC11 – Viaje com Qualidade........................................................ 171

6.4.2. EAC12 – Viaje com Produtividade.................................................. 174

6.4.3. EAC13 – Viaje com Segurança....................................................... 177

6.5. Aprimorando Competências no Encerramento –
O Futuro Concretizado!
........................................................................... 180

6.5.1. EAC14 – Concretize o Futuro Desejado!.......................................... 182

6.5.2. EAC15 – Convide os “passageiros” para avaliar e encerrar
a Viagem........................................................................................ 184

6.5.3. EAC16 – Fim da Viagem Comemore o Sucesso... E Prepare-se
para a Próxima!............................................................................... 187

7. Os Benefícios do Aprimoramento das Competências.................... 189

7.1 Um Exemplo para não ser Seguido........................................................... 189

7.2. A Missão do Gerente Competente............................................................ 190

7.3. A Preparação do Gerente Competente..................................................... 191

7.4. Um Exemplo a ser Seguido..................................................................... 194

7.5. CAPMs e PMPs...................................................................................... 194

7.6. O Caminho para o Aprimoramento... E seus Benefícios............................ 195

Bibliografia e Referências....................................................................... 199

E-ISBN:
9788574525785
Edição:
1
Páginas:
236
Ano:
2010
Lançamento:
08/09/2010
Outros:
formato: ePdf

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