eBook: Aprimorando Competências de Gerente de Projetos - Vol. 2: O Sucesso no Desempenho Pessoal

 
Por: R$70,00

Veja aqui onde comprar

Lélio Varella

Engenheiro, Analista de Sistemas e Administrador de Empresas. Certificação PMP pelo PMI–USA. Consultor, Autor, Professor e Palestrante. Sócio-Diretor da P&M ProActive Ltda. Fundador e Ex-Presidente do PMI-RIO.

Siga o autor

Graciele Moura

Ciência da Computação pela PUC-MG, MBA em GP pela FGV-PR, Consultora e Professora. Certificada como PMP, Coach, ITIL, COBIT e Six Sigma Green Belt. Practitioner em PNL. Voluntária no Chapter do PMI-PR.

Siga o autor

O sucesso de um projeto depende do desempenho do seu gerente. Não basta dispor das melhores ferramentas, técnicas, softwares, e computadores sofisticados. Computadores não gerenciam projetos; seres humanos o fazem. É preciso investir no aprimoramento das competências necessárias para se alcançar a excelência no gerenciamento de projetos. Esta obra está dividida em dois volumes. É totalmente compatível com os padrões do PMI® (Project Management Institute) para a Certificação PMP® (Project Management Professional). No volume 1 tratamos do aprimoramento das Competências de Atuação Gerencial. Nele você encontra um roteiro detalhado de tudo o que precisa fazer para gerenciar um projeto – todas as fases, atividades e resultados gerenciais que devem ser cumpridos para alcançar o alto nível de desempenho de um Gerente Competente. Neste volume 2 tratamos do aprimoramento das Competências Pessoais do Gerente de Projetos. Você saberá como aplicar suas competências de forma objetiva em cada fase do gerenciamento de seus projetos. Através de nosso website você terá acesso a um aplicativo que lhe permitirá fazer a autoavaliação das suas competências. Criamos um personagem símbolo para facilitar a nossa comunicação e homenagear os muitos Gerentes Competentes que conhecemos pela vida, como alunos, professores, colegas, amigos, e quem sabe... Você! Queremos lhe apresentar nosso querido personagem, o jovial “Iúger Ente” (Passaporte Internacional: “Youthe Manager”). Ele tem um apelido carinhoso – “Iú”. Sim, afinal, ele nasceu no Brasil.

SUMÁRIO

 

Introdução .......................................................................................................... 1

1. Bem-vindo à estação “o sucesso pessoal”................................................. 5

1.1. O ser humano e os projetos ........................................................................................5

1.2. Nouiú e a sinfonia inacabada .......................................................................................9

1.3. O aprimoramento centrado nas competências .........................................................29

2. As competências pessoais do gerente de projetos .................................. 39

2.1. Relacionamento e competências pessoais em projetos ............................................39

2.1.1. Um modelo de relacionamento e competências pessoais .......................44

2.1.2. Os círculos de relacionamento do gerente de projetos ...........................46

2.1.3. As competências pessoais do GP ..............................................................48

2.1.4. Os círculos de relacionamento e as competências pessoais do GP ..........51

2.2. Competências e capacidades pessoais do GP ............................................................62

2.2.1. Profissionalismo ........................................................................................62

2.2.2. Comunicação ............................................................................................68

2.2.3. Liderança ..................................................................................................72

2.2.4. Gestão de conflitos ...................................................................................79

2.2.5. Trabalho em equipe ..................................................................................83

2.2.6. Autogestão................................................................................................87

2.3. A sinergia das competências no dia a dia dos projetos .............................................96

3. O gerenciamento das partes interessadas .................................................99

3.1. O relacionamento nos círculos ............................................................................... 100

3.1.1. Os círculos de relacionamento e as capacidades pessoais do GP ..........100

3.1.2. Perfil de relacionamento nos círculos.................................................... 103

3.2. Autogestão ............................................................................................................. 107

3.2.1. O radar emocional ................................................................................. 110

3.2.2. Nouiú e seus stakes ............................................................................... 139

3.3. No círculo de influência .......................................................................................... 141

3.4. No círculo da aliança ............................................................................................... 149

3.4.1. Fornecedores ......................................................................................... 154

3.4.2. Clientes .................................................................................................. 156

3.4.3. Patrocinador .......................................................................................... 158

3.4.4. Gerentes funcionais ............................................................................... 160

3.5. No círculo de comando ........................................................................................... 162

3.5.1. Equipe .................................................................................................... 164

3.5.2. Terceirizados .......................................................................................... 177

4. O gerenciamento do projeto e as competências pessoais .................... 181

4.1. O relacionamento nas fases .................................................................................... 183

4.1.1. As fases do gerenciamento e as capacidades pessoais do GP ............... 184

4.1.2. Perfil de relacionamento nas fases ........................................................ 187

4.2. Competências pessoais na iniciação – o futuro desejado! ..................................... 194

4.2.1. Iniciação – propósitos e resultados gerenciais ...................................... 196

4.2.2. Iniciação – o relacionamento com as partes interessadas .................... 199

4.2.3. Iniciação – o sucesso no desempenho pessoal ...................................... 202

4.3. Competências pessoais no planejamento – criando a viagem ao futuro! .............. 209

4.3.1. Planejamento – propósitos e resultados gerenciais .............................. 213

4.3.2. Planejamento – o relacionamento com as partes interessadas ............ 217

4.3.3. Planejamento – o sucesso no desempenho pessoal ............................. 224

4.4. Competências pessoais na execução e controle – viajando para o futuro! ............ 231

4.4.1. Execução e controle – propósitos e resultados gerenciais .................... 234

4.4.2. Execução e controle – o relacionamento com as partes interessadas .. 237

4.4.3. Execução e controle – o sucesso no desempenho pessoal ................... 242

4.5. Competências pessoais no encerramento – o futuro concretizado! ...................... 250

4.5.1. Encerramento – propósitos e resultados gerenciais ............................. 253

4.5.2. Encerramento – o relacionamento com as partes interessadas ........... 257

4.5.3. Encerramento – o sucesso no desempenho pessoal ............................. 260

5. Gerenciando e aprimorando as competências ....................................... 269

5.1. As estratégias do gerente competente ................................................................... 269

5.2. Aprimorando as competências pessoais – para todo o ciclo .................................. 274

5.2.1. Reuniões ................................................................................................ 280

5.2.2. Mudanças .............................................................................................. 291

5.2.3. Riscos ..................................................................................................... 305

5.2.4. Negociação ............................................................................................ 314

5.3. Aprimorando as competências na iniciação – o futuro desejado! ......................... 326

5.3.1. EAC05 – Transforme as “dores” em motivação ..................................... 328

5.3.2. EAC06 – Ligue o “radar-R” – o radar do risco ........................................ 330

5.3.3. EAC07 – Pratique a empatia para conquistar a sinergia ........................ 332

5.3.4. EAC08 – Conquiste o comprometimento com o futuro desejado ......... 334

5.4. Aprimorando as competências no planejamento – criando a viagem ao futuro!... 337

5.4.1. EAC9 – Favoreça a participação, a criatividade e a sinergia para criar

a viagem ao futuro ........................................................................................... 339

5.4.2. EAC10 – Conquiste o comprometimento com a viagem ao futuro ....... 341

5.5. Aprimorando as competências na execução e controle – viajando para

5.5          o futuro! ........................................................................................................................ 343

5.5.1. EAC11 – Viaje com qualidade ................................................................ 345

5.5.2. EAC12 – Viaje com produtividade.......................................................... 347

5.5.3. EAC13 – Viaje com segurança ................................................................ 350

5.6. Aprimorando as competências no encerramento – O futuro concretizado! .......... 352

5.6.1. EAC14 – Concretize o futuro desejado! ................................................. 353

5.6.2. EAC15 – Convide os “passageiros” para avaliar e encerrar a viagem .... 355

5.6.3. EAC16 – Fim da viagem. Comemore o sucesso e prepare-se para

5.6.3.                     a próxima! ....................................................................................................... 358

6. O aprimoramento do gerente competente ............................................... 361

6.1. Aprimoramento pessoal-profissional ..................................................................... 362

6.1.1. Perfil pessoal e perfil profissional .......................................................... 364

6.1.2. Perfil individual de um gerente de projetos .......................................... 377

6.1.3. Aprimoramento individual de um gerente de projetos ......................... 381

6.2. O aprimoramento profissional do GP ..................................................................... 390

6.2.1. O caminho para o aprimoramento ........................................................ 394

6.2.2. O sucesso pessoal-profissional .............................................................. 405

6.3. O gerente competente... o sucesso dos projetos... e das partes interessadas....... 407

Bibliografia ...................................................................................................... 413

Apêndices ....................................................................................................... 415

I. Gerando ideias, resolvendo problemas e experimentando emoções ........................ 416

II. Desenvolvendo a sinergia .......................................................................................... 417

III. Fatores para estabelecer aliança .............................................................................. 418

IV. Feedback de desenvolvimento ............................................................................... 420

V. O valor de refletir sobre o porque ............................................................................. 421

VI. Fatores de sucesso no gerenciamento das partes interessadas ao longo

do projeto....................................................................................................................... 422

VII. Pesquisa sobre situações típicas de relacionamento e conflito em projetos .......... 424

VIII. Clinicas de desempenho profissional em ambiente de projetos ............................ 432

IX. Ética e responsabilidade social e profissional em gerenciamento de projetos ........ 465

E-ISBN:
9788574526423
Edição:
1
Páginas:
488
Ano:
2013
Lançamento:
04/09/2013
Situação:
Lançamento
Outros:
formato: ePdf

Nenhuma mensagem encontrada

Fazer uma avaliação